Notícia na íntegra

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2025 | Horário: 10:54
Compartilhe:

Sambódromo do Anhembi recebe primeira noite de desfile do Grupo Especial nesta sexta-feira (28)

Prefeitura participa da organização do evento em diversas áreas, como segurança, saúde, mobilidade, transporte e mais de 4,3 mil profissionais envolvidos

Com uma grande estrutura montada pela Prefeitura de São Paulo, o Sambódromo do Anhembi está pronto para apresentar um grande espetáculo a um público estimado em 180 mil pessoas que vão assistir aos desfiles das 14 escolas do Grupo Especial, nesta sexta-feira (28) e sábado (1º), e as 8 do Grupo de Acesso 1, no domingo (2). As 10 escolas do Grupo de Acesso 2 já desfilaram na passarela do samba no sábado passado (22).

A primeira noite de desfiles do Grupo Especial terá Colorado do Brás, às 23h, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Mancha Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro e Camisa Verde e Branco no encerramento.

A Prefeitura participa da estrutura do evento em diversas frentes, com o envolvimento de mais de 4,3 mil profissionais, além de investir R$ 51 milhões na Liga Independente das Escolas de Samba, contemplando as 32 agremiações associadas.

O público terá à disposição três postos médicos para atendimento de emergência, com 75 profissionais de saúde por dia e 14 ambulâncias. A segurança do local será reforçada, com 816 agentes de segurança, 44 câmeras do Smart Sampa na região do sambódromo, 234 viaturas (carros e motos) e uso de drones.

Para garantir a inclusão, o Camarote Espaço da Cidade terá uma cabine onde será possível assistir a vídeos com a interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos sambas-enredo. Ao todo, oito intérpretes de Libras realizaram a explicação dos 22 sambas-enredo, com o apoio de integrantes das agremiações, intérpretes de Libras e pessoas surdas.

Outro recurso de acessibilidade disponível no Sambódromo, destinado às pessoas com deficiência visual e cegas, será a audiodescrição. O método fornece descrição de imagens como expressões faciais, figurinos, cenários, mudança de espaço e tempo e qualquer informação escrita.

Mobilidade
Os foliões que vão aproveitar o Carnaval 2025 na avenida podem contar com o transporte público para chegar ao Sambódromo do Anhembi. A SPTrans irá disponibilizar duas linhas especiais ligando estações de Metrô aos desfiles do Grupo Especial e do Grupo de Acesso da folia paulistana, nos dias 28 de fevereiro e 1º, 2 e 8 de março. Veja mais aqui.

O público poderá embarcar nas estações Portuguesa-Tietê, na linha 1-Azul e Palmeiras-Barra Funda, na linha 3-Vermelha. As linhas serão expressas, fazendo o percurso direto entre as estações e o Anhembi e irão operar durante toda a noite, garantindo também a volta para casa após os desfiles.

A partir da zero hora de domingo, quem for utilizar o transporte público vai contar ainda com o Domingão Tarifa Zero, em que o passageiro não paga tarifa aos domingos.

Para saber sobre mudanças de linhas, a população poderá acessar o site da SPTrans. Além disso, serão instalados adesivos com QR Code em 1,3 mil pontos de ônibus com informações sobre desvios e desativação de linhas durante o Carnaval. 

As informações sobre trânsito durante a festa estarão no site da CET.

O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para os carros, de segunda-feira (3/3) até a Quarta-Feira de Cinzas (5/3), em razão do período de Carnaval. Saiba mais clicando aqui.

Saiba mais sobre os desfiles aqui.

Limpeza
A Secretaria Municipal das Subprefeituras, por meio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp), realiza todos os anos a operação de limpeza nos dias oficiais de desfiles das escolas de sambas no Anhembi. Para este ano, a meta é resgatar o máximo de resíduos descartados, e o encaminhamento de 100% do material recolhido à Central Mecanizada de Triagem para reciclagem.

No total, são 180 agentes de limpeza atuando no complexo, com 6 veículos circulando diariamente durante os dias de festa, 20 cestos aramados distribuídos, além de 15 Pontos de Entregas Voluntárias e 4 contêineres para armazenamento dos resíduos. 

Somente no primeiro final de semana, 22 e 24 de fevereiro, foram retiradas 2,61 toneladas de lixo com a varrição e limpeza, no sábado e domingo. Além disso, foram utilizados 20.000 litros de água de reuso e 3.000 litros de desinfetante.

Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho mantém uma parceria com a Cooperativa Central Tietê para a limpeza do Sambódromo. Ao todo, 60 cooperados atuam na coleta de resíduos recicláveis durante os desfiles das escolas de samba dos grupos de acesso e especiais, de 22 de fevereiro a 8 de março. 

Histórico do Sambódromo

O Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, também conhecido como Sambódromo do Anhembi, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. É um dos maiores espaços para eventos ao ar livre da cidade. Foi inaugurado no dia 1º de fevereiro de 1991, com capacidade para 10 mil pessoas. Em 1992, a conclusão de alguns módulos de arquibancada dobrou essa capacidade. Em 12 de fevereiro de 1996, com todos os setores concluídos, que o Polo foi entregue à população, já carinhosamente apelidado de Sambódromo, com capacidade para 30 mil pessoas. A passarela (pista de desfiles) foi batizada com o nome do sambista Adoniran Barbosa.
 
Dados do Sambódromo

•​Pista de 530 m de comprimento por 14 m de largura;
•​Área da Concentração: 23 mil m²;
•​Área da Dispersão: 14 mil m²;
•​Maior arquibancada: Monumental (setor B) – portão 15
•​Ao longo da pista há outras oito arquibancadas
•​Sala de Imprensa: acesso pelo portão 23 (apenas para credenciados)
•​Para as arquibancadas e cadeiras de pista há serviço de alimentos e bebidas, além de sanitários

Regras para o Sambódromo
 
O que pode

 
•Mochila
•Capa de chuva
•Bandeira sem mastro
 
Será permitida a entrada com alimentos não perecíveis, industrializados devidamente lacrados; frutas cortadas e acondicionadas em embalagem transparente e não rígida (até três itens por pessoa), a fim de se evitar a prática do comércio ambulante. Qualquer quantidade que exceder o limite acima poderá ser descartada na entrada do evento.
 
O sambódromo está repleto de bebedouros, proporcionando a todos uma festa regada não apenas de ritmo, mas também de água potável.
 
O que não pode
 
Para garantia da segurança do público, não será permitida a entrada de:

 
•garrafas rígidas de qualquer gênero ou tamanho, exceto garrafas de plástico, para consumo de água, sem tampa, que poderá ser retirada pelos seguranças;
•embalagens rígidas e com tampa;
•copos térmicos, de vidro ou metal;
•latas em geral;
•cadeiras e banquinhos;
•guarda-chuvas, objetos pontiagudos, perfurantes ou cortantes;
•armas de fogo ou armas brancas (facas, canivetes, etc.);
•fogos de artifício;
•objetos de vidro, plástico rígido, metal ou madeira;
•bebidas de qualquer natureza, solvo se acondicionada em copo descartável; 
•materiais inflamáveis e corrosivos;
•Sprays;
•ponteiros de laser ou outros dispositivos emissores de luzes.
 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn