Subprefeitura Butantã

Terça-feira, 27 de Agosto de 2019 | Horário: 13:15
Compartilhe:

História do Butantã: Avenida Professor Francisco Morato

No novo quadro da Subprefeitura convidamos você a conhecer um pouco mais da história do nosso Butantã

Foto preto e branco da Avenida Francisco Morato em 1959. Na avenida passam alguns caminhões e carros, as calçadas eram curtas, assim como o canteiro central. Em todas as calçadas há postes de transmissão de energia elétrica e apenas no canto direito, após a calçada, temos 4 outdoors. Existe uma grande presença de árvores no local da imagem.

 

A avenida Professor Francisco Morato é uma das vias mais importantes da região do Butantã, possui 6500 metros de extensão indo até a Rodovia Regis Bittencourt, em Taboão da Serra, faz a ligação com o centro de São Paulo e cruza por três distritos da nossa região: Butantã, Morumbi e Vila Sônia.

A Avenida era conhecida antigamente pelo nome de Estrada de Itapecerica, até que em 1955 foi promulgada a Lei Municipal nº 4.773 e a via passou a homenagear o jurista e político brasileiro Francisco Antônio de Almeida Morato.

Francisco Morato foi um importante jurista, advogado, membro do instituto histórico geográfico e político brasileiro, auxiliou na criação da Ordem Dos Advogados do Brasil e foi professor e diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

A avenida não possui apenas isso de história, próximo ao número 5100, perto do parque Chácara do Jockey, pode ser visto o antigo marco da divisa de São Paulo com Santo Amaro, recentemente o marco passou por uma restauração, para preservar o seu valor histórico.

Foto do marco nº5 que dividia o município de São Paulo com o município de Santo Amaro. O marco é todo de pedra, pintado de branco e com sua parte escrita em letras de cor azul. A numeração do marco está na parte de cima, embaixo uma linha azul divide o marco no meio, em cada lado o nome de cada município, com uma seta logo abaixo apontando a direção de cada uma das cidades. Bem atrás do marco temos dois muros, um de cor cinza e o outro de cor amarela. O marco está posicionado em uma calçada.

Hoje a Avenida Professor Francisco Morato está moderna com duas estações de metrô próximas (Butantã e São Paulo-Morumbi) e uma quase pronta (Vila Sônia), corredor de ônibus em todo seu percurso, escolas e universidades no seu entorno, comércios e diversas opções que geram maior conforto e comodidade ao cidadão.

collections
Galeria de imagens