Notícia na íntegra

Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025 | Horário: 17:21
Compartilhe:

Prefeitura instala no Metrô Tucuruvi 3ª máquina para acesso gratuito a medicamentos que previnem o HIV

Interessados em obter profilaxias poderão passar por teleconsultas por meio do canal SPrEP - PrEP e PEP online, disponível no aplicativo e-saúdeSP

A Prefeitura de São Paulo instala nesta sexta-feira (24) a terceira máquina que faz entrega automática e gratuita das profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP, respectivamente) e de kits autoteste para HIV (que podem ser feitos onde e quando a pessoa preferir). A nova máquina ficará na Estação Tucuruvi, na Linha Azul do Metrô.

Os interessados em acessar as profilaxias poderão passar por teleconsultas por meio do canal SPrEP - PrEP e PEP online, disponível no aplicativo e-saúdeSP. Após a consulta, a equipe médica emitirá uma receita e acionará o envio de um link via SMS com o QR Code que será lido pela máquina, liberando de forma automática o medicamento prescrito. 

Os equipamentos são instalados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de IST/Aids, em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). 

A iniciativa da Prefeitura de São Paulo vem ampliando o acesso da população às estratégias que previnem a infecção pelo vírus e reduzem os riscos de transmissão, diminuindo ainda mais o índice de novos casos na capital, que está em queda pelo sétimo ano consecutivo. 

As duas primeiras máquinas, instaladas nas Estações Vila Sônia e Luz, ambas da Linha Amarela, registraram mais de 1.300 retiradas em apenas seis meses de operação, um aumento de 635%, indicando a importância dessa alternativa para a população, que pode acessar os dispositivos todos os dias, das 4h40 da manhã à meia-noite.

Com a expansão para a Estação Tucuruvi, que está localizada em uma região que atende também outros bairros da Zona Norte da capital, a Saúde reforça seu compromisso em facilitar o acesso de forma descentralizada à prevenção e ao tratamento do HIV e garantir o acesso aos serviços gratuitos disponibilizados pelo SUS.

“Expandir o acesso aos métodos de prevenção ao HIV reforça o compromisso da Prefeitura com a saúde pública e a inovação. Cada nova máquina instalada representa mais oportunidades de proteção e conscientização para a população, ajudando a reduzir ainda mais os índices de novos casos na cidade", aponta Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

A instalação da máquina na Linha Azul do Metrô é resultado da avaliação de dados epidemiológicos e das demandas de saúde pública da capital. A iniciativa se soma a parcerias já bem-sucedidas, como o funcionamento da Estação Prevenção - Jorge Beloqui, uma unidade compacta localizada na Estação República, Linha Vermelha, que também tem contribuído para ampliar o acesso às estratégias de prevenção ao HIV, com funcionamento em horários alternativos de terça a sábado, das 17h às 23h. Desde a inauguração, em junho de 2023, já foram atendidas mais de 18 mil pessoas. 


Como acessar as máquinas automáticas:

1. Teleconsulta: Os usuários interessados podem agendar uma teleconsulta gratuita pelo canal SPrEP - PrEP e PEP online, disponível no aplicativo e-saúdeSP, todos os dias da semana, das 18h às 22h.

2. Receita e QR Code: Após a avaliação médica, o usuário recebe uma receita digital e o app e-saúdeSP libera um QR Code. 

3. Retirada na máquina: Ao apresentar o QR Code ao leitor da máquina, ela realiza a liberação automática da profilaxia prescrita pelo profissional da saúde e de um kit autoteste para HIV. Não é necessário interagir com a máquina, apenas apresentar o QR Code.

Desde o seu lançamento em junho de 2023, o canal SPrEP - PrEP e PEP online já ultrapassou a marca de mais de 3 milhões e 250 mil acessos, registrando uma média de 30 QR Codes expedidos por dia.

Seguindo tal lógica, a cidade de São Paulo conta com mais de 56 mil pessoas cadastradas para uso da PrEP, que previne a infecção pelo HIV antes da exposição de risco ao vírus. Esse número indica o êxito das estratégias aplicadas na capital com o objetivo de aproximar as pessoas das tecnologias disponíveis atualmente para a saúde.


Redução de novos casos de HIV pelo sétimo ano consecutivo

Segundo dados do último Boletim Epidemiológico, na cidade de São Paulo, os casos de novas infecções por HIV caíram mais do que a metade – aproximadamente 55% de queda entre 2016 e 2023, passando de 3.716 casos para 1.705. Além disso, a queda foi ainda mais expressiva entre populações jovens, de 15 a 29 anos, a redução alcançou 57% no mesmo período.
 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn