Notícia na íntegra

Segunda-feira, 29 de Abril de 2024 | Horário: 12:55
Compartilhe:

Prefeitura inaugura pequenos laboratórios de análises em UPAs para agilizar atendimento 

Equipamento foi instalado nas unidades Vera Cruz e Rio Pequeno e reduz em até três horas o tempo de espera por exames 

Em menos de um mês, a Prefeitura de São Paulo entregou à população unidades de saúde dotadas de laboratório para análise dos materiais coletados de pacientes: um na UPA Vera Cruz, localizada na região do Jardim Ângela, na zona sul da capital, e outro na UPA Rio Pequeno, na Zona Oeste, inaugurada na semana passada. 

A UPA Vera Cruz foi a primeira a contar com esse “minilab”, que representa mais agilidade do atendimento aos pacientes. A unidade de análises clínicas começou a funcionar no último dia 15 de abril. O laboratório da UPA Rio Pequeno foi construído junto com a unidade, inaugurada no dia 25.   

Instalado em um contêiner anexo à Unidade de Pronto Atendimento Vera Cruz, o minilab, que funciona 24h, possui uma área de 18 metros quadrados e conta com uma equipe de oito biomédicos. A estrutura dá conta de cerca de 30 tipos de exames entre os mais comumente solicitados para múltiplas hipóteses diagnósticas, como hemograma, urina e exames bioquímicos (sódio, potássio, ureia, creatinina, entre outros). Hoje, eles representam cerca de 90% da demanda da unidade.    

Com o minilab, os resultados saem em menos de duas horas, o que possibilita à equipe médica dar o encaminhamento necessário aos pacientes – seja alta, medicação, internação ou outro -, com maior agilidade. Sem a estrutura interna, este tempo de espera estava condicionado às coletas das amostras por motoboys, que os levavam para um laboratório externo. Uma amostra tirada do paciente depois das 13h, por exemplo, só era coletada às 16h. De acordo com Patricia Meire Caravante Gaia, gestora da UPA, o equipamento representou uma redução de 2/3 do tempo.    

“São essas três horas, em média, que ganhamos com o minilab, o que representa maior agilidade do atendimento aos pacientes e mais conforto para eles, uma vez que precisam esperar menos”, explica Patricia.     

O enfermeiro Rony Coelho do Souza, da equipe da UPA Vera Cruz, comenta que, com o período de alta na demanda por atendimento representada pela chegada das doenças de outono/inverno e também pela dengue, o número de análises entregues pelo minilab é significativa: só na semana de 15 a 23 de abril, foram entregues cerca de quatro mil resultados de exames.  

UPA Vera Cruz  
Localizada na Avenida dos Funcionários Públicos, a UPA Vera Cruz possui atualmente capacidade para 30 mil atendimentos por mês. A unidade atende sem agendamento prévio casos de urgência e emergência sem a necessidade de encaminhamento para um pronto-socorro ou hospital. Com área ampliada para 1.500 metros quadrados após passar por uma ampla reforma, a unidade possui 25 leitos e está dividida nos setores de urgência e emergência, de atendimento clínico e de observação. 

UPA Rio Pequeno 
A UPA Rio Pequeno é a 23ª unidade entregue desde 2017 e recebeu investimento de R$ 15,5 milhões somente na construção. A cidade só contava com três Unidades de Pronto Atendimento até 2016 e hoje são 26. Até o final do ano serão mais oito. A unidade tem atendimento específico para infarto do miocárdio graças ao grande investimento feito pela atual gestão.  

Com um quadro de 469 funcionários, sendo 127 médicos, o equipamento atende nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia, psiquiatria e odontologia. A UPA Rio Pequeno realiza atendimento de urgência e emergência, e está preparada inclusive para socorro em caso de infarto. A unidade conta com cinco leitos de urgência, dois para choque (que é para atendimento a infartados), 14 leitos de observação adulto, quatro leitos de observação infantil, além de isolamentos adulto e infantil.    

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn