Notícia na íntegra
Prefeitura inaugura novo prédio da UBS Real Parque e aumenta capacidade de atendimento em 15%

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou na manhã desta sexta-feira (4) o novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Real Parque, na Zona Oeste da capital. Foram investidos R$ 11,4 milhões na obra, que aumentou em 8,5% a capacidade mensal de consultas, de 4 mil para 4.342, e em 15,5% o de atendimentos como vacinas, curativos, procedimentos de odontologia e medicamentos, passando de 10.541 para 12.176.
“A gente tinha aqui um equipamento muito pequeno, que não atendia a demanda, agora a gente entrega um equipamento ampliado, com 88 profissionais e a gente vai avançando bastante para poder melhorar a qualidade dos atendimentos da saúde, que é o desejo da população”, disse o prefeito Ricardo Nunes ao destacar o investimento da Prefeitura de São Paulo em unidades de saúde. “Essa é uma das 25 UBS que eu vou entregar nesse novo mandato e que a gente faz com que os nossos profissionais possam ter o melhor ambiente para poder desenvolver suas atividades, mas também para a comunidade poder ser bem atendida e assim ter o equipamento que comporte as necessidades da população”, completou.
O crescimento populacional da região e a necessidade de ter um equipamento com melhor qualidade motivou a ampliação da UBS, segundo o secretário da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. “A gente precisava do equipamento maior para poder dar qualidade de atendimento e conforto à população e aos nossos profissionais, porque falar de saúde é pensar como o nosso profissional pode ter o melhor local de trabalho para dar o melhor resultado para nossa população”, disse.
Além do atendimento tradicional, com clínico, pediatra, ginecologista, a unidade conta com três equipes de estratégia saúde da família, sendo uma equipe voltada especificamente para o atendimento da população indígena Pankararu, que tem 182 famílias com 668 pessoas cadastradas e 140 indígenas que transitam de outros territórios.
Clarice da Silva, de 37 anos, faz parte da aldeia, é supervisora de programação do Museu das Culturas Indígenas e presidente da Associação SOS Pankararu. Para ela, é de extrema importância a presença de funcionários dedicados ao atendimento específico da população indígena, feito há mais de dez anos. “Para a gente é importante saber que tem um olhar, um cuidado e mais do que isso, respeito à cultura, porque ainda que a gente viva em um contexto urbano, a gente mantém a nossa cultura”, disse.
Com a ampliação, o equipamento passa a contar com uma estrutura física 88% maior, aumentando de 25 para 47 salas, com dois consultórios ginecológicos, um odontológico com quatro cadeiras e consultório digital. Salas para atividades coletivas, de vacina, de curativos, de coleta de exames, de emergência e observação, e dos agentes comunitários de saúde (ACSs) integram a estrutura, da qual ainda fazem parte uma farmácia e sanitários adaptados para pessoas com deficiência.
A ampliação atende a demanda da população local, que tem uma área de abrangência estimada em cerca de 23 mil habitantes, e está localizada na rua Dr. Paulo Bourroul, 125. A UBS Real Parque tem custeio mensal de R$ 839 mil. É gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
Moradora da região desde a infância, Gisele Costa Correa, de 41 anos, viu uma melhora significativa no local. “A estrutura está bem melhor, era um posto pequeno, mas sempre fui bem atendida, agora espero que seja ainda melhor”, disse. O aumento da capacidade de atendimentos, maior número de consultórios e funcionários também foi elogiado por Antônia Fernandes, de 68 anos de idade e moradora da região há 25 anos. “A UBS era muito pequena, tinha pouco espaço, agora já está mais desenvolvida, maior, vai ser muito melhor para a gente”, afirmou a aposentada, que frequenta o local para consultas psiquiátricas.
Mídias
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk