Subprefeitura Capela do Socorro

Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011 | Horário: 16:18
Compartilhe:

Prefeitura inaugura 15º CAPS Infantil da Capital na região do Grajaú

Novo equipamento atenderá jovens de até 19 anos com transtornos mentais graves. Ele terá capacidade para fazer 1.600 procedimentos por mês

A região de Capela do Socorro, ganhou nesta semana o seu primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil II). Inaugurado na Chácara Novo Horizonte pelo prefeito de São Paulo e pelo secretário municipal de Saúde, o equipamento terá capacidade para fazer 1.600 procedimentos por mês, atendendo às necessidades de uma área de alta concentração de população jovem e de grande exclusão social.

Para o prefeito, a inauguração do 15º CAPS Infantil da cidade de São Paulo vai ao encontro de um dos objetivos da administração - o de instalar unidades de excelência nos lugares mais isolados da Capital. “Esse é o primeiro CAPS na região da Capela do Socorro. Ele dotará a Zona Sul de serviços de referência na área da Saúde. Para isso, contaremos com um parceiro: a Associação Saúde da Família (ASF). Esse é um equipamento muito bem adequado para o atendimento psicossocial infantil”.

O CAPS Infantil II Capela do Socorro será referência para crianças e jovens de 0 a 19 anos com transtornos mentais graves. O equipamento está preparado ainda para o atendimento aos familiares dos pacientes, além do desenvolvimento de diversas atividades terapêuticas e de inclusão social. “Para todos nós é muito gratificante participar de uma gestão que vai deixar a Cidade muito melhor equipada na Saúde e com um atendimento muito mais diferenciado”, afirmou o prefeito.

A unidade em Capela do Socorro contará com equipe multiprofissional composta por médicos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais. “Essa integração só mostra que o trabalho realizado na área da Saúde Mental é exemplar”, disse o secretário de saúde.

Os CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades destinadas ao acompanhamento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Esses equipamentos seguem a Política Nacional de Saúde Mental e oferecem atenção multidisciplinar incluindo tratamentos psiquiátrico, psicológico, fonoaudiológico, terapia ocupacional e atividades comunitárias. Eles visam reintegrar o paciente ao convívio familiar e social

O Município conta atualmente com 63 CAPS - destes, 15 trabalham exclusivamente com crianças e adolescentes. O CAPS Infantil II Capela do Socorro fica na Rua Caruanense, 186, na Chácara Novo Horizonte. Outras informações sobre o equipamento pelo telefone (11) 5526-6389.
 

collections
Galeria de imagens