Subprefeitura Capela do Socorro
A alegre vizinhança do Jardim Satélite
Para todo lado que se virassem, os moradores vizinhos da praça Geraldo Sylvestre Pacheco, no Jardim Satélite / Jardim Régis, perto da estação Autódromo da CPTM, encontravam algo surpreendente no dia 11 de janeiro de 2020: calçadas novas e limpas, brinquedos para crianças, aparelhos de ginástica para a Terceira Idade, um ParCão novinho – para quem gosta de exercitar seus animais de estimação –, flores, árvores podadas e uma nova muda de pau-brasil. Bem diferente da praça que até um mês antes era evitada, por não ter nada a oferecer aos moradores. A diferença é o programa Bairro Legal.
O programa Bairro Legal, da Subprefeitura Capela do Socorro, é um meio de oferecer espaços para convívio e lazer para os moradores dos bairros. Começou em 2017, no Jardim Suzana, e avançou por todos os distritos da região – Socorro, Cidade Dutra (caso desta praça) e Grajaú. Todo mês, a Subprefeitura escolhe uma praça ou recanto degradado para revitalizar.
"É uma felicidade melhorar a vida nos bairros" – diz o subprefeito João Batista de Santiago, que deu sequência ao programa original, Bairro Lindo, lançado em 2017. Ele se empenha nisso todos os meses, escolhendo locais, determinando o que deve ser feito, sempre de olho nas preferências dos moradores
Durante três a quatro semanas antes, a Subprefeitura entra com a mão de obra e com os materiais para melhorar o aspecto e os equipamentos de cada local. Os moradores ficaram encantados.
Dona Fátima e dona Marlene, por exemplo, gostaram do resultado. A primeira mora ali faz 30 anos; a outra, 20 anos. Tornaram-se amigas no bairro e fazem o que podem para melhorar os espaços locais. Plantam mudas aqui e ali, tentam tornar a praça mais acolhedora. Mas não conseguem fazer tudo que gostariam. A Subprefeitura Capela do Socorro chegou para dar uma mãozinha para elas e outros moradores.
"Agora, sim, nossa praça está realmente bonita", disseram as duas amigas.
Além da limpeza, das podas e das novas mudas – muitas delas plantadas pelos próprios moradores – houve presentes extras para a comunidade. Uma caixa de areia com brinquedos (Casa do Tarzan, escorregador, balanço) e um novo ParCão, o quinto da Capela do Socorro — os outros ficam em Veleiros, na Vila Friburgo, no Jardim Suzana e em Jordanópolis. O ParCão é um espaço com rampas e brinquedos especialmente feitos para proporcionar exercício aos cães.
No dia da entrega, moradores plantaram mudas de árvores e de flores, para embelezar ainda mais o local. Foram pintados meio-fios, buracos no asfalto foram tapados. A grama foi limpa, os postes também.
Essa é a essência do programa Bairro Legal: é um esforço regionalizado de zeladoria urbana. A ideia é essa: ações de intervenções, com o auxílio dos próprios moradores e equipamentos cedidos pela Subprefeitura. Essas ações se repetem a cada mês, nos distritos da região. Os moradores ganham o espaço para cuidar e manter, com a ajuda da Subprefeitura.
Vista da estação Autódromo da CPTM
Passeios e brinquedos na praça
Casa do Tarzan e balanços para as crianças
ParCão: para exercitar animais de estimação.
Os vizinhos levaram seus cães para o ParCão
Plantio de muda de pau-brasil: o subprefeito João Batista Santiago é o terceiro da esquerda, de boné,
as amigas Fátima e Marlene são as duas da direita.
Festa na praça: o subprefeito cumprimenta as moradoras.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk