Subprefeitura Butantã
Butantã terá UPA 24 horas com capacidade para 10 mil atendimentos mensais
O prefeito Ricardo Nunes assinou na manhã desta sexta-feira (10) a ordem de serviço para o início das obras da futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) III Butantã - Dr. Caetano Virgílio Neto. Com investimento de mais de R$ 15 milhões, a UPA terá atendimento 24 horas e será implantada onde funcionava o antigo Pronto Socorro Caetano Virgílio Neto, localizando na rua Augusto Farina, 1125, próximo à rodovia Raposo Tavares.
“Vamos ter uma UPA com uma grande estrutura, mais de 400 funcionários, mini laboratório e todo espaço necessário para atender a população e os profissionais que vão trabalhar aqui”, contou o prefeito Ricardo Nunes lembrando que entregou 20 das 32 UPAs da cidade e que irá inaugurar 15 equipamentos como esse nos próximos quatro anos.
Viabilizada pela PPP da Habitação, que além da entrega de moradias prevê o desenvolvimento urbanístico da cidade, a UPA Butantã irá compor a rede de urgência e emergência da região, que tem uma população de 468.522 habitantes, com atendimento 24 horas. Com a ampliação, a nova unidade passa a ser uma UPA de porte III e terá capacidade para realizar 10 mil atendimentos mensais.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a região Oeste tinha um grande vazio assistencial principalmente na urgência e emergência, mas os serviços foram ampliados. “Ouvindo os anseios da população, o prefeito Ricardo Nunes permitiu que a gente ampliasse o serviço de urgência, emergência e de atenção primária. Quem é da região conhece as Unidades Básicas de Saúde que nós já inauguramos, as que estão em construção e as que estão em projeto para a gente melhorar o atendimento”, disse.
Administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM Afiliadas), a unidade contará com as especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia, além de odontologia e assistência laboratorial com Minilab.
A unidade terá 30 leitos ao todo: uma sala de emergência com cinco leitos, e outra infantil, com dois leitos; uma sala de choque com 2 leitos, 17 leitos para observação de adultos e 3 leitos pediátricos; além de consultórios pediátricos; salas de classificação de risco, salas de medicamento, raio-X e sala para coleta de exames.
O espaço também terá salas de gesso e sutura, consultório odontológico, farmácia, serviço sociais e ambientes de apoio logístico, com ambulância, sanitários acessíveis, além de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Com custeio mensal estimado em R$ 5,8 milhões, a previsão é que a UPA Butantã seja entregue em julho de 2026. Enquanto isso, o atendimento do antigo PS está sendo direcionado para a UPA Rio Pequeno, entregue em abril do ano passado, e Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Peri Peri.
Mídias
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk