Notícia na íntegra
Prefeitura reforça ações para proteger pessoas em situação de rua contra o frio
A Operação Baixas Temperaturas, da Prefeitura de São Paulo já fez mais de 25 mil abordagens e quase 33 mil acolhimentos de pessoas em situação de rua da tarde do dia 27 de maio até as 8 da manhã desta terça-feira (2). A ação conta com apoio de equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
Nas dez tendas que são instaladas em pontos estratégicos de todas as regiões da cidade sempre que a temperatura ou sensação térmica chega a 13ºC, foram realizados nesse período 214.178 atendimentos e distribuídos 390 mil itens, incluindo 74 mil sopas, 82 mil pães, 34 mil chás, 53 mil chocolates quentes, 115 mil garrafas de água e 31 mil cobertores.
As tendas são instaladas para atendimento e acolhimento da população em situação de rua ou vulnerabilidade. Em 30 de abril foi publicada a portaria intersecretarial 514/2024, que estabelece o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, com vigência até 31 de outubro de 2024.
Essas estruturas funcionam das 18h à 0h e ofertam alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água. Além disso, são distribuídos cobertores e feitos os encaminhamentos para serviços de acolhimento da rede socioassistencial. As tendas contam também com profissionais da saúde que fazem a atualização vacinal dos atendidos, se necessário.
Quando as pessoas em situação de rua aceitam o acolhimento, é disponibilizado transporte até os serviços, respeitando sempre o perfil dos acolhidos (pessoa sozinha, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+). Nos serviços, os atendidos têm espaços para pernoite, banho, jantar e café da manhã.
Queda da temperatura
Desde a chegada de uma nova frente fria, que derrubou as temperaturas na capital desde o último sábado (29), e que houve a instalação das dez tendas, a OBT realizou um total de 2.780 abordagens e 3.587 acolhimentos em serviços da rede socioassistencial por meio das equipes do SEAS III, que atuam alocadas nas tendas, realizam a busca ativa nas ruas da cidade, atendem aos chamados da Central de Vagas e da procura direta das pessoas em situação de vulnerabilidade pelos locais de acolhimento.
Entre a abertura das tendas no sábado 29 até as 8h da manhã desta terça-feira (2), 232 pessoas foram atendidas juntamente com seus pets e foram distribuídos 194 potes com ração. Ainda foram aplicadas 9 vacinas, feitas 10 vermifugações e emitido 1 registro geral de animal.
Rede de acolhimento
Atualmente, a SMADS opera com 380 serviços de acolhimento, disponibilizando mais de 26 mil vagas. Desses, 33 serviços receberam vagas adicionais por meio da Operação Baixas Temperaturas. A Secretaria Municipal de Esportes (SEME) cedeu quatro centros esportivos cedidos para servir como equipamentos emergenciais durante a noite.
O número de vagas na rede socioassistencial cresceu significativamente desde o início da gestão. Em 2021, eram 312 serviços com pouco mais de 15 mil vagas.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk