Notícia na íntegra
Prefeitura entrega ampliação da base Ilha do Bororé da Guarda Civil Ambiental e novos rádios de comunicação
O prefeito Ricardo Nunes entregou a ampliação e a readequação da base ambiental Ilha do Bororé da Guarda Civil Metropolitana, além de 900 novos rádios transmissores HTs, na manhã desta terça-feira (07), na Zona Sul da capital. Os equipamentos fazem parte de um abrangente programa de modernização da GCM, destinado a fortalecer e aprimorar a capacidade de comunicação operacional durante o atendimento de ocorrências.
“Estas entregas que estamos realizando hoje são muito importantes para melhorar a qualidade do trabalho dos nossos valorosos agentes da Guarda Civil Metropolitana, para termos um patrulhamento à altura da cidade de São Paulo. Temos obrigação de preservar essa região da APA (Área de Proteção Ambiental) Bororé, que é a segunda maior unidade de conservação paulistana e contribui com 30% do abastecimento de água da cidade de são Paulo, a nossa represa Billings e o meio ambiente”, declarou o prefeito Ricardo Nunes.
O processo de reforma e expansão da base teve início em agosto de 2023, como parte de uma iniciativa da atual gestão municipal para aprimorar a estrutura da base operacional, com um investimento de R$ 541 mil.
A nova estrutura proporcionará um ambiente mais moderno e funcional para os agentes em serviço, além de um estacionamento maior com capacidade para 12 veículos e, também, permitirá a expansão do patrulhamento preventivo local, abrangendo também outras operações na represa Billings.
Durante solenidade nesta manhã também houve a entrega de 900 rádios comunicadores HTs Motorola. Destes, 17 estarão à disposição da região ambiental Capivari-monos. Em um contrato de 36 meses, com um investimento de R$ 7,4 milhões, os aparelhos contam com um sistema de comunicação via rádio, conectados com 12 antenas espalhadas por toda a cidade e permitirão uma comunicação direta e de melhor qualidade sonora, integrando de maneira mais eficiente o contato entre a Central de Telecomunicações e os agentes em operação.
Com uma rede de radiocomunicação própria, devidamente autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL), a Guarda Civil Metropolitana possui um sistema de frequência de rádio que ao se integrar com os equipamentos, a comunicação se isentará de ruídos ou interferências no sinal durante ocorrências que envolvam muito barulho e um número aglomerado de pessoas.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk