Notícia na íntegra
Prefeitura promove rodas de conversa nas escolas municipais sobre prevenção ao câncer

A Prefeitura de São Paulo vai promover nas escolas municipais uma série de rodas de conversa sobre prevenção ao HPV e câncer de colo de útero, responsável pela morte de uma mulher a cada 90 minutos no Brasil. O evento é voltado a pessoas com idade a partir de 15 anos e aberto a toda a comunidade. Será utilizado um material pedagógico com linguagem adaptada para cada faixa etária e público alvo. A primeira ação será realizada no CEU Perus nesta sexta-feira (28).
A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Grupo Mulheres do Brasil e prevê a realização de 408 rodas de conversas nas escolas e comunidades visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero, incentivando a vacinação e a realização de exames preventivos. A previsão é de alcançar mais de 21 mil pessoas.
O encontro desta sexta-feira (28) será conduzido pela ginecologista Ailma Larre, especializada em oncologia cirúrgica, e tratará de temas como o autocuidado, cuidados em saúde, prevenção ao HPV e a importância da imunização para prevenir doenças.
O trabalho vai integrar profissionais da educação e da saúde. A iniciativa ainda realizará formação de multiplicadores que serão responsáveis por conduzir e orientar os encontros. O intuito é que os profissionais que passarem pelas formações multipliquem o conhecimento em seus territórios. O projeto promove políticas públicas integradas para ampliar a cobertura vacinal e estratégias de rastreamento do câncer de colo de útero, responsável pela morte de uma mulher a cada 90 minutos no Brasil.
A ação também irá mapear os territórios mais vulneráveis de acordo com dados de cobertura vacinal e realização de exames como o papanicolau. “Esse projeto será fundamental para que nossos estudantes tenham acesso a informações de prevenção e saibam da importância da vacina que é disponibilizada pelo SUS. Assim esses jovens também se tornam multiplicadores dessa mensagem em suas comunidades”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.
Grupo Mulheres do Brasil
O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. É presidido pela empresária Luiza Helena Trajano e possui mais de 120 participantes no Brasil e no exterior atuando através do protagonismo feminino na transformação de políticas públicas em causas como saúde, educação, igualdade racial, combate a violência contra a mulher, sustentabilidade, LGBTQI+, empreendedorismo, inclusão econômica e social, e demais temáticas.
Serviço
Bate-papo sobre HPV e câncer de colo de útero
Data: 28/03 às 14h
Local: CEU Perus – R. Bernardo José de Lorena, S/N – Vila Fanton
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk