Notícia na íntegra

Sexta-feira, 16 de Maio de 2025 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Prefeitura sensibiliza mais de 82,9 mil pessoas com o primeiro Avança Saúde Ambiental

Ação com foco em áreas verdes teve mais de 26 mil visitas ambientais e 96 mudas plantadas no último mês

O primeiro Avança Saúde Ambiental, realizado entre 23 e 30 de abril, uma ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB), em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, realizou 3,5 mil ações coletivas, 26,1 mil visitas domiciliares ambientais e mais de 82,9 mil pessoas foram orientadas sobre a importância das áreas verdes para a saúde física e mental.

Durante o mês de abril, foram plantadas 96 mudas na cidade pelo programa e, em maio, a previsão é de 129. O plantio permanecerá durante todo o ano, com metas para cada mês. O secretário municipal da saúde, dr. Luiz Carlos Zamarco, participou de uma ação de plantio na Rua Santo Antônio, na Bela Vista, região central. 

Nas ações do Avança Saúde Ambiental, os munícipes participaram de painéis integrativos e mesas expositivas com os temas ilhas de calor, teatro infantil sobre hidratação e proteção solar, descarte correto de resíduos, orientações para evitar o uso de plástico e embalagens de usos único e os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti. Além disso, os participantes receberam orientações do uso consciente de água e houve distribuição de hipoclorito.
As atividades foram elaboradas com base dos seis eixos de trabalho do programa: horta e alimentação saudável; água, ar e solo; agenda ambiental na administração pública (A3P); biodiversidade e arborização; gerenciamento de resíduos; e revitalização de espaços público.
 
O coordenador do PAVS – Divisão de Promoção à Saúde da Coordenadoria da Atenção Básica, Patrício Gomes Moreira, explica que o programa tem como objetivo proporcionar um meio ambiente equilibrado, fundamental para a saúde humana. “A preservação da biodiversidade e dos ecossistemas também protege contra doenças infecciosas e reduz o risco de exposição a substâncias químicas nocivas, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas e a promoção do bem-estar físico e mental”, conta o coordenador.
  
PAVS
Instaurado em 2008, o PAVS integra a Estratégia Saúde da Família na Coordenação da Atenção Básica da SMS e desenvolve ações de promoção de saúde nos territórios por meio de uma agenda integrada entre Saúde e Meio Ambiente, construindo espaços locais saudáveis e sustentáveis.

Atualmente, a equipe do PAVS conta com 340 Agentes de Promoção Ambiental que trabalham em conjunto com mais de 9 mil agentes comunitários de saúde, além de colaborar com diversos setores e atores locais, como subprefeituras, comunidades, comércio, igrejas e escolas, para desenvolver ações voltadas para a saúde ambiental.

Em setembro do ano passado, o PAVS foi premiado com o AIPH World Green City Awards 2024. O evento contou com a participação de 21 finalistas e premiou iniciativas em sete categorias que tratam dos principais desafios ambientais das cidades. O PAVS se destacou ao vencer duas cidades americanas, Nova York e Denver, na categoria "Living Green for Health and Wellbeing" (Viver Bem para a Saúde e Bem-Estar), ressaltando a importância das áreas verdes para a saúde e qualidade de vida.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn