Serviço

Divisão de Fauna

Como em outras grandes cidades do mundo, ao longo de sua história, o município de São Paulo não deu a devida atenção a questões ambientais durante seu processo de urbanização. Consequentemente essa pressão do meio urbano gerou muitos problemas para a fauna que habita a cidade. Animais silvestres atropelados, acidentados por linha de pipa ou atacados por cães refletem o desequilíbrio dessa complexa relação. Atenção e cuidados especiais com a fauna silvestre da cidade tornaram-se necessários e são obtidas por meio do trabalho da Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre (DEPAVE 3).

Criada em outubro de 1993, o DEPAVE-3 presta atendimento veterinário com suporte laboratorial aos animais silvestres trazidos por munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Ibama, Centro de Controle de Zoonoses, entre outros. Para tratamento, os animais recebem cuidados veterinários com acompanhamento clínico, cirúrgico, biológico e nutricional de acordo com as necessidades próprias de cada espécie.

Alguns animais atendidos na Divisão de Fauna têm a necessidade de passar por uma etapa de reabilitação (atendimento veterinário), específica de cada espécie, que possibilita sua destinação para soltura na natureza ou encaminhados a criadouros conservacionistas que trabalham com animais silvestres. Projetos experimentais, como os dos macacos bugios onde é feita a reintrodução destes em áreas de matas preservadas no município. Outra atividade importante é o de levantamento da fauna, responsável pela identificação das espécies que vivem na cidade. A Divisão de Fauna também é responsável por ações preventivas relacionadas aos animais silvestres e exóticos (gansos, marrecos, peixes) mantidos pela prefeitura nos parques. A informação técnica gerada por todas as atividades realizadas pela Divisão sobre a fauna na cidade de São Paulo resulta sistematicamente na produção de trabalhos científicos, publicações e na organização de cursos tanto para os técnicos e responsáveis pelos parques e áreas verdes da cidade, como também para o público geral.


Divisão Técnica de Medicina Veterinária
Local: Parque Ibirapuera
Endereço: Av. IV Centenário, Portão 7A
Horário de funcionamento administrativo: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h
Tel/Fax: (11) 3885-6669
E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br
www.prefeitura.sp.gov.br/fauna

> Recebimento de animais: segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.

*Nos fins de semana, os atendimentos aos animais silvestres do município de São Paulo serão feitos exclusivamente no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs).

Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs)

Local: Parque Anhanguera
Endereço: Av. Fortunata Tadiello Natucci, altura do nº 1000
Horário de funcionamento administrativo: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h

> Recebimento de animais: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, aos sábados e domingos, das 8h às 14h, e feriados, das 8h às 12h.