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Quarta-feira, 23 de Abril de 2025 | Horário: 17:15
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Prefeitura já plantou miniflorestas em 19 escolas municipais após parceria com ONG para ações de educação ambiental

Secretaria Municipal de Educação e a organização Formigas-de-embaúba renovaram parceria que desde 2021 já impactou mais de 8 mil estudantes 

A Prefeitura de São Paulo e a organização sem fins lucrativos Formigas-de-embaúba assinaram nesta quarta-feira (23) o termo aditivo para fortalecer e ampliar as ações da parceria que existe desde 2021. O objetivo é de discutir a regeneração dos ecossistemas e a relação com questões climáticas. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a organização estão desenvolvendo um projeto para sensibilização dos estudantes, professores e comunidade escolar com o plantio colaborativo de miniflorestas e ações de educação ambiental. 

Desde 2021, mais de 8 mil estudantes foram atendidos pelo projeto e 1.950 professores participaram das formações. Somente em 2024, foram plantadas mais de 1.976 árvores de 134 espécies diferentes. Já são 19 as unidades educacionais que contam com miniflorestas plantadas de forma colaborativa e trazem diversos benefícios todo o território, como desenvolver corredores de biodiversidade na cidade, combater as ilhas de calor, aumentar a infiltração de água no solo, melhorar a qualidade do ar, produzir alimentos, além de serem verdadeiras salas de aula ao ar livre com espaços de aprendizagem e contato com a natureza.

O aditivo para fortalecer e ampliar as ações da parceria foi assinado pelo secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, e o diretor da organização, Rafael Ribeiro.  Também participaram da assinatura o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, e a chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, Luciana Feldman.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Fernando Padula, esses números refletem a importância da continuidade do projeto. “A educação ambiental é um dos compromissos da Rede Municipal e estamos trabalhando para formar jovens protagonistas no enfrentamento aos desafios ambientais. E junto com instituições como a formigas-de-embaúba fortalecemos essas ações que dialogam com o nosso Currículo da Cidade e ultrapassam os muros”, destacou Padula. 

“Esta parceria representa mais uma oportunidade de transformar realidades locais, estimular práticas sustentáveis e fomentar o protagonismo das novas gerações na construção de uma cidade mais verde e resiliente. A iniciativa também reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo em promover mais qualidade de vida a toda população", destaca o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.

Antes do plantio são realizadas diversas vivências coordenadas por educadores ambientais da formigas-de-embaúba para promover a educação ambiental crítica. Os professores e coordenadores também participaram de formações para prepará-los para para que possam desenvolver projetos interdisciplinares tendo como tema central o plantio de miniflorestas. 

“As miniflorestas urbanas nas escolas não são apenas ferramentas pedagógicas — elas são também soluções baseadas na natureza, que ajudam a enfrentar os efeitos das mudanças climáticas nas cidades. Ao criar ilhas de sombra, aumentar a infiltração de água no solo e melhorar a qualidade do ar, essas florestas contribuem diretamente para o bem-estar e a saúde das crianças, sobretudo diante do aumento das ondas de calor. Plantar miniflorestas é também semear pertencimento, cuidado com o território e educação ambiental crítica. Nosso compromisso, junto à Secretaria Municipal de Educação, é ampliar essa ação na rede e torná-la uma política pública capaz de transformar o cotidiano escolar e o futuro climático da cidade”, destacou Rafael Ribeiro, diretor da formigas-de-embaúba

As ações da parceria são coordenadas pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da SME que tem como premissa articular as ações com o Currículo da Cidade em uma perspectiva interdisciplinar, destacando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Matriz de Saberes.
 

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