Notícia na íntegra
Prefeitura inicia projeto em 11 UPAs para aprimorar atendimento inicial de pacientes em condições críticas
A Prefeitura de São Paulo firmou uma parceria com duas grandes instituições de saúde para transformar inicialmente 11 UPAs em centros de excelência na prestação desse serviço essencial à população. Essas unidades passarão por melhorias em quatro frentes: Assistência ao Paciente, Excelência Operacional, Custeio e Lideranças.
“Trata-se de um projeto inovador dentro dos serviços de urgência e emergência da capital, que vem ganhando enorme importância dentro da rede municipal de saúde”, frisa a secretária executiva da Atenção Básica, Especialidade Vigilância em Saúde (Seabevs) da Secretaria Municipal da Saúde, Sandra Sabino.
“Ao final da implantação das melhorias, nossa expectativa é de que as UPAs estejam operando com fluxos mais rápidos para o atendimento inicial e diagnóstico dos pacientes em condições críticas como infarto, AVC e sepse”, pontua Claudia Garcia de Barros, diretora do Escritório de Excelência Einstein. “Além disso, esperamos que a comunidade que utiliza as UPAs como primeira opção esteja bem informada sobre quando procurar assistência nestas unidades de urgência e emergência e quando recorrer aos outros serviços da rede de atenção primária”, finaliza.
O protocolo UPAs em Ação – Transformando as emergências com ciências da melhoria foi lançado na segunda-feira (27) e tem o objetivo de implantar medidas que impactarão na experiência do usuário e na melhoria do cuidado nessas 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital até o final de 2025.
Participarão do projeto inicialmente as UPAs City Jaraguá, Pirituba, Perus, Vila Maria, Mooca, Tatuapé, Carrão, Jardim Helena, Vila Mariana, Sacomã e Jabaquara.
O programa envolvendo estas unidades pré-hospitalares fixas 24h será implantado pela Secretaria Executiva da Atenção Básica, Especialidade Vigilância em Saúde (Seabevs) da SMS e conta com o apoio técnico e metodológico do Institute for Healthcare Improvement (IHI) e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, por meio do Escritório de Excelência Einstein, organizações de referência em melhoria da qualidade, segurança e e eficiência operacional na área da saúde.
Melhorias iniciam com assistência ao paciente
Todas as 11 UPAs passarão por melhorias em quatro frentes: Assistência ao Paciente, Excelência Operacional, Custeio e Lideranças. Na área de Assistência ao Paciente, o objetivo é implementar ações que incentivem o uso de protocolos e bundles (conjunto de intervenções) em urgências e emergências, garantindo a detecção rápida e o manejo adequado de condições clínicas graves. São elas: sepse, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória aguda, dor abdominal e trauma. Adicionalmente, será implantado um protocolo para casos de violência doméstica.
Em Excelência Operacional, o objetivo é melhorar os processos das unidades, focando na jornada do paciente e nos fluxos essenciais para um atendimento mais rápido e eficiente. Busca-se reduzir o tempo de permanência dos pacientes nas UPAs, além de ampliar a capacidade de atendimento nas unidades contempladas pelo projeto.
Na frente Custeio, serão avaliados os custos da assistência prestada ao paciente, de forma a identificar oportunidades de melhoria para a redução de desperdícios, permitindo uma melhor distribuição dos recursos disponíveis, melhor assistência e segurança ao paciente
Em Liderança, o objetivo é desenvolver habilidades para usar ferramentas e práticas que reforcem a cultura de melhoria contínua nas unidades, além de engajar a equipe para garantir mudanças duradouras. O programa UPA em Ação promoveu a formação de 12 especialistas em ciências da melhoria contínua e até o final de 2025 formará 100 “arquitetos” em qualidade e condução de projetos entre os profissionais de todas as unidades envolvidas.
“Ao final da implantação das melhorias, nossa expectativa é que as UPAs estejam operando com fluxos mais rápidos para o atendimento inicial e diagnóstico dos pacientes em condições críticas como infarto, AVC e sepse”, pontua Claudia Garcia de Barros, diretora do Escritório de Excelência Einstein. “Além disso, esperamos que a comunidade que utiliza as UPAs como primeira opção esteja bem informada sobre quando procurar assistência nestas unidades de urgência e emergência e quando recorrer aos outros serviços da rede de atenção primária”, finaliza.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
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