Subprefeitura Capela do Socorro
Grande Prêmio do Brasil movimenta Interlagos
Na década de 40 Interlagos era mais um dos bucólicos bairros da cidade de São Paulo. Naquela época as poucas casas localizadas na região faziam o ambiente de interior, onde vizinhos se conheciam e batiam papo durante o dia, ser marcante, aliás, assim era a vida na maior parte da capital.
Mas, em 12 de maio daquele 1940, surgiu em Interlagos o autódromo batizado como José Carlos Pace (nome do segundo piloto brasileiro a vencer, em 1975, um grande prêmio), um dos cartões postais esportivos da cidade e que tem a vocação de gerar renda para comerciantes, arrecadação para a Prefeitura e empregos diretos e indiretos.
Hoje, 69 anos mais tarde, a região reflete todo o crescimento econômico, de população e tecnologia que envolve toda a metrópole.
Chegando a seu 38º grande prêmio, Interlagos tem a honra de ser o único circuito da América do Sul a fazer parte do calendário da modalidade. Além disso, o autódromo tem sido, nos últimos anos, o palco de grandes disputas que decidem títulos, roteiro que, pelo andar da carruagem, irá sem repetir novamente em 2009.
Conheça um pouco mais sobre o esquema de trânsito, transporte e serviços do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.
Alterações no trânsito:
Será implementado o esquema operacional com atividades como canalizações de tráfego, orientação aos motoristas e fiscalização.
Operação entrada (sábado, dia 17):
A partir das 5h serão montados bloqueios fixos na avenida Interlagos, entre a avenida das Nações Unidas e a praça Moscou, para isolar totalmente as vias de chegada e saída.
O acesso dos moradores com residência ao longo das ruas à direita da avenida Interlagos (sentido bairro) deverá ser feito pelas avenidas Robert Kennedy e Rio Bonito.
Já os moradores com residências ao longo das ruas à esquerda da avenida Interlagos e lado direito da avenida do Jangadeiro (lado oposto ao autódromo) deverão usar a rua Miguel Yunes e a ponte Vitorino Goulart da Silva.
A avenida Interlagos, no trecho entre a avenida João Paulo da Silva e a praça Moscou, terá sentido único de circulação em direção ao bairro.
Os ônibus das linhas que servem à região com destino ao Centro serão desviados no cruzamento da avenida Senador Teotônio Vilela com a rua Padre José Garzotti, seguindo pela rua Juan Gonzales Vila, rua Mangaratiba, rua Suape e avenida Jacinto Julio até a avenida João Paulo da Silva, retornando para a avenida Interlagos.
A SPTrans implantará itinerário especial para o atendimento da avenida Rio Bonito. Esses ônibus acessarão pela faixa da direita da avenida Robert Kennedy a praça Nicolau Aranha Pacheco, seguindo pela avenida Inácio Cunha Leme, avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval e avenida Rio Bonito, retornando ao itinerário normal.
Será adotada mão única de direção na avenida do Jangadeiro, avenida Jacinto Júlio, rua Manoel de Teffé e avenida João Paulo da Silva, no sentido bairro/Centro.
A avenida Senador Teotônio Vilela, entre as avenidas do Jangadeiro e Interlagos, estará bloqueada ao trânsito por causa da grande quantidade de pedestres que circulam pelo local.
A ponte Vitorino Goulart da Silva terá sentido duplo de circulação para o acesso dos bairros Cidade Dutra e Grajaú e os Portões Z, G, S, V, K, F, R, E, H e N do autódromo.
O acesso de veículos ao Portão 7 do autódromo será feito pela faixa adicional do contrafluxo da avenida Interlagos, ou seja, pela pista bairro/Centro, com acesso junto às avenidas João Paulo da Silva e Rio Bonito. Esse acesso estará sinalizado com banner com a inscrição "Portão 7".
Operação saída:
As áreas de bloqueio permanecerão ativadas. As pontes Jurubatuba e Vitorino Goulart da Silva, bem como a rua Miguel Yunes, serão operacionalizadas pelos agentes da CET com sentido duplo de circulação.
A avenida Jacinto Júlio, rua Manoel de Teffé e avenida João Paulo da Silva manterão o sentido único também em direção ao Centro.
Operação entrada (domingo, dia 18):
A partir da zero hora, a avenida Interlagos entre a rua João Paulo da Silva e a praça Batista Botelho terá sentido único de circulação em direção ao bairro.
A pista da avenida Interlagos junto ao autódromo, no trecho entre a avenida Senador Teotônio Vilela e a rua Adib Casseb, será dividida, com cones e cavaletes, em três faixas, assim distribuídas: Faixa 1 (junto ao passeio), destinada a aumentar a segurança e capacidade de circulação de pedestres; Faixa 2 (central), destinada ao atendimento de eventuais emergências (SOS); e Faixa 3 (junto ao canteiro central), destinada à circulação de veículos com credenciais para entrada no Portão 7 do autódromo.
A mesma pista da avenida Interlagos, porém no trecho entre a rua Adib Casseb e a avenida João Paulo da Silva, também será dividida com as seguintes finalidades: Faixas 1 e 2 (junto ao passeio e central), destinadas ao atendimento de eventuais emergências (SOS); e Faixa 3 (junto ao canteiro central), destinada à circulação de veículos com credenciais para entrada no Portão 7.
A avenida Senador Teotônio Vilela, entre as avenidas do Jangadeiro e Interlagos, será bloqueada ao trânsito devido à grande quantidade de pedestres que circulam pelo local.
Os veículos provenientes da avenida Senador Teotônio Vilela com destino ao Centro poderão usar a avenida Robert Kennedy e ponte do Socorro; a avenida Presidente João Goulart, avenida Lourenço Cabreira, avenida Gregório Bezerra, avenida Jair Ribeiro da Silva e ponte Vitorino Goulart da Silva; avenida Aurélio Lopes Takano, rua Pedro Roschel Gottzfritz, praça João Beiçola da Silva, avenida Lourenço Cabreira, avenida Gregório Bezerra, avenida Jair Ribeiro da Silva e ponte Vitorino Goulart da Silva.
Operação saída:
Para a operação saída, logo após o início do 38º GP Brasil, haverá implantação de sentido único de direção para o Centro nas seguintes vias: avenida Interlagos, entre avenida do Jangadeiro e avenida das Nações Unidas; avenida das Nações Unidas, entre avenida Interlagos e ponte Transamérica.
Para garantir a segurança dos pedestres, após o término da corrida, os veículos serão retidos por cerca de 40 minutos, de modo a eliminar o conflito entre veículos e pedestres na saída do autódromo.
Para os veículos que se dirigem para a região de Interlagos, os acessos se darão pela ponte João Dias, Marginal Pinheiros, avenidas Guido Caloi, Guarapiranga e Robert Kennedy; avenida Washington Luís, ponte do Socorro e avenida Robert Kennedy; avenida Nossa Senhora do Sabará, rua Miguel Yunes, ponte Vitorino Goulart e avenidas Jair Ribeiro da Silva, Lourenço Cabreira e Presidente João Goulart.
No sábado e domingo, nas proximidades do autódromo foram destinadas duas áreas para estacionamento de veículos de passeio, todos devidamente identificados para facilitar a localização por parte dos motoristas.
Melhorias no entorno:
A operação especial deste ano deve levar à melhor fluidez do trânsito que em ocasiões anteriores também por causa de uma série de obras e melhorias executadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura nos últimos três anos, como a construção da ponte Vitorino Goulart, a ampliação da Linha Esmeralda da CPTM e a inauguração da estação autódromo; e as melhorias viárias nas avenidas Jair Ribeiro da Silva, Robert Kennedy e Olívia Guedes Penteado.
O Departamento de Transportes Públicos (DTP) credenciou 3.500 táxis para atendimento na região do autódromo. Os taxistas receberam credenciais com o número do protocolo de cadastramento para fixação no pára-brisa do veículo, possibilitando a identificação pelo usuário.
Este ano, os bolsões de estacionamento também serão usados como ponto de embarque, agilizando a operação. Assim, os táxis podem ser encontrados em nove pontos, três mais que no ano passado, com áreas de embarque e desembarque devidamente identificadas e sinalizadas para facilitar a localização dos motoristas e passageiros.
Expresso Sptrans F1:
Para atender os usuários de ônibus, a SPTrans criou cinco linhas expressas que partem de miniterminais temporários localizados nos seguintes pontos: Shopping SP Market, Metrô Jabaquara, Metrô República, Shopping Interlagos e Aeroporto de São Paulo/Congonhas.
As linhas seguem sem paradas até o autódromo e terão uma tarifa especial fixada em R$ 15 (ida e volta) ou R$ 10 (apenas ida ou volta). O bilhete poderá ser adquirido em qualquer um dos pontos de embarque e não haverá venda antecipada.
Serão disponibilizados 317 ônibus novos e acessíveis para atender a essas linhas, partindo em intervalos entre 5 e 10 minutos. A operação será coordenada e supervisionada por 470 técnicos de transporte da SPTrans.
Para os usuários de ônibus fretados, a CET reservou bolsões de estacionamento próximos do autódromo. A previsão é que, ao longo do fim de semana, cerca de 3 mil ônibus fretados cheguem ao local.
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida deverão estacionar seus veículos nos miniterminais onde a SPTrans disponibilizará serviço especial de transporte do serviço Atende até o autódromo de Interlagos no sábado, a partir das 6h, e no domingo, a partir das 5h. Esses miniterminais estarão localizados na estação Jabaquara do Metrô, na praça da República, no Shopping SP Market, no Shopping Interlagos e no Aeroporto de Congonhas.
As 44 linhas de ônibus que normalmente passam pela região do autódromo terão seus itinerários alterados no sábado, dia 17, e no domingo, dia 18 de outubro. Os novos trajetos já podem ser consultados no site da Sptrans: http://www.sptrans.com.br
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) contará com operação especial na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), com diminuição dos intervalos entre os trens. A estação autódromo, na rua Plínio Schmidt, está localizada a apenas 600 metros do setor G do autódromo, cerca de nove minutos de caminhada.
Pessoas com deficiência terão transporte gratuito para GP Brasil de Fórmula 1
A Prefeitura de São Paulo vai oferecer transporte gratuito para pessoas com deficiência interessadas em assistir o GP Brasil de Fórmula 1, em Interlagos. O Serviço Atende terá 20 veículos para levar e buscar a pessoa com deficiência ao autódromo, nos dias 17 e 18/10.
Tendo em vista a realização do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, nos próximos dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo), a Prefeitura de São Paulo vai colocar 20 veículos do Serviço Atende para realizar o transporte gratuito de ida e volta de pessoas com deficiência ao autódromo.
O acesso dos veículos transportando pessoas com deficiência para o autódromo será pelo Portão 7 (portão de serviços, próximo ao Lago) e o usuário será encaminhado até a respectiva arquibancada, retornando ao bolsão de origem.
No caso dos usuários que adquiriram ingressos para o Setor A, o desembarque será feito na Praça Enzo Ferrari, em frente ao portão principal de Interlagos.
As arquibancadas com estruturas permanentes, localizadas no Setor M, em frente ao pit stop, contam com elevadores para acesso de pessoas com deficiência, banheiros adaptados, lugares para pessoas obesas e com mobilidade reduzida, além de área reservada para cadeirantes e seus acompanhantes, com 36 lugares.
O sistema estará em funcionamento no próximo final de semana, das 6h às 18h, distribuídos nos seguintes pontos: Shopping SP-Market, Shopping Interlagos, Metrô Jabaquara, Praça da República, Aeroporto de Congonhas, Praça Enzo Ferrari e estacionamento de ônibus fretados da avenida José Carlos Pace.
Serviço
Transporte ao autódromo para pessoas com deficiência
Datas: 17 e 18 de outubro
Horário: Das 6h às 18h
Locais:
Shopping SP Market
Shopping Interlagos
Metrô Jabaquara
Aeroporto de Congonhas
Praça da República
Praça Enzo Ferrari
Avenida José Carlos Pace
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk