Notícia na íntegra

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025 | Horário: 11:39
Compartilhe:

Prefeitura investe R$ 78 milhões para modernizar o Parque do Carmo mantendo características históricas e paisagísticas

Segundo maior parque urbano da capital, local agrega um valioso acervo botânico e uma variedade de espaços de lazer

Com uma área equivalente à da cidade de Lisboa, capital de Portugal, o Parque do Carmo, na Zona Leste, o segundo maior parque urbano do município, atrás do Ibirapuera, está recebendo investimento de R$ 78 milhões da Prefeitura de São Paulo para se tornar um dos mais modernos, acessíveis e completos da cidade. A iniciativa visa requalificar este importante espaço público, preservando sua rica biodiversidade e história, ao mesmo tempo em que desenvolve e amplia suas infraestruturas para melhor atender a população.

O intuito principal é transformar o Parque do Carmo em um exemplo de convivência harmoniosa entre urbanização e natureza, proporcionando um ambiente seguro, acessível e atrativo para visitantes de todas as idades.

Além da vasta área verde, o Parque do Carmo agrega um valioso acervo botânico e uma variedade de espaços de lazer. Diante disto, os arquitetos e urbanistas, em conjunto dos engenheiros civis, estão conduzindo as obras com maior proximidade dos membros do Conselho Gestor.

As obras de requalificação, realizadas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), contemplam a modernização do núcleo esportivo, incluindo arquibancadas, pista de cooper, campo de futebol com grama natural, quadras poliesportivas, mini quadras de basquete, academia para a terceira idade e playground infantil. Também são realizadas reformas no Viveiro Arthur Etzel, nos sanitários públicos, na iluminação externa e na pavimentação, além da criação e ampliação de infraestrutura para novos quiosques.

O parque tem uma área de 1.476.997,69 m² e chega a receber até 500 mil visitantes por dia. Dada a relevância ambiental, para passar por obras, a Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO) desenvolveu um projeto arquitetônico com o objetivo de manter as características históricas e paisagísticas do Parque do Carmo.

O projeto também contempla estudos para construção de fonte interativa e implementação de um show de luzes. Além disso, será realizado estudo de reconstrução do planetário e criação de novas áreas de convivência, promovendo acessibilidade e sustentabilidade.

Atualmente, o Parque do Carmo conta com seis conjuntos de sanitários, totalizando 30 femininos, 25 masculinos, 5 PCD masculinos e 5 PCD femininos. Suas atrações incluem o Museu do Meio Ambiente, monjolo, lagos, estacionamento, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, quiosques, churrasqueiras, gramados para piqueniques, redário, o Viveiro Arthur Etzel e o Bosque da Leitura.

Um dos pontos mais emblemáticos é o Bosque das Cerejeiras, que abriga cerca de 4.000 árvores de três espécies distintas (Himalaia, Yukiwari e Okinawa) e 268 espécies de fauna, incluindo 25 tipos de borboletas. O Planetário Prof. Acácio Riberi, com capacidade para 168 pessoas, é considerado um dos mais modernos do Brasil.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn