Notícia na íntegra
Prefeitura leva inovação e empreendedorismo a festival global de tecnologia e economia criativa nos EUA
A Prefeitura participa, a partir deste sábado (8) e até dia 16, do SXSW - South by Southwest 2025, um dos maiores festivais globais de inovação, tecnologia e economia criativa, que acontece em Austin, Texas (EUA). A presença da cidade no evento será potencializada pela SP House, um espaço colaborativo organizado em parceria com o Governo do Estado que reunirá startups, empreendedores e iniciativas do setor cultural e tecnológico.
A participação da Prefeitura tem como foco impulsionar o empreendedorismo e a inovação paulistana no cenário global, fortalecendo conexões estratégicas para startups, pequenas empresas e criadores que buscam expandir seus negócios. Por meio da Ade Sampa, a cidade levará startups aceleradas pelos programas Vai Tec, Sampa Games e Amplifica Cine, proporcionando visibilidade e oportunidades de networking com investidores e potenciais parceiros internacionais.
Os programas de aceleração da Ade Sampa impulsionam os negócios na cidade de São Paulo, especialmente nas periferias, oferecendo suporte técnico e financeiro, além de rodadas de negócios e acesso a eventos no Brasil e no exterior. O Vai Tec apoia jovens empreendedores no crescimento de negócios inovadores baseados em tecnologia da informação e comunicação. O Amplifica Cine fortalece o setor audiovisual, abrangendo cinema, TV e novas mídias. O Sampa Games incentiva estúdios e empresas de desenvolvimento de jogos, promovendo sua inclusão neste ecossistema. Esses programas, frutos de políticas públicas da Prefeitura, permitem que as empresas se fortaleçam e compitam com igual capacidade e eficiência nos setores em que atuam.
“Estar no SXSW significa colocar São Paulo no mapa da inovação mundial, fazendo com que nossos empreendedores tenham acesso a novas tendências, investidores e oportunidades que impulsionem seus negócios globalmente. A SP House será um grande palco para mostrar o talento e a criatividade da nossa cidade", destaca Rodrigo Goulart, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
O destaque da participação da Prefeitura no evento vai para o painel “Sprint to Net Zero: Accelerating a Carbon-Free Future presented by Toyota”. Durante o encontro, um time de especialistas discute o estado atual da descarbonização e quais são as soluções para acelerar a retirada de carbono da atmosfera. Participam da apresentação o diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais da Toyota, Rafael Ceconello; a arquiteta multimídia e criadora de Cidades do Futuro no MIT Media Lab, Gabriela Bila; o empreendedor social, ativista Ccimático e fundador da plataforma Ayika, Marcelo Rocha; o chefe de corporates no Cubo Itaú, Filipe Guimarães e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
SP House: vitrine da criatividade e inovação
Localizada no centro de Austin, a SP House será o ponto de encontro de empresas, artistas, acadêmicos e empreendedores que representam o ecossistema criativo e inovador paulista. A programação contará com painéis, apresentações, rodadas de negócios e showcases que destacam o potencial de São Paulo como um hub de inovação e cultura.
Entre os temas abordados no espaço estarão tecnologia, economia criativa, inteligência artificial, mobilidade urbana, sustentabilidade e políticas públicas para o fomento à inovação. A iniciativa busca consolidar São Paulo como um dos principais polos de criatividade do mundo e ampliar oportunidades de negócios para empreendedores da cidade.
"A SP House é uma oportunidade única para estreitar conexões globais e destacar a força de São Paulo como um hub de inovação e criatividade. Estamos empolgados em receber participantes de todo o mundo e mostrar o enorme potencial do nosso estado, não só em termos de negócios, mas também de cultura, sustentabilidade e impacto social”, afirma a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
O espaço também contará com a presença de diversas secretarias, como a de Desenvolvimento Econômico e Comunicação, e empresas do Governo do Estado, Sabesp e Prodesp. A iniciativa recebe o apoio de grandes patrocinadores, entre eles Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp. Durante o evento, essas empresas desempenharão um papel central, participando de apresentações e debates focados em temas como inovação, sustentabilidade e impacto social.
Conheça os acelerados da Ade Sampa que estarão no evento:
- 32 Pixels - Estúdio de games com produções divertidas e acessíveis, com temáticas sociais relevantes e gameplay desafiador. Em 2024, venceu o Gamescom Big Festival, como Melhor Jogo Infantil com o jogo Tuned Turtle.
- Beyond The Wall Studio - Nasceu do desejo de criar experiências divertidas e fantásticas que celebrassem a rica cultura brasileira. Com uma equipe apaixonada por mitologia, folclore e histórias regionais, busca educar e disseminar elementos culturais únicos do Brasil por meio de narrativas e jogos únicos focados na experiência do usuário.
- CineMafia - Plataforma digital que conecta produtoras com profissionais autônomos do audiovisual e intermedia a contratação de serviços com agilidade e segurança jurídica e financeira. O marketplace otimiza buscas por propostas de trabalho, assinatura de contratos e aceita pagamentos diretamente pela plataforma.
- Devir Produções - Empresa que produz conteúdo audiovisual de alta qualidade, único e sensível, prezando princípios éticos e estéticos na produção criativa, no aprendizado e no compartilhamento de informação e conhecimento.
- Educadinho - Aplicativo que oferece conteúdo educativo e lúdico como ferramenta para inspirar, educar e acompanhar o crescimento das crianças. Estimula o desenvolvimento de habilidades e pensamento criativo e promove inclusão, respeito e diversidade.
- FknE - Estúdio de jogos independente dedicado ao entretenimento interativo. Combina expertise em design de jogos, narrativa, arte e áudio para criar experiências envolventes e inovadoras, com um portfólio que inclui colaborações com marcas como McDonald's, Coca-Cola, Sony Music e PlayKids.
- Matraca Marketing - Empresa de marketing para a indústria cinematográfica que usa dados de mercado para maximizar os resultados dos filmes. Impulsiona o cinema brasileiro por meio de estratégias para produtores, distribuidores e exibidores atingirem o público certo.
- Personal Map - Algoritmo capaz de mapear a personalidade dos usuários em quatro esferas diferentes, orientando as pessoas sobre suas qualidades e inclinações vocacionais. Propõe-se a solucionar a carência de ferramentas de autoconhecimento, especialmente para jovens e adultos de comunidades vulneráveis
Serviço:
SP House
Data: de 8 a 11 de março de 2025
Horário: das 9h às 22h
Local: SP House - 310 E 3RD ST | Austin, TX 78701 (em frente ao Austin Convention Center).
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk