Notícia na íntegra
Prefeitura homenageia trabalhadores da limpeza urbana no Dia do Gari
Com o objetivo de celebrar o Dia do Gari, 16 de maio, a Prefeitura promove, nesta quinta-feira (15), a segunda edição de um concerto especial em homenagem aos trabalhadores da limpeza urbana. O evento será realizado às 10h com música ao vivo Corpo Musical e terá a presença de trabalhadores que simbolizam o orgulho e a dedicação da categoria. A apresentação será executada por meio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), com apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A cidade conta com mais de 10 mil profissionais, que atuam diariamente recolhendo mais de 9 mil toneladas de lixo para mantê-la limpa e combater doenças como dengue e leptospirose.
O termo "gari" vem do francês Pedro Aleixo Gary, que fundou a primeira empresa de coleta de lixo do país, no século XIX. Já o termo “margarida”, usado para as mulheres que trabalham nessa área, surgiu nos anos 1970 para destacar e valorizar o papel feminino no setor.
Na Subprefeitura São Mateus, na Zona Leste, uma das primeiras mulheres a integrar a equipe de roçadeiras foi Sônia Regina dos Santos Camargo, de 46 anos, que hoje atua na varrição de ruas em Itaquera, na mesma região.
Sônia ganhou o apelido de “sorriso” por seu bom humor e energia. “Posso falar que trabalho muito feliz”, afirma. “É pensar: não fui eu que joguei mas vou limpar, porque aquilo pode me prejudicar. Deixar tudo lindo porque é saúde, né? A garrafinha que está aberta, que junta água, dá dengue.” diz Sônia, que também fala com clareza sobre o impacto do seu trabalho para a saúde pública.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk