Notícia na íntegra
São Paulo terá o maior Carnaval do Brasil: 16 milhões de foliões, 2,2 milhões de copos d’água, 3,8 mil agentes de limpeza, 5.350 GCMs, 7,3 mil PMs e 23 mil câmeras

Atualizado em 20/02/2025 - 18h20
A Prefeitura de São Paulo montou uma megaestrutura para moradores e turistas aproveitarem o maior Carnaval do Brasil, que acontece em São Paulo já a partir deste fim de semana (22 e 23), com desfiles de blocos por várias regiões. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes nesta quinta-feira (20), que ressaltou os números recordes da festa deste ano: público estimado de 16 milhões de pessoas, entre elas 1,5 milhão de turistas, distribuídas em 601 blocos de rua, previsão de R$ 3,4 bilhões na economia da capital, o maior retorno financeiro da história da cidade, além da geração de 50 mil empregos.
“São Paulo terá o maior Carnaval do Brasil e com a maior segurança. Um carnaval que teve tudo muito bem planejado para que a população possa curtir bastante. Serão 16 milhões de pessoas nas ruas da cidade e no Sambódromo com toda a infraestrutura disponibilizada pela Prefeitura de São Paulo”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
A Prefeitura criou o site oficial carnavalsp.com com informações sobre locais, horários e itinerários dos blocos de rua. Veja aqui a apresentação com os detalhes da megaoperação.
Com a previsão de altas temperaturas nos dias de pré, carnaval e pós, a Prefeitura de São Paulo fará uma grande operação para ajudar os foliões a amenizarem os efeitos do calorão enquanto curtem seus bloquinhos preferidos nas ruas da cidade. Serão distribuídos 2,2 milhões de copos de água em 158 tendas. Em parceria com a Sabesp, haverá 2 caminhões com torneira e 5 bebedouros. A Prefeitura também tem uma parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) para a distribuição de água.
“Além de 2,2 milhões de copos d’água, serão 158 pontos de hidratação na nossa cidade, em uma parceria da Prefeitura de São Paulo com a Sabesp”, disse Gustavo Pires, presidente da SPTuris, empresa municipal responsável pela organização do Carnaval. Ele explicou que, em parceria com a Sabesp, haverá pontos de distribuição de água também em cinco estações de metrô:
- Estação Vila Madalena
- Estação República
- Estação Anhangabaú
- Estação Barra Funda
- Estação Sé
Para quem estará na folia, a Prefeitura vai ajudar a refrescar o calor com jatos de 18 caminhões-pipa.
Os foliões poderão usar o Domingão Tarifa Zero, ônibus gratuitos no sistema municipal de transportes, a partir da zero hora dos domingos 23 de fevereiro (pré-carnaval), 2 de março (carnaval) e 9 de março (pós-carnaval).
A operação mobiliza secretarias de diferentes áreas, como zeladoria, segurança, transporte, saúde, turismo, direitos humanos, entre outros setores. São centenas de agentes públicos diariamente nas ruas garantindo a diversão da população.
Para quem for se divertir nos blocos, a Prefeitura preparou uma estrutura completa, com 30 mil banheiros químicos e pontos de hidratação em todos os grandes blocos. A limpeza nas ruas após os desfiles será feita por 267 equipes, além de 686 veículos para recolher o lixo, mobilizando 3.800 trabalhadores. Haverá 338 containers.
“As equipes de limpeza atuam junto com as de fiscalização em um trabalho conjunto com as forças de segurança e a CET. A gente faz a varrição manual, a limpeza, a coleta de sacos de lixo, o esvaziamento das papeleiras para limpar o circuito, depois vem a lavagem e o retorno das vias para a população logo após o término das apresentações”, detalhou o secretário das Subprefeituras, Fabricio Cobra.
A fiscalização será feita por 110 equipes, que estarão distribuídas por todos os trajetos dos blocos e no Anhembi.
Segurança
Pela primeira vez, o Carnaval de São Paulo será monitorado pelo Smart Sampa, maior e mais completo sistema de segurança da América Latina, com 23 mil câmeras espalhadas pela cidade. Qualquer atitude suspeita flagrada pela Central de Monitoramento será imediatamente reportada à equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM) mais próxima à ocorrência. Outro recurso tecnológico da gestão em 2025 será a utilização de 20 drones integrados ao Smart Sampa nos 14 megablocos e 365 câmeras nos circuitos destes desfiles.
Serão 5.350 agentes da GCM nas ruas, o que garante um aumento de 30% no efetivo em relação a 2024. No Carnaval de Rua, serão 470 viaturas, além de 140 motos. No Anhembi, serão 234 veículos, entre carros e motos. No ano passado, foram 866 agentes, 200 viaturas e 100 motos. Além disso, haverá 7.300 policiais militares no reforço à segurança no Carnaval de Rua por dia.
“Além das novidades, as câmeras do Smart Sampa no Carnaval passado não estavam em funcionamento, então, toda essa operação vai auxiliar muito”, destacou o secretário municipal da Segurança Urbana, Orlando Morando. “Primeiro, no combate ao furto, que, infelizmente, por vezes é a recorrência. Isso vai ser fortemente inibido por este monitoramento de câmeras, nós teremos um exército de gente assistindo. Segundo, nós temos uma média diária de oito prisões de foragidos da Justiça, se eles quiserem pular o Carnaval, se divertir, nós vamos prendê-los, se necessário, dentro do bloco.”
Festa inclusiva
Para garantir a inclusão de pessoas com deficiência, haverá vídeos com a interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos sambas-enredo das escolas do Grupo Especial, Acesso I e Desfile das Campeãs. Os conteúdos estarão disponíveis no YouTube da a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) uma semana antes do Carnaval e serão exibidos nos espaços durante os desfiles no Sambódromo do Anhembi. O trabalho é feito em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP).
“A nossa intenção enquanto Prefeitura de São Paulo, é promover a cultura do respeito e a inclusão e que sempre prevaleçam os direitos de todos os cidadãos, disse a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.
Ao todo, oito intérpretes de Libras realizaram a explicação dos 22 sambas-enredo, com o apoio de integrantes das agremiações, intérpretes de Libras e pessoas surdas.
Outro recurso de acessibilidade disponível no Sambódromo, destinado às pessoas com deficiência visual e cegas, será a audiodescrição. O método fornece descrição de imagens como expressões faciais, figurinos, cenários, mudança de espaço e tempo e qualquer informação escrita.
Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde preparou uma ampla estrutura para o atendimento durante o Carnaval: no total, serão cerca de 1.800 profissionais da saúde, 174 ambulâncias, sendo 32 delas com UTIs, que terão capacidade para realizar de pequenas cirurgias a procedimento de alta complexidade, inclusive com desfibriladores disponíveis para emergências, além de 20 postos de saúde por dia, com 3 médicos, além de enfermeiros, técnico de enfermagem e bombeiros civis - serão dois a cada 100 metros caminhando com os foliões em cada megabloco.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, os postos médicos darão suporte a todos os foliões e são verdadeiros mini-hospitais. “Nós criamos uma outra estrutura de saúde para atender o carnaval na cidade como já foi feito nos outros anos e que deu resultado”, disse. “Os hospitais estarão abertos atendendo caso necessário, mas a intenção é resolver todos os problemas dentro dos postos médicos para não impactar nos serviços de saúde que funcionarão normalmente para toda a população”, completou o secretário.
Combate ao assédio
O protocolo Não Se Cale, que auxilia no atendimento a vítimas de assédio sexual, LGBTfobia e racismo, será intensificado, com 300 agentes envolvidos e 5 unidades móveis, localizadas estrategicamente nos megablocos ao lado dos postos de atendimento médico. Além disso, diariamente, 25 agentes descaracterizados vão circular pelas áreas de maior movimento como forma de intensificar a segurança e prevenir o assédio contra mulheres. Também serão distribuídas pulseiras de identificação de crianças.
Em outra frente, a Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS), da Guarda Civil Metropolitana, irá atuar com 46 agentes por dia (durante o pré, carnaval e pós), totalizando 368 agentes e oito viaturas.
Escolas de Samba
Além do Carnaval de Rua, a Prefeitura de São Paulo também participa da organização da festa no sambódromo com os desfiles de 32 escolas de samba que devem atrair mais de 180 mil pessoas.
No total, 4,3 mil profissionais estarão envolvidos na organização dos desfiles e 1,9 mil ônibus serão disponibilizados para transportar os foliões, que também contarão com duas linhas especiais saindo do Tietê e da Barra Funda para chegada e saída do sambódromo, além de todo o suporte necessário com postos médicos, ambulâncias e a atuação de profissionais de saúde.
A segurança será reforçada com 816 agentes, 44 câmeras do Smart Sampa na região do sambódromo, 234 viaturas (carros e motos) e o uso de drones.
Mobilidade e transporte
A Prefeitura fará uma operação especial no trânsito e transporte. Serão mais de 1.300 linhas de ônibus circulando nos fins de semana do pré, Carnaval e pós, sendo 150 linhas operando na madrugada.
Haverá ainda uma ação especial com 1,9 mil ônibus para quem for assistir aos desfiles no Sambódromo do Anhembi, que terá 32 escolas de samba em quatro dias. A partir da zero hora de domingo, quem for utilizar o transporte público vai contar ainda com o Domingão Tarifa Zero, em que o passageiro não paga tarifa aos domingos.
Para garantir o ir e vir organizado, SPTrans e CET colocarão 2 mil agentes nas ruas, distribuídos por todas as regiões.
Para saber sobre mudanças de linhas, a população poderá acessar o site da SPTrans. Além disso, serão instalados adesivos com QR Code em 1,3 mil pontos de ônibus com informações sobre desvios e desativação de linhas durante o Carnaval.
As informações sobre trânsito durante a festa estarão no site da CET.
O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para os carros, de segunda-feira (3/3) até a Quarta-Feira de Cinzas (5/3), em razão do período de Carnaval. Saiba mais clicando aqui.
Apoio ao turista
A Prefeitura vai colocar 2.875 agentes de turismo em ação neste ano para auxiliar os frequentadores do Carnaval, tanto nos circuitos de rua quanto no Sambódromo. Esse é o maior número de guias de turismo já registrado dentro da Ação de Apoio ao Turista, um aumento de 20% em relação ao ano passado. Os guias oferecem informações sobre os horários dos desfiles, localização de banheiros, acesso ao transporte público, entre outros temas relacionados.
Resumo da megaestrutura
Desfiles e Blocos: O Carnaval de São Paulo terá o desfile de 32 escolas de samba e 601 blocos de rua confirmados, sendo que 100 blocos são patrocinados pela Prefeitura, com um investimento de R$ 25 milhões.
Empregos e Economia: Espera-se que o carnaval crie pelo menos 50 mil empregos, incluindo 15 mil vendedores ambulantes, e injete de R$ 3,4 bilhões na economia da cidade, representando o maior retorno financeiro da história do evento.
Infraestrutura e Serviços:
Sanitários e Hidratação: Serão disponibilizados 30 mil banheiros químicos e uma operação de distribuição de água com 2,2 milhões de copos em 158 tendas de hidratação, com o apoio de 18 caminhões-pipa em parceria com a Sabesp.
Segurança: O evento será monitorado pelo Smart Sampa, com 5.350 guardas civis e 7.300 policiais militares por dia. Qualquer atitude suspeita será reportada à Central de Monitoramento da GCM, que acionará a equipe da Guarda Civil mais próxima. Todos os 14 megablocos serão acompanhados por 20 drones integrados ao Smart Sampa.
Saúde: Haverá uma ampla estrutura de atendimento de rua, incluindo 174 ambulâncias e UTIs móveis, além de 20 postos médicos por dia. As mais de 100 unidades de saúde, incluindo 23 hospitais e 33 UPAs, funcionarão 24 horas.
Transporte: A SPTrans e a CET terão 2 mil homens distribuídos para garantir o trânsito seguro, com mais de 1.300 linhas de ônibus operando 24 horas e 150 delas na madrugada, além de uma operação especial para o Sambódromo com quase 2 mil ônibus.
Combate ao Assédio e Discriminação: Denúncias e orientações sobre assédio sexual, LGBTfobia, venda de bebidas para menores e racismo poderão ser feitas nos postos.
Informações: A Prefeitura criou o site oficial carnavalsp.com com informações sobre locais, horários e itinerários dos blocos de rua.
Mídias
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk