Subprefeitura Capela do Socorro
Canalização do Córrego Rio das Pedras está a todo vapor
Canalização do Córrego Rio das Pedras está a todo vapor
05/11/2008 - Capela do Socorro
As obras do córrego Rio das Pedras foram iniciadas, mais uma intervenção de grande porte na Capela do Socorro.
A prefeitura de São Paulo está realizando por meio da Secretaria Municipal de Habitação – Programa Mananciais, obras de reurbanização em várias regiões da Capela do Socorro que estão beneficiando milhares de famílias. Diversos serviços estão sendo executados de forma a levar dignidade e qualidade de vida para toda as comunidades e principalmente atuar na recuperação da qualidade das águas das Represas Billings e Guarapiranga.
Construções de moradias, pavimentação, construção de calçadas, construção de redes de esgoto, áreas de lazer e a recuperação, canalização e despoluição de córregos são intervenções de grande importância para melhorar a qualidade das águas da Represas assegurando o abastecimento de água para as atuais e futuras gerações.
Parceria entre a Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal o projeto prevê a remoção de várias ocupações irregulares principalmente aquelas que estão às margens dos córregos e das Represas.
As obras do córrego Rio das Pedras se complementam pela despoluição de seus afluentes como o córrego Iporanga que também, passou por intervenções pelo mesmo projeto com canalização, plantio de árvores, com a construção de novas habitações, a construção de áreas de lazer e estações de esgoto.
O Rio das Pedras também incluído no Programa Córrego limpo, que prevê a despoluição de mais de 200 córregos na cidade, o córrego começa no Grajaú e atravessa o Parque América e chega a Cidade Dutra sob a Av. Senador Teotônio Vilela e atravessa a linha da CPTM.
Atualmente as obras deste córrego estão sendo realizadas em 2 locais, no Parque América junto a Av. Prof. Oscar Andrade Lemos e no Jd. Iporanga e os últimos 600 metros de canalização entre as vias Rua Maria Virginia da Conceição e Av. René de Jaheguer. Neste trecho com 3,7 metros de profundidade e 4 mts de altura a obra ampliará a capacidade de vazão para aproximadamente em 2.400 m³.
Outro ponto importante é que, com a recuperação e canalização destes córregos e afluentes, com a implantação das redes coletoras de esgoto a água que irá para a represa Guarapiranga terá 70% da carga poluidora removida, promovendo assim saúde, qualidade de vida e contribuindo para o resgate ambiental de uma das regiões mais belas da cidade de São Paulo.