Notícia na íntegra
Prefeitura passa a confirmar consultas e exames pelo WhatsApp para agilizar atendimentos a partir de segunda-feira (5)
A Prefeitura de São Paulo passará a informar, a partir de segunda-feira (5), via WhatsApp, os agendamentos automáticos de consultas em especialidades e exames na rede pública municipal. O objetivo do novo serviço é agilizar o agendamento de exames, consultas e cirurgias e reduzir as faltas, melhorando a eficiência em todo o processo. Atualmente 50% das pessoas não confirmam a presença e 25% nem sequer comparecem à consulta. Esse processo é feito hoje por telefone.
O serviço será oferecido pelo número (11) 98889-0156, identificado para os munícipes como Chat SP156 - Confirmação de agenda SUS. Foi criado pela Secretaria Municipal da Saúde e desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), responsável pelas ferramentas do SP156.
O munícipe receberá as informações referentes a consulta ou exame como data, horário, especialidade, procedimento, unidade e endereço em seu celular, seguidas do convite para selecionar uma das opções: “Para confirmar, clique em SIM. Para cancelar e disponibilizar a vaga a outro cidadão, clique em NÃO.
Serviço deve aumentar confirmações
Os procedimentos regulados pela rede ganharão mais agilidade com o serviço de confirmação via WhatsApp. Para utilizá-lo, os usuários do SUS da capital devem salvar o número (11) 98889-0156 na agenda do celular e, principalmente, manter seus dados cadastrais atualizados na rede municipal de saúde, incluindo CPF, telefone fixo e celular. A manutenção dos dados cadastrais atualizados é de suma importância para a efetividade do serviço.
A atualização, que deve ser feita a cada seis meses ou sempre que houver alteração nas informações, pode ser realizada por meio do aplicativo Agenda Fácil ou presencialmente em qualquer unidade de saúde da rede municipal.
Para aqueles que não têm telefone ou WhatsApp, é essencial manter um número de contato para recados, seja na Unidade Básica de Saúde (UBS), em outro equipamento de saúde ou por meio da visita de um agente comunitário de saúde.
“Muitas vezes, a espera por um exame ou consulta se prolonga porque o paciente não é localizado”, explica o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. Segundo ele, as equipes realizam três tentativas de contato em dias e horários diferentes para encontrar o paciente e confirmar a presença no dia agendado.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
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