Notícia na íntegra
Voluntários da USP levam teatro a núcleo de convivência de idosos com reflexão sobre a importância de cada fase da vida
“A Velha Branca de Neve”, adaptação criativa do clássico conto de fadas “A Branca de Neve”, levou os 60 atendidos no Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) Vovó Maria José a ter um novo olhar sobre a importância de apreciar as fases da vida. A peça foi apresentada no Dia Internacional do Voluntário, celebrado em 5 de dezembro.
A apresentação foi uma ação dos voluntários do Projeto de Arte e Educação 60+ da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), e mostra uma nova perspectiva sobre a jornada da princesa. A obra imagina o que aconteceu após o final da história original, com os personagens já em idade avançada. A produção também dá espaço para uma divertida crítica à era digital, em que os personagens buscam se adaptar aos avanços da tecnologia.
Atendida pelo serviço desde 2023, Maria Zita, 67, já participou de diversas atividades artísticas ali. Para ela, o espetáculo vai além da diversão, porque também é um momento para refletir o valor da história. “O teatro é a expressão artística mais bonita porque ela transmite emoções. A peça foi maravilhosa porque me trouxe um novo olhar sobre a importância de apreciar as fases da vida. Me deixou com gostinho de quero mais”, contou.
O espetáculo não apenas entreteve, como também emocionou o público, proporcionando uma reflexão sobre as diversas formas de pertencimento social para a terceira idade. “O voluntariado artístico promove o bem-estar dos idosos. Além de estimular a socialização e combater o isolamento social, essas ações fazem com que eles mudem suas percepções sobre envelhecimento e os colocam em situações nas quais possam se sentir protagonistas. É uma iniciativa que os enriquece e fortalece a autoestima”, disse Rosineide Gervasoni, gerente do NCI.
Inaugurado em agosto de 2023, o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) Vovó Maria José está localizado na Vila Maria, na Zona Norte. Este é o segundo desta modalidade na região, e oferece 200 vagas voltadas ao fortalecimento de vínculos e envelhecimento saudável.
Além deste equipamento, a rede socioassistencial da Prefeitura conta ainda com outros 93 serviços dessa modalidade, que somam mais de 13 mil vagas para atender idosos com 60 anos ou mais.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk