Subprefeitura Butantã

Terça-feira, 25 de Abril de 2023 | Horário: 09:30
Compartilhe:

Operação Baixas Temperaturas entra em vigor no Butantã

Com a chegada do frio, subprefeitura distribui roupas, cobertores e acolhe pessoas em situação de rua

Subprefeita Joseane Possidonio conversa com pessoas em situação de rua. (Foto: Michele Pereira/Subprefeitura Butantã)

 A Operação Baixas Temperaturas (OBT), realizada anualmente pela Prefeitura de São Paulo, está de volta. Com a chegada das frentes frias e com o inverno cada vez mais próximo, a subprefeitura do Butantã iniciou sua participação na operação e já está realizando abordagens nas noites com temperatura igual ou abaixo de 13ºC.

O Plano de Contingência estava previsto para começar no dia 30 de Abril. Entretanto, a Prefeitura antecipou o começo da operação, por conta da chegada precoce das baixas temperaturas. Assim, a equipe do Butantã está indo às ruas desde o dia 20 de Abril. Até o momento, 56 pessoas foram abordadas e 69 cobertores foram entregues. Além disso, cinco pessoas foram acolhidas e encaminhadas para um abrigo, onde receberam auxílio e puderam passar a noite longe do frio.

Confira algumas fotos abaixo:

Homem em situação de rua comemora novo cobertor para se proteger do frio. (Foto: Michele Pereira/Subprefeitura Butantã)

Subprefeita Joseane Possidonio entrega cobertor para homem em situação de rua. (Foto: Michele Pereira/Subprefeitura Butantã)

Homem em situação de rua recebe cobertor na Operação Baixas Temperaturas. (Foto: Michele Pereira/Subprefeitura Butantã)

OPERAÇÃO BAIXAS TEMPERATURAS

Iniciada em 2015, a OBT tem como objetivo minimizar os impactos e riscos das baixas temperaturas sobre a saúde da população em situação de rua. No centro, são montadas tendas onde as pessoas podem se abrigar do frio, se alimentar e receber atendimento por parte do Estado.

Já nas subprefeituras, são montadas equipes com os funcionários visando abordar pessoas em situação de rua. As equipes vão para as ruas quando a temperatura começa a cair. Normalmente, o horário de saída é iniciado a partir das 19h, com algumas excessões em dias mais frios, como no dia 24 deste mês, por exemplo .

Assim, a pessoa abordada pode escolher entre receber cobertores ou o acolhimento oferecido pela Prefeitura. Caso ela aceite o acolhimento, ocorre o acionamento do SAS (Secretaria de Assistência Social), que envia uma perua para transportar os acolhidos.

Além das tendas, há alguns hotéis que, em parceria realizada com a Prefeitura de São Paulo, estão disponibilizando quartos para que as pessoas passem a noite abrigadas.

Caso você esteja em situação de rua ou conheça alguém que precise de ajuda, você pode encontrar ajuda ao se dirigir até uma das tendas, localizadas nas regiões centrais de São Paulo, ou à subprefeitura da sua região, onde será dado o suporte necessário para o acolhimento ou assistência. Vale lembrar que a Prefeitura de São Paulo disponibiliza assistência médica e psicológica para os acolhidos.

Além disso, é possível realizar doações de roupas, cobertores e outros itens na subprefeitura do Butantã, no endereço Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, 201 - Jardim Peri Peri. A subprefeitura fica bem próxima do Terminal Vila Sônia e é de fácil acesso. Caso você encontre uma pessoa em situação de rua que esteja passando por dificuldades com o frio, você pode discar para o número 156 (Portal de Atendimento da Prefeitura de SP).

Outro serviço de ajuda é o centro POP.  O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) tem o propósito de atender famílias e indivíduos nas mais diversas situações de vulnerabilidade social ou violação de direitos. As unidades do Centro POP são geralmente imóveis alugados, cedidos ou públicos, e a abordagem é distrital ou regional.

Os usuários do serviço são famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos como violência física, sexual, psicológica, situação de rua, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros. Saiba mais sobre o serviço clicando aqui.  

collections
Galeria de imagens