Notícia na íntegra
Prefeitura lança Rede Amigos do Peito para fortalecer ações de incentivo ao aleitamento materno nas unidades de ensino
A Prefeitura de São Paulo lançou nesta sexta-feira (14) “Rede Amigos do Peito”, iniciativa que busca apoiar os profissionais da educação infantil, como educadoras e nutricionistas, no acolhimento e incentivo às famílias para a continuidade do aleitamento materno após o ingresso de bebês e crianças na vida escolar. Mães que trabalham nas unidades também fazem parte do público-alvo da Rede.
A amamentação é um direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social, e a Prefeitura desenvolve uma série de ações para garanti-lo tanto para crianças atendidas por serviços públicos municipais quanto para as filhas de servidoras.
Podem participar da iniciativa pessoas indicadas pela direção da unidade escolar que atuam diariamente como professores, agente de apoio e agente escolar, além de outros profissionais das Diretorias Regionais de Ensino que acompanham as Unidades. Os interessados participarão de uma trilha de aprendizagem com vídeos curtos e atividades simples. Ao final da trilha, os participantes terão um encontro presencial em que serão reconhecidos como embaixadores do aleitamento materno.
A formação será dividida em cinco módulos: “Acolhimento para a amamentação”, “A UE promotora da amamentação”, “Espaços de Amamentação na UE”, “Passo a passo para o envio do leite materno à UE” e “Utensílios protetores da amamentação”. Os embaixadores serão referências para apoio e esclarecimento de dúvidas para a comunidade educacional, além de atuarem para fortalecer a parceria entre as famílias e a unidade educacional com ações de incentivo e promoção ao aleitamento materno.
As inscrições para a formação serão do dia 17 a 26 de março por meio de um formulário online. Os módulos das trilhas de aprendizagem estarão disponíveis na plataforma Google Sala de Aula a partir do dia 1º de abril. Os encontros presenciais estão previstos para acontecer em maio. “Essa é mais uma ação integrada da Rede Municipal para fortalecer o incentivo ao aleitamento materno. Garantir o acesso à amamentação é um direito fundamental das mães e para o desenvolvimento integral dos nossos bebês e crianças. Esse é um dos nossos compromissos”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.
A Rede Amigos do Peito é um trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SME) e resultado de uma parceria entre a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e a Divisão de Educação Infantil (DIEI/COPED), para realizar formações com as educadoras e nutricionistas para atuação como promotoras da amamentação no ambiente educacional, além de desenvolver uma rede de comunicação e apoio entre as embaixadoras.
CEI Amigo do Peito
A promoção do aleitamento materno é reconhecida pela Secretaria Municipal de Educação como um compromisso com o atendimento integral às crianças, pautada no Currículo da Cidade – Educação Infantil, e as ações estão integradas às práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades de Educação Infantil.
A SME também realiza a campanha “CEI Amigo do Peito” que incentiva ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Rede Municipal de Ensino e reconhece com um selo os CEIs que se empenham em ações para garantir o direito de bebês e crianças de receberem o melhor alimento para seu desenvolvimento, o leite materno.
As Unidades Amigas do Peito vêm crescendo significativamente desde 2018, o primeiro ano da campanha, quando 93 receberam o selo. Em 2024, foram distribuídos 1.176 Selos CEI Amigo do Peito, contemplando cerca de 45% das Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (CEIs, CEMEIs, CECIs e CCIs).
Para receber o selo, as unidades devem desenvolver ações nos três eixos da Campanha: família, equipe e ambiente, e atender 50% dos critérios em cada eixo. Os selos em 2024 foram entregues em eventos realizados nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) durante o mês de agosto, período de celebração do “Agosto Dourado” de conscientização sobre a importância da amamentação.
Com a criação da Rede Amigos do Peito, a Secretaria de Educação espera impulsionar as ações de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno nas Unidades Municipais de São Paulo.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk