Notícia na íntegra
Prefeitura promove programação variada para celebrar o Dia dos Povos Indígenas
Feiras de artesanato, rodas de conversa, musicais e encontros com escritores, entre outras atividades, integram a grade de atrações que a Prefeitura organizou para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril. Os eventos serão realizados na Biblioteca Mário de Andrade, nos centros culturais e no Teatro Cacilda Becker durante toda a segunda quinzena do mês.
No Centro Cultural Vila Itororó será realizada uma feira de artesanato das 10h às 19h, com peças feitas à mão por comunidades indígenas, e com espetáculo de dança “Toré Multiétnico”.
Às 10h45, no Palco Éden, a “Roda de Conversa: Memória, Luta e Resistência” abre as sessões de conversa e debate que fazem parte da programação entre os períodos da manhã e começo da tarde. Também no Palco Éden, às 12h10, a roda de conversa “São Paulo é Terra Indígena”, permite que seja discutido e informado a presença indígena em São Paulo, os desafios enfrentados por essas comunidades, suas lutas por direitos e reconhecimento e como fortalecer a memória e a identidade indígena no cenário urbano.
Completando a programação cultural, às 11h45 haverá uma apresentação de dança do povo Aymara - situado entre a Bolívia e o Peru - e um show da cantora, compositora, atriz, autora e ativista, Kaê Guajajara, às 19h, no Palco Éden.
Zona Leste, Sul e Oeste recebem atrações especiais
Na Penha, Zona Leste, o Grupo Indígena Wassú Cocal promove brincadeiras indígenas com jogos tradicionais das comunidades que atravessam gerações. A atividade acontece no Espaço Mário Zan, no dia 19 de abril, às 16h.
A Casa de Cultura Parelheiros chega com o teatro “Histórias de Xeramõi” no dia 27 de abril às 15h. A peça é narrativa e aborda sobre os contos que originaram a criação do povo M’bya Guarani e de suas tradições e costumes, explicando de forma conjunta o surgimento do dia e a noite, a chuva, o trovão e outros fenômenos naturais.
Por fim, na Zona Oeste, o Teatro Cacilda Becker leva o espetáculo de dança contemporânea “Corpos Brasileiros” nos dias 30 de abril e 1º de maio, às 21h, da Cia. Repentistas do Corpo.
Biblioteca Mário de Andrade oferece coral e encontro com a escritora Mary Del Priore
Em parceria com a UNESP/Universidade do Livro, a escritora, doutora em História pela Universidade de São Paulo, pós-doutora pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1996) e pesquisadora de história colonial, história da cultura, história de gênero, Mary Del Priore, é a convidada da mesa de encontro com escritores, no Auditório Rubens Borba de Moraes, às 19h do dia 23.
O assunto da mesa tratará a respeito da literatura e memórias, com base em documentos, sobre como o envelhecimento foi vivido e representado no Brasil do século XVI ao XX.
Já na sexta-feira, 25 de abril, o Coral Purahei Marangatu se apresenta na Praça Dom José Gaspar, composto pelo Povo Guarani Mbya e Nhandeva da aldeia Yvy Porã, no Rio Grande do Sul. O grupo artístico e originário apresenta o nhanderekó, um modo de vida do povo Guarani Mbya que evoca a natureza, a proteção e a paz, em contraponto às consequências da destruição do meio ambiente causado pela interferência humana.
Sete bibliotecas realizam atividades culturais especiais dedicadas ao público infanto-juvenil
As bibliotecas municipais recebem programação especial em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, proporcionando ao público experiências culturais que reforçam a valorização das raízes ancestrais e o reconhecimento da diversidade étnica.
O Grupo de Artes Dyroá Bayá apresenta “Danças indígenas do alto Rio Negro”, um encontro de corpos e saberes que resgata tradições ensinadas pelo Yurupari, o Deus da música, convidando o público a um mergulho nas memórias corporais e espirituais dos povos originários. Entre os dias 17 e 29 de abril, as bibliotecas Paulo Setúbal, Thales Castanho de Andrade e as reinauguradas Roberto Santos e Milton Santos recebem a atividade, em horários múltiplos.
Já o coletivo Visto Permanente dá voz às mulheres migrantes no espetáculo “Território Artístico Imigrante: Contando América Latina!”, que mistura cantos, contos e histórias vividas por artistas vindos do Chile, Bolívia e Venezuela, resgatando elementos da tradição indígena e feminina latino-americana. Ambas as atrações têm acesso gratuito e livre. As bibliotecas Jamil Almansur Haddad, Helena Silveira e Anne Frank são as últimas a receberem a atração cultural, nos dias 22, 23 e 30 de abril, respectivamente.
Serviço
Abril Indígena nos equipamentos culturais
Datas, horários e locais múltiplos
Para ter acesso à programação completa, clique aqui.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk