Serviço

Herbário Municipal

Endereço:

Herbário Municipal de São Paulo

Av. IV Centenário, 1268, portão 7A - Parque Ibirapuera

CEP 04030-000

Tel: 5574 6201

e-mail: herbario_svma@prefeitura.sp.gov.br


Horário de atendimento ao público:

segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h

O Herbário Municipal de São Paulo

Herbário é um acervo de plantas identificadas e catalogadas, devidamente prensadas e secas, de modo que ficam preservadas para estudos, por centenas de anos. Desta forma constitui-se em valiosa fonte de documentação sobre o meio ambiente de determinada região. Foi a preocupação com a preservação da vegetação e o conhecimento e divulgação da Flora da cidade de São Paulo, especialmente dos parques municipais, que levou a Prefeitura a criar o Herbário Municipal em 1984. Seu acervo conta atualmente com cerca de 12.000 espécimes (entre ervas, arbustos, árvores nativas e ornamentais etc.), coletados principalmente no município de São Paulo. Em 1999 o Herbário Municipal foi registrado no Index Herbariorum, possibilitando maior intercâmbio científico nacional e internacional (vide www.nybg.org/bsci/ih/ih.html). Através do Herbário Municipal é realizada a identificação botânica, atendendo a necessidades técnicas da SVMA e a população em geral.


A importância da identificação botânica

As plantas, como todos os seres vivos, têm identidade, que é retratada pelo seu nome científico e sua classificação. Estes dados são exclusivos de cada espécie e são adotados internacionalmente, para se evitar confusões com os nomes populares. Isto é fundamental para o bom desenvolvimento de diversas atividades de conservação e recuperação ambiental. 
Por exemplo:

Reconhecimento de espécies raras ou ameaçadas de extinção, indicando-se plantas matrizes ou porta-sementes, para a propagação pelos viveiros. Estas plantas podem ser atrativas à fauna silvestre, ter interesse ornamental, ou ainda ou outros usos econômicos. 
Caracterização florística de parques, reservas ecológicas e outras áreas de proteção ambiental, avaliando seu grau de conservação e, portanto, possibilitando indicar medidas de manejo. 
Reconhecimento de plantas tóxicas ou daninhas, visando seu controle. 
Divulgação da flora à população, através de placas, folhetos e cursos, contribuindo para a educação ambiental. 
Escolha adequada de espécies para uso na arborização de ruas, uma vez que árvores com o mesmo nome popular podem ter características muito distintas e até conflitantes com as condições do espaço que se pretende arborizar, podendo mesmo acarretar problemas futuros.

 

Serviços:

Identificação botânica para munícipes

Para isso siga as recomendações sobre o estado do material botânico que se deseja identificar:

Corte com cuidado ramos com flores e/ou frutos (que são as partes fundamentais para a identificação das plantas). 
Caso não seja possível trazer o material fresco para o Herbário Municipal, coloque-o entre jornais, deixando-o prensado, secando ao sol ou sob calor, para que as folhas não fiquem enrugadas, nem embolorem. 
Anote os seguintes dados: tamanho da planta, presença de látex, cor das flores e/ou frutos, local e data de coleta, nome e telefone (ou endereço para resposta) do coletor.