Subprefeitura Butantã

Terça-feira, 6 de Agosto de 2019 | Horário: 14:04
Compartilhe:

Butantã: região com maior cobertura de área verde da cidade

Com espécies raras, as árvores do Butantã diversificam as ruas 

Localizada na Zona Oeste de São Paulo, a região do Butantã conta com a maior cobertura de áreas verdes da cidade. Cerca de 49 mil árvores espalhadas pelos cinco distritos e 1,6 milhão de metros quadrados de praças, canteiros e outros espaços com vegetação.   

Quando o assunto é diversidade, as ruas do Butantã dispõem de espécies variadas, como Sibipiruna, Paus ferro, Jacarandá, Ipês diversos, entre outras. Apesar do elevado número de árvores, a Subprefeitura do Butantã só fica atrás da área de Pinheiros, que conta com 49.883 mil. 

Muito além de um ser orgânico, as árvores são um bem da humanidade. Simbolizando a natureza, são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade no ecossistema. Elas são essenciais para o equilíbrio do planeta, pois possuem diversas funções como o controle de temperatura, combate às zonas de calor, aumento da umidade do ar, manutenção da biodiversidade, etc. 

Embora as árvores, em áreas urbanas, harmonizem a paisagem e servem de moradia para a fauna, elas trazem problemas para os munícipes e zeladores da região. Um dos problemas recorrentes, é a infestação de pragas (cupins, insetos), bem como raízes que invadem as calçadas, galhos que se espalham pela rede elétrica e árvores que caem quando ocorrem tempestades e ventanias. 

Na contramão desses pontos negativos, ninguém nega a importância delas para o bem estar humano e até para manter nossa ligação com a história, afinal o Brasil ganhou seu nome de uma árvore aqui encontrada pelos colonizadores. 

A Subprefeitura do Butantã reconhece a importância da natureza para o ecossistema e se compromete a zelar e cuidar das árvores para a melhor qualidade de vida de todos. 

Foto onde vemos a presença de dez árvores, de espécies diferentes, elas estão espalhadas por todo o ambiente, com suas folhas verdes marcando uma grande presença. O terreno onde às árvores estão tem uma terra de cor bem amarronzada, o céu mal pode ser visto devido a iluminação fornecida pelo sol. O destaque é para a árvore ao centro, que tem um grande tronco, com muitos galhos, cada um com muitas folhas. Outras árvores também marcam sua presença, algumas de troncos finos outras de troncos maiores, que se encontram ao fundo da imagem. Todas as árvores estão próximas a uma mureta de cor branca que tem grades de ferro.

 

collections
Galeria de imagens