Notícia na íntegra

Quinta-feira, 3 de Abril de 2025 | Horário: 17:21
Compartilhe:

Prefeitura trabalha nas obras do novo reservatório no Córrego Lapenna, em São Miguel Paulista

O equipamento irá auxiliar no combate às cheias da região, beneficiando mais de 14 mil pessoas

A Prefeitura de São Paulo está trabalhando na construção de mais um reservatório para combate às enchentes na Zona Leste da Capital. As obras do reservatório do Córrego Lapenna, em São Miguel Paulista, foram iniciadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), em setembro de 2024 e a previsão é que o equipamento entre em operação em março de 2026. A Prefeitura está investindo R$ 67,1 milhões na construção do reservatório.

O reservatório é uma demanda histórica dos moradores da região, e irá auxiliar no combate às recorrentes cheias que atingem o Jardim Lapenna, causadas pela elevação do nível do Rio Tietê e do Córrego Jacu. Para gerar ainda mais benefícios para a comunidade local, as vagas de emprego criadas pela intervenção são direcionadas para a comunidade local.

O novo equipamento está localizado em uma área de 8,9 mil metros quadrados, entre a Avenida Jacu-Pêssego, o CEI Jardim Lapenna I e a estação de tratamento de esgoto da SABESP. Com sete metros de profundidade, o reservatório terá capacidade para armazenar até 33,3 mil m³ de água, o equivalente a 13,3 piscinas olímpicas. Até o momento, já foram escavados mais de 10,8 mil m³ de terra.

O contrato contempla, ainda, a canalização do Córrego Lapenna, em um trecho de 929 metros. Os serviços de canalização vão se estender entre a Rua Serra do Salitre e a Avenida Jacu-Pêssego, direcionando fluxo de água para o piscinão e adequando a vazão ao novo sistema de drenagem da região.

Urbanismo Social – Os benefícios do novo reservatório somam-se às melhorias que a Prefeitura implantou no Jardim Lapenna, a partir do primeiro projeto de urbanismo social executado na cidade.

O projeto teve como premissa a requalificação de espaços públicos, como ruas e praças, dando prioridade ao transporte não motorizado e garantindo sempre a acessibilidade universal. A criação de trajetos seguros até as escolas e a implantação de espaços de descanso e lazer são os destaques da iniciativa.

O objetivo foi qualificar as vias e proporcionar áreas de lazer e descanso para a população. Para isso, prevê travessias seguras na proximidade das quatro escolas do perímetro, nova sinalização de trânsito e implantação de mobiliários urbanos como bancos, playgrounds, paraciclos (dispositivo utilizado para fixação de bicicletas) e nova rede de drenagem.

O projeto contemplou as ruas Serra da Juruoca, Dr. Almiro dos Reis, Rafael Zimbardi, Pascoal Zimbardi, Luiz do Couto e Serra do Salitre. Neste perímetro há espaços públicos (praças do Mutirão e Erminda; largos Berigan e Guariguaçú), escolas (CEIs Jardim Lapenna, Lapenna, Horebe e E.E. Prof. Pedro Moreira Matos), equipamentos sociais (Associação de Moradores, Galpão ZL e Centro de Crianças e Adolescentes Procedu), além da estação da CPTM São Miguel Paulista.
 

Imagem aérea do novo reservatório do Córrego Lapenna



Imagem aérea das escavações do novo reservatório do Córrego Lapenna



Perspectiva da Rua Pascal Zimbardi e Praça Ermida após as ações de Urbanismo Social



Perspectiva do Largo Berigan após as ações de Urbanismo Social

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn