Notícia na íntegra

Segunda-feira, 24 de Março de 2025 | Horário: 15:48
Compartilhe:

Prefeitura promove palestra on-line sobre a escritora francesa Simone de Beauvoir na quinta-feira (27)

Evento realizado pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) integra série sobre grandes pensadoras contemporâneas em homenagem ao mês da mulher

Com o objetivo de valorizar a produção intelectual feminina, incentivar a reflexão sobre igualdade de gênero, combater o apagamento histórico das mulheres e tornar o pensamento das intelectuais femininas mais acessível ao público geral, o Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) da Procuradoria Geral do Município promove, a partir de quinta-feira (27), às 17h, uma série de palestras on-line sobre grandes pensadoras contemporâneas, em homenagem ao mês da mulher.

A primeira será "Simone de Beauvoir: Ser e Devir Mulher". As palestras são abertas a todos os que quiserem participar e se atualizar sobre pautas envolvendo a situação das mulheres nos tempos atuais.

O evento será realizado com a participação das instrutoras Ilze Zirbel, doutora em Filosofia e mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e em Teologia pela Faculdade EST, do Rio Grande do Sul; e Maria Walkiria Cabral, professora de Direito e Ética da Universidade Federal do Rio de Janeiro, jurista e filósofa, com pesquisas voltadas para os temas da ética e filosofia política.

Durante o encontro também será discutido o impacto dos conceitos de Simone de Beauvoir, sua influência no pensamento contemporâneo e sua relevância nas questões de gênero atuais.

A palestra será transmitida na página do YouTube do CEJUR, neste link. Haverá emissão de certificado mediante inscrição prévia, por meio deste formulário até as 18h desta terça (25) ou até o limite de 2500 inscrições. A lista de presença será disponibilizada durante a transmissão do evento.

Sobre Simone de Beauvoir

A escritora (1908-1986) nasceu em Paris, na França e, depois de frequentar um colégio católico, estudou Matemática, Literatura, Latim e Filosofia, disciplina que lecionou entre 1929 e 1943. Na sequência, iniciou carreira literária com a publicação do romance A Convidada. Sua obra mais famosa chama-se O Segundo Sexo.  Seus romances são de caráter filosófico e mostram, de forma realista, a experiência cotidiana dos personagens.

Os ensaios de Simone de Beauvoir contêm perspectivas existencialistas e feministas, além de discutirem questões como ética, política, situação, ambiguidade humana, alteridade, ação individual, liberdade, objetificação e opressão. A autora era ateia, feminista, defensora do amor livre e existencialista. Manteve um relacionamento aberto com o filósofo, escritor e crítico francês Jean Paul Sartre por mais de 50 anos.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn