Notícia na íntegra

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024 | Horário: 17:09
Compartilhe:

Prefeitura lança máquina para acesso gratuito e automático a medicamentos que previnem o HIV 

Equipamentos serão instalados em pontos estratégicos e acesso será feito por QR Code de receita enviada pela equipe médica do município 

A Prefeitura de São Paulo lança no dia 30, durante o final de semana da Parada do Orgulho LGBT+, um sistema de disponibilização das profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) por meio de máquinas dispensadoras automáticas. Os usuários interessados em acessar as profilaxias poderão passar por teleconsultas por meio do canal SPrEP - PrEP e PEP online, disponível no aplicativo e-saúdeSP. Após a consulta, a equipe médica emitirá uma receita e acionará o envio de um link via SMS com o QR Code que será lido pela máquina, liberando de forma automática o medicamento prescrito. 

Essa importante inovação visa derrubar barreiras de acesso à prevenção ao HIV e será oficialmente lançada pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, na Feira Cultural da Diversidade LGBT+, no Memorial da América Latina. A feira é parte das celebrações do mês do orgulho LGBT+ e destaca-se por reunir serviços e iniciativas voltadas para a saúde e o bem-estar da comunidade. No dia 2 de junho, as máquinas serão lançadas também no Camarote Solidário da Agência de Notícias da Aids, que será realizado no Parque Prefeito Mário Covas em consonância com a Parada do Orgulho LGBT+, como ocorre anualmente. 

As máquinas automáticas estarão estrategicamente posicionadas conforme a avaliação de dados epidemiológicos e o levantamento de equipes especializadas com relação às demandas locais na cidade. Ao otimizar a logística e reduzir o tempo de espera, a implantação dos dispositivos facilita o acesso à PrEP e à PEP, que são fundamentais para a resposta da capital à epidemia de HIV.   

“A facilidade de acesso proporcionada por essas máquinas automáticas é um passo importante rumo à eliminação do HIV nos próximos anos” afirma Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo. “Sendo um modelo de inovação na saúde pública, elas acompanham os formatos que melhor se ajustam ao nosso tempo sem deixar de lado as demandas da população.”  


Feira Cultural da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT+  
No dia 31 de maio, a equipe da Coordenadoria de IST/Aids estará, das 10h às 17h, na Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que será realizada no Memorial da América Latina. No evento, haverá uma estrutura de 25 metros de comprimento onde serão ofertados ao público, de forma gratuita, testagem rápida de HIV, teste diagnóstico para sífilis (com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo) e distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e autoteste para HIV.   

Serão disponibilizadas também PrEP e PEP e a entrega da primeira terapia antirretroviral (Tarv) aos usuários que testarem positivo para o HIV. Nesses casos, serão realizados orientações e os exames recomendados pelos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), além de encaminhamentos aos serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids para seguimento ambulatorial.   

Já no dia 2 de junho, durante a 28ª Parada do Orgulho LGBT+ da cidade, a Coordenadoria contará com uma tenda instalada em frente ao Parque Prefeito Mário Covas, com insumos de prevenção sendo disponibilizados na tenda e distribuídos pela avenida Paulista pelos agentes de prevenção.   

Além disso, a população poderá conferir durante todo o Mês do Orgulho LGBT+ as mensagens de prevenção em comunicações instaladas por toda a extensão da avenida Paulista, somando 36 postes de divulgação.   

“A Parada do Orgulho LGBT+ é uma oportunidade singular para as ações de prevenção ao HIV/Aids, com a oferta de serviços a públicos prioritários. Este momento é também uma forma de combate ao preconceito, que é uma das barreiras para o acesso à prevenção e ao tratamento”, pontua Abbate.  

Também é possível retirar preservativos gratuitos nas unidades da Rede Municipal Especializada (RME) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e em mais de 80 terminais de ônibus municipais e estações de metrô, incluindo a Estação Prevenção, que funciona de terça a sábado, das 17h às 23h, dentro da Estação República (linha vermelha do Metrô).   

Para acessar a PrEP e a PEP, além da Estação Prevenção e das unidades convencionais da rede especializada, basta acessar a plataforma SPrEP – PrEP e PEP online dentro do aplicativo e-saúdeSP. O serviço funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 18h às 22h.   

Durante o período de celebração do orgulho, a Coordenadoria realiza ações do projeto “PrEP na Rua” voltadas para o público LGTB+, com testagem gratuita para HIV e outras ISTs, disponibilização das profilaxias (PrEP e PEP) e distribuição de insumos (preservativos, gel lubrificante e autoteste para HIV).  

  

Ação de prevenção na Feira Cultural da Diversidade LGBT+  

  • 30/05 | Quinta-feira (feriado)  
  • Das 10h às 17h  
  • Memorial da América Latina  
  • Avenida Mário de Andrade, 664 - Barra Funda    

Lounge do Orgulho | 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo  

  • 02/06 | Domingo  
  • A partir das 11h  
  • Avenida Paulista - Bela Vista 
collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn