Subprefeitura Butantã
Fim de semana na capital terá programação com peças teatrais e opções de música
O fim de semana da capital paulista terá programação especial nos centros culturais municipais. Nos dias 8 e 9 de fevereiro, teatros e atrações musicais rodam por toda São Paulo pelas Casas de Cultura e Centros Culturais, que também recebem exposições, intervenções e atividades de circo, tudo de forma gratuita para o público.
Sobre exposições, o “Ponto com Nó”, “Capoeira, Mandinga e Vadiação” e “Gaia - O enigma humano” contam como atrações interessantes para deixar salvo na agenda cultural, se desejar atividades mais calmas e introspectivas. Todas elas estarão disponíveis até março, atendendo todos os dias da semana, de acordo com os horários específicos de cada atividade.
A primeira, realizada no Centro Cultural Teatro Flávio Império, na Zona Leste, das 10h às 18h, além de contar com uma exposição de diversos artistas e artesãos, a instalação artística interventiva convida o público a criar desenhos e padronagens com linhas coloridas.
Outra exposição, “Capoeira, Mandinga e Vadiação”, no Polo Cultural Chácara do Jockey, na Zona Oeste, acontece das 13h às 18h e traz artes em telas, telhas de barro, arte em madeira, berimbaus e poesias expostas. Nesta mesma vertente, no Centro Cultural Olido, a “Gaia - O enigma humano” reúne 40 desenhos criados em Montval Canson 300g, sob curadoria da gestora da Olido, Luciana Ramin, com as mais variadas técnicas de grafite, carvão vegetal e carvão mineral, com também trabalhos em colorido usados por pastel seco, cujos trabalhos visam questionar os limites entre a desordem e a organização no contexto físico e psíquico do ser humano.
Além das exposições, a Prefeitura de São Paulo também oferece atividades de circo previstas para o fim de semana. Com cama elástica, malabares e perninhas de pau, o público pode brincar de ser artista de circo com a atração “Circle: Agência de Circo”, no dia 8 de fevereiro, às 10h, na Casa de Cultura M’Boi Mirim. Para chegar e participar da dinâmica, é gratuito e todo mundo está mais do que convidado para essa grande brincadeira.
Oito peças te esperam nos Teatros e Centros Culturais
Sobre teatros, no Teatro Municipal Cacilda Becker, abrem a terceira e quarta sessão de “O Samba da Pauliceia e Sua Gente”, teatro adulto dirigido por Cristiano Tomiossi que narra a comunidade de Vila Primavera, lugar condenado ao esquecimento em nome pelo “progresso da cidade”, cujos habitantes resolvem fazer uma grande despedida regada a muito samba, como historicamente a vila ficou marcada por essa paixão pulsante. No sábado (8), a peça começa às 21h, enquanto no domingo (9), o teatro começa mais cedo, às 19h.
Já a peça circense “Nós Podemos” faz a sua rápida passagem no Centro Cultural Teatro Flávio Império, nos dias 8 e 9 de fevereiro, às 16h. “Nós Podemos” é uma obra forte que busca retratar a difícil vida de uma mulher periférica, inspirado em histórias reais de grandes mulheres da periferia, destacando suas lutas diárias para conquistar seu espaço em uma sociedade marcada pelo preconceito.
Por fim, o teatro “Seguindo a Estrela Guia” chega com sessão única no domingo (9), no Centro Cultural Santo Amaro. Gratuito e para maiores de 18 anos, a peça conta sobre a fé católica, com três jovens com realidades diferentes que buscam saber mais sobre o nascimento de Jesus.
Vale destacar que as peças “Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, no Centro Cultural da Juventude; “Os Donos do Mundo”, do Teatro Alfredo Mesquita; e “Passaporte para o Amor”, no Teatro Arthur Azevedo, em cartaz desde o início do mês, também contam com sessões disponíveis nos dias 8 e 9 de fevereiro, em especial “Arquivo Negro”, com suas duas últimas apresentações no Arthur Azevedo, e o espetáculo infantil “Romeu e Julieta” no Centro Cultural Vila Itororó, da clássica dramaturgia de Shakespeare, que estreou na última quinta (6) no espaço e chega com seu segundo dia de apresentação no domingo (9).
Hip-Hop, Rap, Samba e Axé nas Casas de Cultura
Também terá muita música nos equipamentos municipais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Para os amantes de samba, axé music, hip-hop, rap e funk, fique por dentro das atividades culturais para este fim de semana.
No Polo Cultural Chácara do Jockey e no Centro Cultural Penha, o samba é predominante, com a apresentação do Grupo Boa Pinta - cantando clássicos de Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Martinho da Vila e outros no Centro Cultural Penha no sábado (8), às 20h; e no domingo (9) na Chácara do Jockey, das 15h às 18h, com o projeto “Samba da Praça”, apresentando o Grupo Por Aí para embalar o fim da tarde.
A Casa de Cultura Parelheiros fica com o hip-hop e rap no sábado (8), com o “Trapstar Hip-Hop Guettos nas Quebradas”, programado para às 15h; o “Baile Encontro de Gerações” às 16h, conhecida festa musical que convida o DJ Miro para um show especial de muita Black Music e rap representados; e, finalizando, o show e palestra de Luciano Limoaldo, do grupo Diplomacia MC’s, às 17h. O rap não fica de fora na Casa de Cultura Campo Limpo, com Mister Grande-E cantando faixas do seu primeiro álbum gravado, em 2019, no sábado (8) às 19h.
Para os fãs de axé music, a banda Ximbalá Micareta estimula a referência do Carnaval da Bahia na Casa de Cultura São Rafael, na zona leste da cidade, gratuito e livre para todos os públicos no sábado (8), às 18h.
Para mais informações, os detalhes da programação do final de semana e do mês de fevereiro estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk