Notícia na íntegra
São Paulo promove imersão de Flag Football para crianças e jovens da rede pública
Estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram, na manhã de quarta-feira (29), de uma imersão de Flag Football. O evento, realizado no Centro Educacional Unificado São Pedro/José Bonifácio, na Zona Leste, teve como objetivo apresentar ao público a modalidade que integrará os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.
Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), São Paulo Football League (SPFL), Instituto Baccarelli, que faz a gestão do equipamento público, e com o apoio da São Paulo Turismo (SPTuris), a imersão contou com a participação de 400 alunos com idades entre 4 e 16 anos.
Os participantes puderam aproveitar diversas estações de experimento do jogo, treinando arremessos, recepções de bola, retirada de flags e snapper (o arremesso inicial da partida), além de receberem uma introdução sobre as regras e a dinâmica do jogo. A ação ainda contou com a apresentação de um grupo de jovens do CEU Paraisópolis, que já está praticando o esporte.
"Estou confiante de que a semente que estamos plantando hoje pode crescer e dar origem a futuros campeões olímpicos, trazendo orgulho não só para São Paulo, mas para todo o Brasil", afirmou Pedro Pauli, diretor e representante da SPTuris, que ressaltou o investimento do prefeito e o apoio das organizações municipais. Responsável pela negociação que trouxe a NFL para o Brasil, a SPTuris forneceu, via contrato com a Secretaria Municipal de Turismo, infraestrutura para a imersão de flag.
Semelhante ao futebol americano, o Flag Football (futebol de bandeira, em inglês) é uma versão com menos contato físico da modalidade tradicional. Sem o uso de capacetes e outros equipamentos de proteção, no flag football o bloqueio do adversário é feito através da captura da bandeira que cada jogador carrega amarrada na cintura. Assim como no futebol americano, o objetivo do jogo é marcar um ‘touchdown’ na área adversária.
A iniciativa também é uma forma de fazer com que a cidade já comece a respirar o esporte americano, em vista da partida da NFL que São Paulo receberá em 6 de setembro. Este evento proporciona não apenas uma introdução ao Flag Football, mas também prepara o terreno para a empolgação em torno do futebol americano que se espera ver na cidade nos próximos meses.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk