Notícia na íntegra
Telecardiologia: Saúde reduz tempo de espera por consultas em 98,5%
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conseguiu resolutividade de 75,4% dos pacientes que passaram por consulta médica por meio da teledermatologia, enquanto a telecardiologia, aplicada em unidades nas regiões leste e sudeste, reduziu em 98,5% o tempo de espera para consultas entre outubro de 2023 e dezembro do ano passado. Os dados foram apresentados na última terça-feira (11) durante uma reunião entre as seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).
O evento foi organizado pelo Departamento de Atenção Especializada (DAE), que concentra 17 Hospitais Dia (HDs), 13 Ambulatórios de Especialidades (AEs), 13 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA-Es), 14 Serviços de Referência de Mama (SRMs), 6 Centros de Referência da Dor Crônica (CR Dor), 29 polos de curativos, um Centro de Cuidados Integrados Continuados (CCI), um Centro de Exames da Mulher (CEM) e um Centro de Referência para a População de Travestis e Transexuais (CR POP TT), na cidade de São Paulo.
Os dados das CRSs mostram a produção crescente nos serviços especializados. De 2021 até dezembro do ano passado, houve um aumento nos HDs, de 43% nos exames e 27% nas consultas médicas, e mais de 150 mil cirurgias de médio e pequeno porte ocorreram nesses equipamentos, o que permitiu diminuir a realização desses procedimentos nos hospitais gerais, cujas vagas ficam destinadas a cirurgias de maior complexidade.
“É muito importante fortalecer cada vez mais essa dinâmica e construir uma ação, não só pensando no tempo de espera, mas na melhoria constante do atendimento”, destacou o secretário-adjunto Maurício Serpa.
A secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino disse que “o balanço de um trabalho que ganhou corpo, principalmente, no pós-pandemia. Desde 2021, ampliamos os serviços de especialidades na cidade de São Paulo, sobretudo com equipamentos complementares, que facilitam o acesso dos cidadãos a um sistema de saúde de qualidade.”
Inovações e inteligência em Saúde
As inovações aplicadas beneficiaram o atendimento à população, como foi aferido no projeto-piloto da Teleassistência em dermatologia e cardiologia. A teledermatologia, aplicada nas unidades da região central da cidade, conseguiu resolutividade de 75,4% dos de pacientes que passaram por consulta médica, enquanto a telecardiologia, aplicada em unidades leste e sudeste, reduziu 98,5% o tempo de espera para consultas entre outubro de 2023 e dezembro do ano passado.
Para Paulete Secco Zular, coordenadora de saúde da região central, o avanço na assistência aos usuários já trouxe mudanças, “as melhorias foram visíveis principalmente na nossa produção e na qualificação dos profissionais de saúde. Nós ampliamos muitos serviços a começar pela dermatologia, que foi o primeiro projeto piloto de teleassistência do município.”
Um recurso novo é a ferramenta de monitoramento, que estará disponível na intranet para os profissionais das unidades utilizarem em suas rotinas de trabalho. Desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) e o DAE, permitirá que acompanhem pelo Business Intelligence (BI) as vagas de consultas ofertadas, escalas locais e reguladas, relação de pacientes atendidos e não atendidos, cancelamentos, permanência e retorno dos usuários e ainda a melhorará a gestão de todos os serviços da atenção especializada ambulatorial, com acompanhamento das produções diárias. "O que nós fizemos foi uma análise crítica dos dados favoráveis e do que podemos melhorar, e essas novas funcionalidades criadas, facilitarão esse trabalho", explica a coordenadora de Atenção Especializada, Lucia Helena Azevedo.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk