Subprefeitura Aricanduva

Terça-feira, 29 de Abril de 2025 | Horário: 08:00
Compartilhe:

Prefeitura entrega novas instalações do Caps Adulto II Aricanduva, na Zona Leste

Mudança de endereço garante maior conforto para os usuários, qualificando ainda mais o atendimento com cuidado humanizado e integral em saúde mental

A rede de saúde mental da cidade de São Paulo acaba de ser fortalecida com a ampliação da estrutura do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto II Aricanduva, que agora está localizado na praça Santo Atanásio, 90 – Vila Formosa. Entregue nesta manhã pelo prefeito em exercício, coronel Mello Araújo, a unidade oferece serviços como acolhimento, atendimento, atividades terapêuticas e acompanhamento.

O prefeito em exercício, coronel Mello Araújo, destacou que vem acompanhando o trabalho feito pela Prefeitura de São Paulo com os dependentes químicos na região central e apontou a importância do fortalecimento dos atendimentos nos bairros. “O equipamento estava em um local que não estava adequado e a gente partiu para um lugar maior, com mais condições, podendo atender mais pessoas com o aumento do número de funcionários”, disse.

O Caps realiza acolhimento de porta aberta, com atendimento de referência técnica, médico psiquiátrico, consulta de enfermagem e consulta farmacêutica. Além disso, a unidade faz visitas domiciliares a usuários sempre que necessário e, também, nos três Serviços de Residenciais Terapêuticos sob gestão do Caps: SRT I Aricanduva, SRT II Aricanduva, SRT III Aricanduva.

O espaço mais amplo (passou de 497m² do antigo endereço para 600 m²) é totalmente acessível, conta com 24 salas, entre recepção, consultórios, espaços para grupos, farmácia, enfermagem, salas administrativas, copa, cozinha para oficinas e áreas específicas para medicação e acolhimento.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, São Paulo é uma cidade que tem um atendimento ampliado na saúde mental. “O Ministério da Saúde exige um Caps para cada 200 mil pessoas e São Paulo oferece um Caps para cada 116 mil pessoas. Isso demonstra a importância que a nossa gestão dá para saúde mental”, disse. “Não é só criar um equipamento desse tamanho, é oferecer uma linha de cuidado completa e isso a equipe aqui faz e faz com muita qualidade”, completou o secretário.

A mudança de endereço garante maior conforto para os usuários, melhores condições de trabalho para os profissionais e ampliação da oferta de serviços, inclusive passa a oferecer novas atividades em grupos como: dança, futebol, fotografia, caminhada, entre outros.

Também houve ampliação no número de profissionais, que passou de 30 para 35 funcionários, com contratação de 1 Assistente Social; 2 Auxiliares de Enfermagem; 1 Profissional de Educação Física; 1 Psicólogo e 2 Auxiliares Técnicos aumentaram a carga horária de 20 para 30 horas. Essa mudança representa um aumento de 16,7% da equipe técnica.

A unidade tem 373 pacientes ativos e realiza, em média, o atendimento de 230 pacientes/mês. O Caps já está em funcionamento no novo endereço desde o dia 7 de abril.

Para entregar as melhorias foram investidos cerca de R$ 946 mil. Esse crescimento representa um importante reforço nas políticas públicas voltadas ao cuidado integral em saúde mental e ao atendimento de pessoas com transtornos mentais e/ou uso abusivo de álcool e outras drogas.

O Caps Adulto II Aricanduva é administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e tem custeio mensal de cerca de R$ 450 mil. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Rede de saúde mental

A cidade de São Paulo tem avançado significativamente na ampliação e qualificação da rede de atenção em saúde mental. Em 2016, havia 83 Caps em funcionamento, o número saltou para 103 unidades em operação. Deste total, 35 são especializadas no atendimento a pessoas com questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas (Caps AD), 34 atendem o público infantojuvenil (Caps IJ) e outras 34 são destinadas ao público adulto. Desde 2021, além da entrega de sete novos Caps, o Caps IJ Santana e o Caps IJ Ipiranga também receberam novas instalações e contam com estruturas mais adequadas para o atendimento qualificado da população.

collections

Galeria de imagens

 

Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria Imagem da galeria


SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
   imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn

collections
Galeria de imagens