Notícia na íntegra

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024 | Horário: 16:50
Compartilhe:

Segunda edição do Festival Arquivo Aberto terá foco em documentos e protagonistas invisibilizados da história administrativa

Serão três dias seguidos de eventos com programações gratuitas no Arquivo Histórico Municipal

O Arquivo Histórico Municipal (AHM) realiza a segunda edição do Festival Arquivo Aberto, entre esta quinta-feira (28) até sábado (30). Com o objetivo de relacionar o patrimônio documental com a História Social, além de celebrar o potencial dos arquivos e seus acervos, o órgão convida à reflexão sobre documentos e protagonistas invisibilizados ao longo da história administrativa oficial.

A segunda edição do Festival Arquivo Aberto mantém a estrutura do ano anterior, organizada em torno de três eixos centrais: “Diálogos no AHM” - voltado a palestras e rodas de conversa com temas pré-definidos e convidativos; “Laboratório de Formação” - foco em oficinas de conservação e na troca de experiências sobre acervos comunitários; e “Ocupação Arquivo Vivo” - com destaque a apresentações culturais de protagonistas históricos do território do Bom Retiro, exposições e instalações que exploram temas contemporâneos com a preservação da memória.

A primeira edição ocorreu em 2023 na sede do AHM, destacando a capacidade das políticas de memória de se reinventar e dialogar com o presente: “Acreditamos na nossa capacidade de criar, inventar, experimentar e propor, tendo a instituição, seu acervo, a cidade e as pessoas como principal insumo de interligação e proposição.”, afirma Guilherme Galuppo Borba, diretor do Arquivo Histórico Municipal.

Os arquivos sobre e os protagonistas historicamente ocultos ao longo da história incluem acervos pessoais, documentos de artistas, tradições orais e outros registros que revelam as narrativas de grupos sociais sub-representados na história administrativa oficial. Embora estejam presentes no patrimônio documental da cidade, eles exigem uma leitura cuidadosa e crítica para expor relações de poder e dar voz a memórias muitas vezes esquecidas ou silenciadas.

 

Programação

A programação do Festival Arquivo Aberto abrange palestras, oficinas, mesas redondas e rodas de conversa voltadas ao estudo e análise de acervos pessoais, documentos de artistas, tradições orais e manifestações diversas da memória cultural e popular brasileira. 

E para embalar essa programação recheada de atividades com muita música, o Festival também apresenta uma curadoria de shows com artistas de diversas identidades musicais. Alguns destaques são as apresentações de Anelis Assumpção, em 28/11, das 21h20 às 22h; de Juão Nym, em 30/11, das 17h às 18h e do Samba do Bule, no dia 30/11, das 19h às 20h. Os shows acontecerão em um palco montado em frente à sede do AHM, na Praça Cel. Fernando Prestes, com público livre.

Confira a programação completa aqui.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn