Notícia na íntegra
São Paulo amplia vacinação contra gripe para todo o público acima de seis meses a partir de segunda-feira (19)
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia a partir de segunda-feira (19) a vacinação contra a influenza, o vírus causador da gripe, para toda a população a partir dos seis meses de idade.
"Essa ampliação da imunização para pessoas acima de 6 meses é importante para proteger toda a população, além de prevenir o agravamento das doenças respiratórias principalmente nessa época de sazonalidade", declara o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Em 2025, a campanha de imunização contra a gripe teve início no dia 28 de março, contemplando as pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Além de povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores de saúde e da educação; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios, a população e os funcionários do sistema prisional.
A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segundaa sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, no mesmo horário.
A vacina é segura e não causa gripe.
Cobertura vacinal
Até terça-feira (13), 1.095.488 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas no grupo prioritário, composto por cerca de 4,8 milhões de pessoas em todo o município de São Paulo. A cobertura vacinal está em quase 25%, considerando a população contemplada na estratégia de rotina (pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes). Em 2024, foram aplicadas mais de 3,8 milhões de doses de influenza e a cobertura entre os grupos prioritários chegou a 61,11%.
Prevenção
O contágio da gripe ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, pelas mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de máscaras, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe. As unidades de saúde da rede municipal realizam o atendimento a sintomáticos respiratórios.
A população pode encontrar a unidade mais próxima, tanto para vacinação quanto para atendimento, por meio da plataforma Busca Saúde http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/
Mais informações sobre a vacinação contra influenza na capital estão disponíveis em: https://capital.sp.gov.br/web/saude/w/vigilancia_em_saude/vacinacao/363566
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk