Subprefeitura Capela do Socorro
Prefeitura inaugura 15º CAPS Infantil da Capital na região do Grajaú
A região de Capela do Socorro, ganhou nesta semana o seu primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil II). Inaugurado na Chácara Novo Horizonte pelo prefeito de São Paulo e pelo secretário municipal de Saúde, o equipamento terá capacidade para fazer 1.600 procedimentos por mês, atendendo às necessidades de uma área de alta concentração de população jovem e de grande exclusão social.
Para o prefeito, a inauguração do 15º CAPS Infantil da cidade de São Paulo vai ao encontro de um dos objetivos da administração - o de instalar unidades de excelência nos lugares mais isolados da Capital. “Esse é o primeiro CAPS na região da Capela do Socorro. Ele dotará a Zona Sul de serviços de referência na área da Saúde. Para isso, contaremos com um parceiro: a Associação Saúde da Família (ASF). Esse é um equipamento muito bem adequado para o atendimento psicossocial infantil”.
O CAPS Infantil II Capela do Socorro será referência para crianças e jovens de 0 a 19 anos com transtornos mentais graves. O equipamento está preparado ainda para o atendimento aos familiares dos pacientes, além do desenvolvimento de diversas atividades terapêuticas e de inclusão social. “Para todos nós é muito gratificante participar de uma gestão que vai deixar a Cidade muito melhor equipada na Saúde e com um atendimento muito mais diferenciado”, afirmou o prefeito.
A unidade em Capela do Socorro contará com equipe multiprofissional composta por médicos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais. “Essa integração só mostra que o trabalho realizado na área da Saúde Mental é exemplar”, disse o secretário de saúde.
Os CAPS
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades destinadas ao acompanhamento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Esses equipamentos seguem a Política Nacional de Saúde Mental e oferecem atenção multidisciplinar incluindo tratamentos psiquiátrico, psicológico, fonoaudiológico, terapia ocupacional e atividades comunitárias. Eles visam reintegrar o paciente ao convívio familiar e social
O Município conta atualmente com 63 CAPS - destes, 15 trabalham exclusivamente com crianças e adolescentes. O CAPS Infantil II Capela do Socorro fica na Rua Caruanense, 186, na Chácara Novo Horizonte. Outras informações sobre o equipamento pelo telefone (11) 5526-6389.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk