Subprefeitura Capela do Socorro
Prefeitura vistoria obras do Conjunto Habitacional Cocaia
O prefeito Ricardo Nunes vistoriou, nesta quinta-feira (22), as edificações do Conjunto Habitacional Cocaia, no Jardim Itajaí, Grajaú, na Zona Sul. No local serão construídos 2.765 unidades habitacionais e um parque linear, denominado Ribeirão Cocaia. A previsão de entrega do empreendimento é dezembro de 2024.
O Conjunto Habitacional Cocaia integra as ações do Programa Mananciais da Secretaria Municipal da Habitação e está localizado entre a rua Caméfis, a avenida Antônio Carlos Benjamim dos Santos e a rua João Cabanas.
"Estamos iniciando aqui a construção de unidades habitacionais que terão em suas proximidades uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei), uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), uma Unidade Básica de Sáude (UBS) e um Centro Educacional Unificado (CEU), para o qual já assinei a ordem de início das obras. Com estas ações estamos impedindo as ocupações irregulares e proporcionando habitação com dignidade. Hoje completamos a entrega de 5.300 unidades habitacionais e, até 2024, serão 49 mil", declarou o prefeito Ricardo Nunes.
As obras, que fazem parte do Programa Mananciais, terão investimento previsto de R$ 150 milhões em parceira com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e os recursos municipais a serem investidos em contrapartida serão provenientes de recursos próprios da Prefeitura, do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI) e do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb).
Estrutura
O Conjunto Habitacional Cocaia tem 303.739,94 m² e beneficiará mais de 11.700 mil pessoas. O espaço também contará com pontos comerciais, praça e Programa TEIA da Prefeitura (que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de negócios e fomentar as redes locais de empreendedorismo, por meio da criação de coworkings públicos na cidade de São Paulo).
Fazem parte da região 70.578,17m² de áreas verdes, que compõe o parque linear Ribeirão Cocaia. Também há 36.175,58 m² de área institucional que receberá o CEU Grajaú, incluído no primeiro programa de Parceria Público-Privada (PPP) da Educação.
Para a execução das obras foram reassentadas 433 famílias. Três foram indenizadas, duas encaminhadas para o empreendimento Chácara do Conde – Prefeito Bruno Covas e 196 que moram na área e são passíveis de regularização fundiária. O trabalho continua para o reassentamento de mais 276 famílias, totalizando 910 famílias.
Após o término das obras do parque linear Ribeirão Cocaia, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo ficará responsável pela gestão e administração do parque.
Programa Mananciais
A despoluição das represas Billings e Guarapiranga é o objetivo do Programa Mananciais. A população que vive no território das duas bacias hidrográficas é de cerca de 2 milhões de habitantes, o que representa 20% da população da cidade de São Paulo.
A terceira fase do programa visa a urbanização de 67 áreas precárias, bem como a construção de 8,7 mil novas unidades habitacionais para o reassentamento das famílias que se encontram em situação de risco e em frentes a obras. Para proteger a ocupação de novas áreas está sendo implantado um conjunto de parques e espaços públicos ao longo dos córregos que chegam às represas, bem como nas suas bordas.
Ao longo da gestão 2017-2020 foram beneficiadas 8,8 mil famílias com as obras de urbanização do Programa Mananciais. No ano de 2021, 5,4 mil famílias. Até junho deste ano, mais 3,2 mil famílias, totalizando, até o momento, 8,6 mil famílias
favorecidas na gestão 2021-2024.