Subprefeitura Butantã
Saiba mais sobre a história da comunidade São Remo e o que vem sendo feito pela região
A comunidade São Remo, localizada na divisa dos bairros do Butantã e Rio Pequeno, teve origem na década de 1960, quando diversas famílias migraram para a região para trabalhar na construção da Faculdade de São Paulo (USP). Grande parte dos moradores permaneceu na região mesmo após o término da obra, o que levou a expansão da comunidade. Hoje, a São Remo estende-se até a lateral da Av. Corifeu de Azevedo Marques e conta com cerca de 11 mil moradores.
O modo de vida da comunidade, descrito pelos moradores como seguro e cheio de respeito, chamou a atenção da mídia. O Bom dia SP visitou o lugar, nesta segunda-feira (03), para contar a história do espaço e, principalmente, dos seus habitantes. As entrevistas com líderes locais e residentes mais antigos mostrou um sentimento forte de comunidade e consciência socioespacial.
No ano de 2019, a Subprefeitura do Butantã, em conjunto com os moradores da São Remo, elaborou um plano de controle de resíduos sólidos e revitalização de áreas degradadas da comunidade. Foram instalados pontos de coleta móveis e foi feita uma campanha de conscientização ambiental para alertar a comunidade. O objetivo principal do projeto, que continua em prática, é a eliminação de pontos viciados de lixo.
Neste final (01) de semana foi realizada uma operação de recolhimento de entulho e colocação de lixeiras, para combater o descarte indevido e acúmulo de lixo na região. A Subprefeitura não apenas intensificou o serviço de Cata Bagulho, como também o adaptou para atender demandas específicas do local. Um veículo especial foi usado para acessar as ruas mais estreitas da comunidade, ampliando a área de atuação.
Givanildo um dos líderes comunitários da comunidade São Remo agradeceu o trabalho da Subprefeitura do Butantã "Em nossas demandas feitas em prol da São Remo somos sempre atendidos, por isso temos um imenso agradecimento a Subprefeitura do Butantã." afirma Givanildo.
Serviços de zeladoria - como varrição, tapa-buraco, corte de grama e recolhimento de lixo - também são realizados constantemente na comunidade. Ações como essa são essenciais no combate contra a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças. Além de garantir maior conforto e qualidade de vida para os seus ocupantes. Para solicitar um desses serviços, basta acessar o Portal SP 156 ou ligar para o telefone 156.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk