Subprefeitura Butantã
Dia Mundial da Limpeza
No último sábado (17), foi comemorado o Dia Mundial da Limpeza, um movimento cívico que une mais de 191 países e que voltou para as ruas com os mutirões de limpeza, além de diversas atividades como limpeza ambiental, digital, mental, ecopontos e outros. No Brasil, o evento é organizado pelo Instituto Limpa Brasil com o apoio das Subprefeituras da Cidade de São Paulo.
Este evento ocorreu pela 5ª vez em nossa cidade, e desde 2018, teve aproximandamente 50 milhões de pessoas que saíram de suas casas e limparam suas vizinhanças, rios e comunidades dos resíduos. O Dia Mundial da Limpeza é a maior ação cívica já feita contra o lixo, e é voltada para conscientizar a população da escala do descuido e mau-gerenciamento da crise de resíduos, que ameaçam o meio ambiente e as vidas de milhões de seres humanos.
No dia 17 de setembro de 2018, o Dia Mundial da Limpeza uniu 18 milhões de pessoas em 157 países e territórios, para realizar a maior coleta de lixo, feita em um único dia, da história humana. Uma onda de proporções épicas, com duração de 36 horas, espalhou-se pelo globo, começando na Nova Zelândia, atravessou oceanos e terminou no Havaí. Em 2019, este dia contou 21.2 milhões de participantes, de 180 países, que coletaram mais de 100.000 toneladas de lixo. Já em 2020, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, 11 milhões de pessoas conseguiram ajudar a limpar suas comunidades.
Além disso, o Dia Mundial da Limpeza catalisa discussões sobre como manter nosso planeta limpo no futuro, e lidera países, empresas e organizações na mudança de políticas ambientais e na adoção de práticas mais sustentáveis de gerenciamento de recursos. Todas essas atividades fazem parte de um esforço maior no combate à mudança climática.
Neste ano, a ação aconteceu no Córrego Água Podre - Rio Pequeno, com distribuição de adubo e panfletos com orientações sobre meio ambiente, e toda a equipe de limpeza (zeladoria) da Subprefeitura do Butantã, a ação também aconteceu na Vila Nova Esperança, onde teve um grupo de moradores que fizeram a limpeza na Rua Progresso e Rua da Caixa D' água, e os Moradores do Real Parque também participaram desta ação.
O objetivo do Dia Mundial da Limpeza não é somente conseguir cidades, parques, praias e florestas mais limpas, mas também mover-se na direção de um melhor tratamento do lixo, conscientizar a população local e global sobre o problema dos resíduos e a urgência de abordá-lo. Nesse sentido, objetivamos apoiar e conectar uma nova geração de líderes – prontos para agirem em conjunto para encontrarem soluções sustentáveis em direção a um futuro mais limpo.
CEU Rio Pequeno - Linear Córrego Água Podre
Real Parque
Vila Nova Esperança
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk