Serviço

Sobre direitos humanos e Legislação

Sobre direitos humanos

 

Conheça a história da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos comuns a todas as pessoas

 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada em 1948, na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento é a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão do planeta.

Os direitos humanos são os direitos essenciais a todos os seres humanos, sem que haja discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade ou qualquer outro motivo. Eles podem ser civis ou políticos, como o direito à vida, à igualdade perante a lei e à liberdade de expressão. Podem também ser econômicos, sociais e culturais, como o direito ao trabalho e à educação, e coletivos, como o direito ao desenvolvimento. A garantia dos direitos humanos universais é feita por lei, na forma de tratados e legislações internacionais, por exemplo.

Leia o aqui o texto completo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

História

Quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos começou a ser pensada, o mundo ainda sentia os efeitos da Segunda Guerra Mundial, encerrada em 1945. Outros documentos já haviam sido redigidos em reação a tratamentos desumanos e injustiças, como a declaração de direitos inglesa (elaborada em 1689, após as guerras civis no Reino Unido, para pregar a democracia) e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (redigida em 1789, após a Revolução Francesa, a fim de proclamar a igualdade para todos).

Depois da Segunda Guerra e da criação da Organização das Nações Unidas (também em 1945), líderes mundiais decidiram complementar a promessa da comunidade internacional de nunca mais permitir atrocidades como as que haviam sido vistas na guerra. Assim, elaboraram um guia para garantir os direitos de todas as pessoas e em todos os lugares do globo.

O documento foi apresentado na primeira Assembleia-Geral da ONU, em 1946, e repassado à Comissão de Direitos Humanos para que fosse usado na preparação de uma declaração internacional de direitos. Na primeira sessão da comissão, em 1947, seus membros foram autorizados a elaborar o que foi chamado de "esboço preliminar da Declaração Internacional dos Direitos Humanos".

Um comitê formado por membros de oito países recebeu a declaração e se reuniu pela primeira vez, em 1947. Ele foi presidido por Eleanor Roosevelt, viúva do presidente americano Franklin D. Roosevelt. O responsável pelo primeiro esboço da declaração, o francês René Cassin, também participou.

O primeiro rascunho da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que contou com a participação de mais de 50 países na redação, foi apresentado em setembro de 1948 e teve seu texto final redigido em menos de dois anos.

 

Fonte: Portal Brasil/Ministério da Justiça

 

Legislação

 

Saiba quais são os principais instrumentos que cuidam dos direitos humanos no mundo (quando reconhecidos pelo Brasil) e em nosso país

 

Declarações e princípios 

Princípios de Paris (relacionados ao estatuto de instituições nacionais de direitos humanos)

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas

Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas

Convenções da ONU

Convenção Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher / Decreto nº 4.377, de 13/9/2002

Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional  (Protocolo de Palermo) / Decreto nº 5.015, de 12/03/2004

Convenções e acordos regionais

Convenção de Belém do Pará (convenção interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher)

Acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados Partes do Mercado Comum do Sul (Mercosul, Bolívia e Chile) / Decreto nº 6.975, de 7/10/2009

Acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados Partes do Mercosul / Decreto nº 6.964, de 29/09/2009

Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de San Jose da Costa Rica, de 1969)

Protocolo de San Salvador (direitos econômicos, sociais e culturais)

Decretos e leis locais

Decreto nº 51.180, de 14/1/2010 (dispõe sobre a inclusão e uso do nome social de pessoas travestis e transsexuais nos registros municipais relativos a serviços públicos prestados no âmbito da administração direta e indireta)

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Lei Maria da Penha (Lei 11.340)

Lei sobre os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor (Lei 7.716)

Lei sobre pessoas portadoras de deficiência (Lei 7.853)

Lei de Refúgio (Lei 9.474/97) 

Pactos Internacionais

Pacto sobre direitos econômicos, sociais e culturais / Decreto nº 591, de 6/7/1992

Pacto sobre direitos civis e políticos / Decreto nº 592, de 6/7/1992

Outros documentos sobre direitos humanos para consulta

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (metas para atingi-los)

 

Núcleos de direitos humanos