Serviço

Medicinas Tradicionais - Serviços

ACUPUNTURA

A Acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de forma integral o indivíduo, podendo ser usada isolada ou de forma associada a outros recursos terapêuticos, apresentando em algumas situações melhores respostas nos quadros de lombalgias, cervicalgias, enxaquecas, sintomas da tensão pré- menstrua,l sequelas de AVC e outras.

Consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos no corpo para obter efeitos terapêuticos pela liberação de substâncias  químicas que vão produzir analgesia,  efeito anti-inflamatório, relaxante muscular, calmante, antidepressivo, estimula a imunidade e atua na reabilitação das sequelas de acidente vascular cerebral (AVC).

Frequentemente a acupuntura é aplicada junto com  Moxabustão ( calor no local de aplicação)  e outras técnicas como  eletroacupuntura, ventosas etc.

Tem boa aceitação e satisfação dos usuários, atualmente está disponibilizada em 35 Unidades de Saúde no Município de São Paulo.         

HOMEOPATIA

A homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelos Conselhos Federal e Estadual de Medicina de São Paulo faz parte do Programa Qualidade de Vida em Saúde, estando atualmente presente em 15 serviços da rede municipal de Saúde.

A Homeopatia é uma forma de cuidado  de saúde que busca o equilíbrio do corpo, da mente e das emoções, sempre valorizando o Ser Humano como um todo. Pode ser usada de forma isolada e/ou com outras terapêuticas de acordo com a orientação medica.

O medicamento homeopático atua restabelecendo o equilíbrio do organismo em qualquer pessoa, em qualquer idade e em qualquer tipo de problema de saúde.

FITOTERAPIA E PLANTAS MEDICINAIS

O uso de Plantas Medicinais tem origem nos primórdios da medicina; são utilizados seus princípios ativos que agem na prevenção e cura de diversas doenças.

A fitoterapia é um recurso terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.

A Secretaria Municipal da Saúde vem incentivando o cultivo/ uso correto e seguro de plantas medicinais  nas Unidades de Saúde.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A área Técnica da MTHPIS vem contribuindo com a Área Técnica de Alimentação e Nutrição, com as modalidades de Alimentação das Medicinas tradicionais e das Práticas Integrativas em Saúde e com o objetivo de melhorar o consumo e a qualidade alimentar dos usuários de Rede Municipal de Saúde.

PRÁTICAS CORPORAIS

Lian Gong em 18 Terapias

Prática que une exercícios físicos à prevenção e terapia de dores corporais; elaborada na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, terapeuta da Medicina Tradicional Chinesa, chefe do setor de Traumatologia e Ortopedia de um hospital de Shangai, no Brasil foi introduzida no ano de 1987.

É uma das Práticas Corporais Chinesas mais difundidas nas nossas unidades de saúde pela facilidade de sua compreensão, ampla aceitação e eficácia observada. O sistema completo do Lian Gong em 18 Terapías é composto de três partes:

Parte 1: 18 exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar sua movimentação natural.

Parte 2: 18 exercícios para prevenir e tratar problemas nas articulações, tenossinovites e disfunções dos órgãos internos.

Parte 3: I Qi Gong: 18 exercícios para fortalecer as funções do coração e dos pulmões, prevenir e tratar problemas das vias respiratórias.

Tai Chi Pai Lin

É o conjunto de práticas transmitidas pelo Mestre Liu Pai Lin, segundo transmissão recebida de mestres taoístas, e é utilizado para a prevenção e tratamento de doenças, restabelecendo a saúde e possibilitando a longevidade.

Pai Lin em chinês quer dizer cem anos. O nome expressa um caminho para uma vida longa e saudável.

Os exercícios básicos são fáceis de aprender podendo ser realizados em pé, sentado ou deitado. Tem como objetivo: preservar e recuperar a saúde, eliminar tensões, aumentando a resistência imunológica, através do equilíbrio energético; fortalecer o sistema nervoso, possibilitando maior equilíbrio das funções psíquicas e emocionais.

Danças Circulares Sagradas

As Danças Circulares sempre estiveram presentes na história da humanidade, em rituais e celebrações coletivas. Nas décadas de 50/60, o bailarino, coreógrafo, pedagogo e artista plástico alemão Bernhard Wosien  resgatou danças folclóricas de diferentes povos e culturas, e em 1976 as ensinou na comunidade de Findhorn (Escócia), sendo este um marco de início do movimento das Danças Circulares Sagradas.

As Danças Circulares tem possibilitado vivenciarmos de um modo especial a alegria, a irmandade e o amor numa comunicação não-verbal, sendo um rico instrumento de promoção de saúde, disseminação de uma cultura de paz e de inclusão social, através de coreografias tradicionais e também contemporâneas.

Meditação

É uma técnica de relaxamento que exercita a concentração e possibilita tomar consciência dos pensamentos e emoções antes de agir, modificando a maneira de como percebemos o mundo dentro e fora de nós. ( fonte Induísmo)

Benefícios

•             Possibilita estudar melhor;

•             Possibilita trabalhar melhor;

•             Possibilita viver melhor, em harmonia consigo mesmo e o próximo;

•             Possibilita superar o sofrimento;

•             Possibilita redirecionar a nossa mente para longe de estreitos e negativos padrões de pensamento necessário para se ter um pouco de paz e sucesso;

•             Possibilita combater o processo de adoecimento.

Automassagem para a  Saúde

A automassagem faz parte das Medicinas Tradicionais a Indiana, Chinesa e de outros povos. É uma prática que promove o bem estar geral, o autoconhecimento, incentiva o autocuidado atuando na promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças.

Destaca-se pela sua simplicidade, fácil aprendizado e quando realizada com seriedade e persistência, surtirá bons resultados.

Na China, a automassagem em determinados pontos do corpo é amplamente conhecida da população em geral, é ensinada desde cedo às crianças nas escolas como rotina indispensável para a manutenção da saúde. É praticada nos parques ao amanhecer por centenas de pessoas.

A automassagem com intenção mental aplicada em pontos de acupuntura procura eliminar; os bloqueios e estagnações que impedem o Qi (energia) e o sangue de circular de forma equilibrada e harmônica. Ela proporciona alguns benefícios como redução do estresse, melhora da insônia, das dores no corpo em geral, obstipação e outras enfermidades.

Xiang Gong (treinamento perfumado)

O Xiang Gong foi elaborado e divulgado em 1988 pelo prof. Tien Wei San, de Luoyang, em Henan – China.

Com movimentos só de braços na primeira parte, e braços e pernas na segunda parte, o Xiang Gong foi criado originalmente para aumentar a vitalidade de pessoas em condição de fraqueza, doença ou dificuldade de concentração, podendo ser praticado sentado, se necessário.

O Xian Gong é composto de movimentos simples que, repetidos muitas vezes, desbloqueiam a circulação do Ar Vital (Qi) nos canais energéticos utilizados pela acupuntura, fortalece o organismo todo e possibilita ao praticante, depois de algum tempo, se dedicar a exercícios mais intensos.

É indicado para todas as faixas etárias, inclusive para crianças, que normalmente gostam dos movimentos por lembrarem brincadeiras infantis.

Lien Ch’i

É uma prática física ensinada há milhares de anos na China, baseada no controle da respiração e na meditação.

Combina exercícios e gestos (mudrás) com respiração e concentração, atuando na consciência com repercussões tanto no nível fisiológico corporal como no das imagens mentais.

Melhora o metabolismo, humor e capacidade respiratória, amplia nossa consciência, equilíbrio e concentração. Traz relaxamento e aplaca a ansiedade.

Baseado inicialmente em oito movimentos que alongam a musculatura, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade.

 

Dao Yin Bao Jian Gong

Baseado em métodos milenares, foi elaborado pelo professor Zhang Guang De, como instrumento para utilização em atividades de saúde pública, com o patrocínio da Universidade de Educação Física de Beijing (onde é professor sênior efetivo) nas pesquisas científicas.

Consta de 8 movimentos com repercussões gerais ou direcionadas para funções específicas do corpo humano (especialmente estimular a circulação nos canais energéticos e regular as funções dos órgãos internos). Possui algumas características fundamentais: combinação da intenção mental com a forma dos movimentos, combinação dos movimentos com a respiração; relaxamento de todo corpo, movimentos circulares, suavidade, flexibilidade, harmonia e continuidade.

Tai Ji Qi Gong em 28 Movimentos

Foi elaborado pelo Dr. Li Ding, baseado no Tai Ji Qi Gong em 18 Movimentos do Dr. Chen Kwei Lan de Harbin, China. Após estudar a fundo o Tai Ji Qi Gong em 18 Movimentos, o Dr. Li Ding aperfeiçoou e expandiu o método para 28 movimentos, modificou alguns movimentos, que eram realizados numa só direção, para serem realizados à esquerda e direita e acrescentou outros 10 movimentos. As modificações visam enfatizar a teoria dos meridianos da Medicina Tradicional Chinesa e a harmonização das atividades de ambos os lados do cérebro na prática dos exercícios.

O Dr. Li apresentou o método em 1987, na Itália e em Singapura, em conferências acadêmicas, e foi muito bem recebido, inclusive pelos praticantes do Tai Ji Qi Gong em 18 Movimentos. A prática do método expandido em 28 movimentos, além de ser terapêutico, proporciona uma melhor compreensão da teoria dos meridianos e dos órgãos internos da Medicina Tradicional Chinesa.

 Yoga

Surgido na Índia o Yoga ou Ioga engloba um sistema de práticas milenares que utilizam combinação de técnicas respiratórias com movimentos, posturas físicas, relaxamento e meditação. Atua de modo integral, direcionando o praticante ao equilíbrio físico, mental e emocional.

O sistema de exercícios físicos e mentais desenvolvido pela ioga tem como objetivo equilibrar corpo e o desenvolvimento das potencialidades da mente.

Tradicionalmente, dentre os benefícios advindos da prática de Ioga podemos enumerar: Alongamento e tonificação muscular; Força e resistência; Relaxamento; Melhora da postura e circulação; Massagens dos órgãos internos; Fortalecimento do sistema imunológico e regulação da pressão sangüínea. Na mente maior concentração e paciência; Auto-conhecimento e autocontrole; Percepção das próprias limitações; Tratamento de questões ligadas ao estresse, depressão, ansiedade e hipertensão.  

Dança Sênior

A Dança Sênior teve início em 1974 na Alemanha, baseada em músicas folclóricas de diversos povos, a dança pode ser lenta ou rápida, sentada ou em pé, é própria para pessoas da 3ª idade, porém é aplicável e de grande importância para os jovens e ou portadores de deficiências.

Benefícios que as danças proporcionam: melhoram a coordenação, a memória, equilíbrio, postura, alegria de viver promovem a socialização, a inclusão e  as pessoas se tornam proativos nos afazeres do seu cotidiano.

A dança sentada possibilita aos cadeirantes e pessoas com deficiência motora como na Doença de Parkinson se beneficiar muito desta prática.

Caminhada

O sedentarismo está incluído entre os principais grupos de risco para diversas doenças e condições crônicas como hipertensão arterial, dores, depressão, sobrepeso, diabete e outras.

Com os conhecimentos atuais sabemos que a atividade física moderada, de preferência diária, por 30 minutos é um fator importante na prevenção de doenças cardiovasculares e outras doenças e condições crônicas.

Benefícios das atividades físicas regulares (como parâmetro a caminhada):

•             Melhora o condicionamento cardiorrespiratório;

•             Tonifica os músculos, favorecem a fixação do cálcio ósseo e a funcionalidade das articulações;

•             Melhorando a aptidão física, favorece a independência funcional no dia a dia;

•             Contribui na prevenção e redução da incidência e prevalência de diversas condições crônicas (diabetes, hipertensão, dislipidemias, acometimentos osteomioarticulares);

•             Ajuda as iniciativas para manutenção ou redução do peso;

•             Tem indicação formal para a prevenção de problemas cardíacos;

•             Contribui para redução do estresse, depressão e insônia;

•             Auxiliam nas iniciativas para manutenção ou redução do peso.

 

Capoeira

A Capoeira  consta de movimentos adaptados da capoeira e direcionados para o favorecimento de funções específicas do corpo humano, visando a promoção e recuperação da saúde. Possui algumas características fundamentais: utilização de ritmo e acompanhamento musical; moderação, suavidade, flexibilidade e harmonia dos movimentos; combinação da intenção mental com a forma dos movimentos; ênfase na respiração; valorização da história e aspectos culturais.

A Capoeira desfruta de grande prestígio entre a população jovem pela sua inserção e simbologia histórica afro-brasileira, pelo seu conteúdo lúdico com movimentos próximos à dança e com marcação musical, ou pelos seus resultados de agilização e fortalecimento do corpo.

Mais informações:

Ouvidoria Central da Saúde 

Rua General Jardim, 36 – 4° andar – Vila Buarque – São Paulo/SP

Acesso online, clique aqui.

Horário de atendimento: 09:00 às 17:00