Notícia na íntegra
Prefeitura intensifica ações de combate à dengue neste final de semana
A Prefeitura de São Paulo realiza neste final de semana (26 e 27) ações de intensificação de combate à dengue e demais arboviroses em todas as regiões da capital. Serão feitas visitas domiciliares, bloqueios de criadouros, nebulizações, aplicações de larvicidas em pontos estratégicos e campanhas educativas voltadas à conscientização da população.
Essas atividades são realizadas pelas Unidades de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, e acontecem diariamente. Só nesse ano, já foram realizadas mais de 4,1 milhões de ações de combate à dengue na cidade. Rotineiramente, são utilizados drones que aplicam larvicida em locais de difícil acesso.
No sábado (26), os distritos administrativos contemplados nas ações, separados por Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), serão os seguintes:
- CRS Centro: Consolação, Liberdade e Cambuci;
- CRS Leste: Ponte Rasa, Ermelino Matarazzo, São Miguel, Vila Jacuí, São Mateus e São Rafael;
- CRS Norte: Tremembé, Jaçanã, Vila Guilherme, Vila Medeiros, Perus, Freguesia do Ó, Brasilândia, Casa verde, Mandaqui, Tucuruvi e Jaraguá;
- CRS Oeste: Lapa, Alto de Pinheiros, Pinheiros, Vila Leopoldina, Itaim Bibi, Butantã, Raposo Tavares e Rio Pequeno;
- CRS Sudeste: Ipiranga, Cursino, Jabaquara, São Lucas, Sapopemba, Vila Prudente, Penha, Cangaíba, Vila Matilde, Aricanduva, Mooca e Tatuapé;
- CRS Sul: Cidade Ademar, Pedreira, Santo Amaro, Grajaú, Jardim Ângela, Jardim São Luís, Capão Redondo e Parelheiros.
No domingo (27), os distritos administrativos contemplados, por CRS, serão:
- CRS Leste: São Mateus e São Rafael;
- CRS Norte: Tremembé e Jaçanã;
- CRS Oeste: Barra Funda.
Recomendações
É de suma importância o apoio da população no combate à dengue. O munícipe deve verificar se não está deixando recipiente e/ou reservatório de água que possam impactar na propagação da doença. A conscientização, a iniciativa das pessoas de cuidarem para eliminar água parada e, portanto, possíveis locais de criadouros, são as maiores ferramentas para combater a dengue.
Caso apresente algum sintoma como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, perda de apetite, manchas vermelhas na pele, náuseas, vômitos, tontura, cansaço extremo e dores nas articulações, a orientação é procurar uma unidade de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). As unidades da rede municipal realizam atendimento e testes para dengue, conforme avaliação clínica.
Vacinação
Desde abril do ano passado até o momento, foram aplicadas 342.138 primeiras doses, com cobertura de 50,99%, e 167.068 segundas doses, com cobertura de 24,9%, da vacina contra a dengue para o público-alvo, que abrange crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O objetivo é imunizar 90% da população elegível com o esquema vacinal completo.
A vacinação continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, no mesmo horário, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A população elegível pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk