Notícia na íntegra

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024 | Horário: 17:21
Compartilhe:

Utilidade Pública: confira como será o funcionamento dos serviços municipais durante a eleição deste domingo (27)

Haverá reforço na frota de ônibus para facilitar o deslocamento da população; hospitais municipais, parques e centros esportivos terão horário normal de domingo

No próximo domingo, 27 de outubro, quando será realizado o segundo turno da eleição municipal, o funcionamento de alguns serviços administrados pela Prefeitura de São Paulo será alterado para melhor atender à população. A frota de ônibus terá 1,9 mil veículos a mais para facilitar o deslocamento do público e o acesso aos locais de votação. A SPTrans vai colocar nas ruas a mesma frota dos sábados, com 6,8 mil veículos.  

Não haverá cobrança de tarifa, como já ocorre aos domingos, além de datas como Aniversário de São Paulo, Natal e Ano Novo. Para utilizar os ônibus gratuitamente nessas ocasiões, o passageiro deve utilizar seu Bilhete Único e passar pela catraca normalmente, sem qualquer desconto de crédito. Quem não tem o cartão também tem acesso, bastando apenas comunicar ao motorista ou o cobrador.  

As equipes de campo estarão nas ruas para garantir o deslocamento dos eleitores para monitorar a operação da frota e orientar motoristas e passageiros, também respeitando o direito dos trabalhadores ao voto.  

Para melhorar o deslocamento pela cidade, o programa Ruas Abertas estará suspenso no segundo turno. Tanto a Avenida Paulista quanto as ruas da Liberdade estarão liberadas para o trânsito de veículos. O Elevado Presidente João Goulart também estará aberto para trânsito de carros no domingo. 

Veja o funcionamento de outros serviços:

Saúde  

Estarão abertos os serviços que já funcionam aos domingos, como os equipamentos da rede de urgência e emergência e que funcionam 24 horas: Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Pronto-Socorros (PSs), Hospitais Municipais e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24 horas.  

A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.  

Direitos Humanos  

Estarão abertos no domingo (27)   

•  Mulheres 

Casa da Mulher Brasileira – 24 horas  

•  Criança e Adolescente 

Os 52 Conselhos Tutelares estarão na forma de regime de plantão por meio dos celulares de apoio. Para ter acesso à lista de contatos, clique aqui

Centro de Referência da Criança e do Adolescente, das 8h às 20h. 

* População em Situação de Rua  

Estação Cidadania – das 9h às 14h  

•     Pessoas Desaparecidas 

Plantão pelo WhatsApp (11) 97549-9770 institucional, que estará ativo para comunicado de pessoas desaparecidas;  

FECHADOS 

-  Centros de Cidadania da Mulher, Centros de Referência da Mulher, ônibus Lilás, Postos Avançados de Atendimento à Mulher das Estações do Metrô Santa Cecília e Estação da Luz, e do Terminal de Ônibus Sacomã;  

- Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial;  

- Centros de Cidadania LGBTI;  

- Unidades Móveis LGBTI;  

- Polo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy e Posto Avançado do Centro de Referência dos Direitos da Pessoa Idosa;  

- Pessoas Desaparecidas - Posto Avançado;  

- Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI Oriana Jara) e Unidade móvel;  

- Ouvidoria de Direitos Humanos;  

- Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua;  

- Serviços de Inclusão Social e Produtiva (Recifran/Reviravolta) e CPD PopRua;  

Segurança Alimentar  

ABERTOS  

- Central de Abastecimento Leste - 7h às 14h 

- Sacolão Butantã - 7h às 13h30 

- Sacolão Estrada do Sabão - 8h às 14h 

- Sacolão Cohab Adventista - 8h às 14h 

- Sacolão Freguesia do Ó - 7h às 14h 

- Sacolão Avanhandava - 7h às 17h 

- Sacolão João Moura - 7h às 14h 

- Sacolão Brigadeiro - 8h às 13h 

- Sacolão Bela Vista - 8h às 14h 

- Sacolão Jaguaré - 7h às 13h 

- Mercado Tucuruvi - 8h às 13h 

- Mercado Teotônio Vilela - 7h às 13h 

- Mercado Ipiranga - 8h às 13h 

- Mercado Sapopemba - 8h às 13h 

- Mercado Guaianases - 8h às 13h 

- Mercado de Vila Formosa - 8h às 13h 

- Mercado Cidade Tiradentes - 8h às 15h 

- Mercado de Pirituba - 7h às 16h 

- Mercado Teotônio Vilela - 7h às 13h 

- Mercado Penha - 8h às 13h  

FECHADOS  

- Sacolão da Lapa  

- Sacolão City Jaraguá  

- Sacolão Jaraguá  

- Mercado da Lapa  

- Mercado São Miguel  

- Central de Abastecimento Pátio do Pari 

- Mercado Pinheiros

Assistência Social  

Abertos no domingo: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Central de Vagas, Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residência Inclusiva.   

Fechados: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro para a Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência para Idosos (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola, Centro Dia para Pessoa com Deficiência (CDPCD), Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa e as sedes da Família Acolhedora.  

Inovação e Tecnologia  

Telecentros, Fabs Labs Livres e Descomplica  

Em 27 de outubro as unidades estarão fechadas.  

Centros Esportivos  

As unidades funcionarão normalmente no dia 27, em seus horários habituais. 

Clique aqui para ter acesso aos endereços e horários de funcionamento das unidades.

Parques 

No domingo os parques da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) estarão abertos. No entanto, alguns deles terão seu funcionamento alterado. Confira abaixo.   

- Viveiros municipais  e Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) estarão fechados; 

- Planetário de Parelheiros: fechado entre os dias 25 e 28; 

- Planetário do Carmo: fechado em 26 e 28 de outubro; 

- Divisão da Fauna Silvestre (DFS): 

- Plantão telefônico das 8h às 17h nos dias 27 e 28; 

- Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) e receberá animais das 8h às 14h no dia 27.

- Unidade da DFS no Parque Ibirapuera permanecerá no final de semana.

Ecopontos 

Domingo, das 6h às 18h. 

Pátios de Compostagem 

Domingo, das 6h às 22h  

Cultura  

Arquivo Histórico Municipal – aberto só no dia 26  

Beco do Pinto – aberto nos dias 26 e 27, das 9h às 17h  

Biblioteca Mario de Andrade  

Biblioteca e Espaço de Convivência - aberto dia 26. Fechados dia 27

Coleção Circulante e Sala Infantil - abertos sábado, das 10h às 14; fechado domingo

Coleções Fixas - fechadas  

Bibliotecas de Bairro - abertas somente no dia 26  

Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Pe. José De Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Paulo Setúbal - estarão abertas somente no sábado  

Bosques de Leitura - abertos dias 26 e 27  

Capela do Morumbi – aberta nos dias 26 e 27, das 9h às 17h  

Casa se Cultura Santo Amaro (Paço Cultural Júlio Guerra Casa Amarela) – aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa da Imagem (antiga Casa nº1) – aberta nos dias 26 e 27, das 9h às 17h.  

Casa de Cultura Brasilândia – aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura Butantã - aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura Campo Limpo - aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa De Cultura Da Vila Guilherme (Casarão) - aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura Freguesia do Ó (Salvador Ligabue) - aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura Guaianases - aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura Hip Hop Leste (Cidade Tiradentes) (Espaço Cultural Casa Da Fazenda) – estará aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina) – aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura Itaim Paulista - aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura Itaquera (Raul Seixas - Parque Raul Seixas) - aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura M’ Boi Mirim - aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura Santo Amaro (Manoel Cardoso De Mendonça) – aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura São Mateus - aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura São Miguel Paulista (Antônio Marcos) - aberta no dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura São Rafael- aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa de Cultura Tremembé - aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa De Cultura Do Ipiranga (Chico Science) - aberta dia 26, das 9h às 16h  

Casa Do Bandeirante – aberta dias 26 e 27, das 9h às 17h  

Casa Do Grito – aberta dias 26 e 27, das 9h às 17h  

Casa Do Modernista - aberta dias 26 e 27, das 9h às 17h  

Casa Do Sertanista (Casa do Caxinguí) – aberta dias 26 e 27, das 9h às 17h  

Casa d Tatuapé – aberta dias 26 e 27, as 9h às 17h  

Centro Cultural da Diversidade (Teatro Décio De Almeida Prado) -aberto dias 26 e 27, das 10h às 22h  

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - aberto dia 26, das 10h às 22h  

Centro Cultural da Penha - aberto dia 26, das 10h às 22h; dia 27, das 10h às 21h  

Centro Cultural de Vila Formosa - aberto dia 26, das 9h às 18h; dia 27, das 9h às 17h

Centro Cultural do Grajaú (Palhaço Carequinha) - aberto dia 26, das 9h às 21h  

Centro de Culturas Negras – aberto dia 26, das 8h às 21h  

Centro Cultural Olido – aberto dia 26, das 12h às 21h  

Centro Cultural Santo Amaro – aberto dia 26, das 10h às 18h  

Centro Cultural Tendal da Lapa - aberto dia 26, das 9h às 15h  

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - aberto dia 26, das 9h às 22h  

Centro da Memória do Circo - aberto dia 26, das 12h às 20h

Centro de Referência da Dança (CRD) - aberto dia 26, das 10h às 21h  

Chácara Lane – aberta dias 26 e 27, das 9h às 17h  

Escola Municipal de Bailado – fechada  

Escola Municipal de Iniciação Artística – fechada  

Escola Municipal de Música – fechada  

Fundação Teatro Municipal/Praça Das Artes - verificar programação no site.

Hemeroteca - atendimento mediante agendamento  

Pavilhão das Culturas Brasileiras - fechado  

Polo Cultural e Criativo Vila Itororó (Canteiro Aberto) - aberto nos dias 26 e 27, das 10h às 19h  

Polo Chácara do Jockey - aberto dia 26, das 9h às 18h  

Ponto de Leitura Piqueri - aberto dias 26 e 27  

Ponto de Leitura Jardim Lapena - aberto dias 26 e 27  

Sítio Da Ressaca - aberto dias 26 e 27, das 9h às 17h  

Solar da Marquesa de Santos - aberto dias 26 e 27, das 9h às 17h  

Teatro Alfredo Mesquita - aberto dia 26, das 14h às 20h; dia 27, das 14h às 21h  

Teatro Artur Azevedo – aberto dia 26, das 14h às 23h  

Teatro Cacilda Becker - aberto dia 26, das 14h às 23h; dia 27, das 14h às 21h  

Teatro Flávio Império - aberto dias 26 e 27:  parque das 6h às 21h e teatro das 10h às 21h  

Teatro Paulo Eiró - aberto dia 26, das 14h às 22h30; dia 27, das 10h às 21h 

Centro Cultural São Paulo 

Teatro - aberto sábado e domingo

Cinema - aberto sábado e domingo

Bibliotecas (exceto a Louis Braile) - abertas no sábado; fechadas domingo

Biblioteca Louis Braile - aberta no sábado; fechada domingo

Discoteca Oneyda Alvarenga - aberta sábado e domingo

Multimeios e demais acervos - fechados 

Áreas de convivência - abertas 

Central de Informações - aberta 

Administração - fechada

 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn