Subprefeitura Capela do Socorro
André marca cinco vezes e Flamengo elimina Boca Juniors do Mundialito de Clubes de Beach Soccer
Texto: DGW Comunicação - Foto: João Pires
São Paulo (SP) - Flamengo e Boca Juniors elevaram ao nível máximo a rivalidade entre brasileiros e argentinos na arena montada na Praia do Sol, na Represa de Guarapiranga. Melhor para os brasileiros, que venceram por 6 a 2, garantiram uma vaga nas quartas de final do I Mundialito de Clubes de Beach Soccer 2011, e, de quebra, eliminaram os hermanos do torneio, após quatro derrotas. André foi, mais uma vez, o grande maestro do Rubro-Negro, marcando cinco gols, sendo um deles bicicleta com a ajuda do montinho-artilheiro e o outro após lindo lençol no zagueiro argentino. Já o Boca volta para casa, como primeiro eliminado do campeonato.
"Quando se joga no ataque, sempre se pensa na artilharia e a minha função é essa, marcar gols. Hoje o objetivo era vencer, precisávamos ganhar, sabemos o tamanho da responsabilidade que é vestir a camisa do Flamengo e fico feliz de ter podido ajudar a equipe. Todos estão de parabéns, foi uma vitória do grupo, jogamos melhor hoje. Essa vitória é dedicada à Nação rubro-negra", comentou o potiguar André.
O Boca Juniors precisava vencer para continuar sonhando com a classificação. Com dois brasileiros na equipe - o atacante Bruno Malias e o defensor Adiélson -, o time portenho se mandou ao ataque em busca do resultado. Mas foi o Flamengo quem abriu o placar. Franceschini recuou fraco para Del Mestre e André, esperto, aproveitou a bobeada para tocar para o fundo do gol: 1 a 0, aos 2'48". O Boca quase empatou na saída de bola, em chute forte de Malias que explodiu na trave. O técnico Casado colocou em quadra o habilidoso Leguizamon para tentar aumentar o poder ofensivo do time. Deu certo. Dallera lançou e Bruno Malias empatou de cabeça: 1 a 1, aos 6'04". O Boca marcava bem o atacante André, que pouco tocava na bola, mas num lance plasticidade e sorte, o potiguar, tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira, aproveitou rebatida da defesa argentina e dividiu pelo alto com Nicolas, numa bela bicicleta. A bola quicou e enganou Del Mestre: 2 a 1, aos 9'15", placar da primeira etapa.
O segundo período começou em ritmo lento, com poucas oportunidades de gol. Somente aos 4'36", Anderson deu uma bicicleta e Leguizamon, ao pular para tentar evitar o gol, bateu com a mão na bola. Falta que André cobrou com categoria, sem chances para o goleiro, para aumentar: 3 a 1. E foi só. Durante boa parte do período, poucos lances de perigo e muitos erros de passes. Até que o mexicano Lopez arrancou pelo lado direito e acertou um chutaço para vencer o compatriota Estrada, goleiro do Flamengo, diminuindo: 3 a 2, aos 10'02". André esfriou a reação hermana. O atacante recebeu de costas para o gol, girou na frente de Franceschini e, sem deixar a bola cair, encheu o pé: 4 a 2, aos 10'26", quarto gol do artilheiro rubro-negro.
Era tudo ou nada para o Boca Juniors na terceira e última etapa. Precisando da vitória para manter as chances de ir à próxima fase, o time argentino se mandou ao ataque. Mas deixou espaços na defesa e o Flamengo ameaçou com Bean e Kanela. E o Rubro-Negro matou o jogo aos 5'50". Bean acertou a bicicleta e a bola encontrou o venezuelano Longa pelo caminho, debaixo das traves, para completar de cabeça: 5 a 2. Só que o lance mais bonito da partida ainda estava por vir. André mostrou toda a sua habilidade, deu um chapéu em Dallera e tocou na saída do goleiro: 6 a 2, aos 7'05", placar final. Flamengo classificado, Boca Juniors eliminado.
"Faço uma avaliação positiva da nossa participação, apesar da campanha não muito boa. Somos o time mais jovem do campeonato, fizemos poucos treinos, isso sem falar na falta de entrosamento, que é natural. Fizemos o nosso melhor, mas não deu, acho que faltou um pouco de malícia e até experiência para a nossa equipe", avaliou o camisa 9 do Boca Juniors, o brasileiro Bruno Malias, jogador da Seleção Brasileira.
Resultados finais desta terça, dia 22/3:
Lokomotiv Moscou 5 x 4 Sporting Portugal
Barcelona 6 x 3 Milan
Santos (1) 3 x 3 (0) Seattle Sounders
Flamengo 6 x 2 Boca Juniors
Programação desta quarta, dia 23/3:
13h - Vasco da Gama x Milan (Sportv2)
14h15 - Santos x Sporting Portugal (Sportv2)
15h30 - Lokomotiv Moscou x Corinthians (Sportv2)
16h45 - Flamengo x Barcelona (Sportv)
Santos vence primeira e segue em busca da vaga para as quartas Mundialito de Clubes de Beach Soccer
Lokomotiv Moscou e Barcelona também venceram nesta terça-feira na Praia do Sol, na Represa da Guarapiranga.
São Paulo (SP) - O Santos finalmente marcou os primeiros dois pontos no I Mundialito de Clubes de Beach Soccer. Nesta terça-feira, o clube da Baixada derrotou o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, por 4 a 3, com um gol na prorrogação. O time havia perdido para o Lokomotiv Moscou na prorrogação na estreia e nos pênaltis para o Corinthians, nesta segunda.
"Mostramos garra e um ótimo nível nos outros dois jogos, mas não conseguimos vencer. Hoje, não nos deixamos abalar pelas derrotas, continuamos no mesmo ritmo forte e, mesmo numa partida bem equilibrada, aproveitamos melhor as oportunidades", comentou o espanhol Kuman, de 19 anos, que já marcou quatro gols para o Santos.
O Seattle Sounders abriu uma vantagem de 2 a 0 no primeiro período, com um golaço de bicicleta de Morales aos 5'14" e um chute potente do camisa 9, Ali Karim, dos Emirados Árabes Unidos, aos 7'32". Na segunda parte, Ricardinho descontou para o Santos aos 11'38": 2 a 1. O terceiro período foi o mais agitado, com Kuman empatando o jogo aos 1'26" com um chute cruzado indefensável para o goleiro suíço Nico. O chileno Mena colocou o clube paulista na frente do placar aos 2'39" (3 a 2), mas faltando 5'49" para o final da partida Frank, do Seattle, igualou novamente o confronto, que continuou assim até a prorrogação.
Nos três minutos extras, Kuman, um dos destaques do Santos, acabou sendo expulso, com dois cartões amarelos, e, ainda com quatro jogadores em quadra, o Santos marcou o 4 a 3, depois de uma linda jogada de Mena, que dominou a bola, driblou o adversário e chutou cruzado. Nos últimos segundos, o Seattle ainda teve uma chance de empatar, mas a bola parou a centímetros da linha imaginária do gol no momento em que a buzina soou, anunciando o final da partida.
O Santos depende de uma vitória contra o Sporting Portugal nesta terça para avançar às quartas-de-final. "Cada jogo é uma história. Apesar de eles terem perdido todos os jogos, há jogadores de muita qualidade, como Belchior e Alan, que a qualquer momento podem definir a partida", analisou Kuman, que há três anos é jogador da seleção espanhola de beach soccer.
Barcelona vence Milan e segue imbatível
Tal qual o time de futebol de campo, o Barcelona do I Mundialito de Clubes de Beach Soccer também segue conseguindo grandes resultados. O time espanhol bateu o Milan por 6 a 3 e segue na liderança do Grupo B, com nove pontos ganhos.
O resultado positivo foi todo construído no primeiro período. Logo ao 1'24'', o brasileiro Fred conseguiu uma bela bicicleta e abriu o placar para os espanhóis. Já aos 3'59'', o russo Shishin aproveitou bola espirrada na área para ampliar o placar: 2 a 0.
Sem qualquer reação do Milan, restou ao Barcelona ampliar o placar. Assim, aos 6'45'', o espanhol Nico arriscou o chute de longe e ampliou o marcador, que chegou a 4 a 0 com mais um gol de Shishin aos 9'19'', aproveitando passe do goleiro Bukhlitskiy. Tudo isso apenas no primeiro tempo.
O time italiano, completamente dominado, só conseguiu alguma coisa aos 5'53'' da segunda etapa, quando Meier diminuiu o prejuízo para 4 a 1. O mesmo Meier, aliás, fez o segundo aos 1'48'' do terceiro tempo, o que renovou as esperanças do time italiano na partida.
O banho de água fria, porém, veio logo em seguida. Shishin, aos 9'46'' da última etapa, fez seu terceiro gol e colocou o Barcelona ainda mais na frente: 5 a 2. No fim, François ainda fez o terceiro do Milan aos 10'33'', mas Shishin decretou a vitória a 27s do fim: 6 a 3.
"É um prazer jogar um clássico como este. Aprendo muito com os companheiros e tento repetir em quadra depois", comentou o brasileiro Fred, que está defendendo o Barcelona no Mundialito e marcou um belo gol de bicicleta na abertura do placar.
Sobre o gol, aliás, o camisa 11 do time espanhol foi modesto e preferiu valorizar o futebol de areia. "O esporte proporciona jogadas bonitas como esta e temos que aproveitar, né?", declarou o jogador, que ainda elogiou o equilíbrio técnico das equipes na competição.
"Sempre achei que o Brasileiro fosse o torneio mais disputado, mas este Mundialito de Clubes está sendo o mais equilibrado de todos os tempos", decretou Fred, que defendeu a equipe do Catania (ITA) na temporada passada.
Lokomotiv supera Sporting
O Lokomotiv Moscou alcançou a liderança do Grupo A e ultrapassou o Corinthians ao vencer o Sporting Portugal por 5 a 4 no começo da tarde. A partida começou favorável ao clube russo, que chegou a abrir 4 a 0, com gols de Shaykov (aos 11'03"), Gorcinski (aos 5'40") e Daniel (aos 6'41"e 9'01"). Mas a equipe do técnico Luis Bilro, mesmo sem a presença de seus principais jogadores, Madjer (contundido) e Belchior (expulso), conseguiu igualar o placar em 4 a 4, com um gol do polonês Sagan no final do segundo período e três no último terço da partida: Fernando DDI aos 1'28", Leghissa aos 2'49" e Alan aos 6'12".
Mas a esperança portuguesa durou pouco. Faltando 3'50" para o final do jogo, mais
uma vez Shaykov colocou a bola na rede e fechou o placar em 5 a 4, colocando o Lokomotiv no topo da classificação do Grupo A, com oito pontos (três vitórias - duas no tempo regular e uma na prorrogação).
Antes do confronto pelas quartas de final do torneio, na quinta-feira, o Lokomotiv joga nesta quarta contra o Corinthians, às 15h30. Já o Sporting, que não obteve nenhum ponto na competição, tenta a primeira vitória contra o Santos, às 14h15.
Crianças e jovens do Clube Escola participam do I Mundialito de Clubes de Beach Soccer
Cerca de 500 crianças que participam do projeto estão tendo clínicas com os jogadores, assistindo aos jogos e atuando como gandulas da competição, que vai até sábado na Represa de Guarapiranga.
São Paulo (SP) - Os 28 jogos que compõem o I Mundialito de Clubes de Beach Soccer, que está sendo realizado desde o último sábado, na arena montada da "Praia do Sol", na Represa de Guarapiranga, estão contando com a atuação de 16 gandulas, que praticam beach soccer (futebol de areia) no Clube Escola da Lapa.
Disputam o título inédito da competição, que vai até sábado, com entrada gratuita para o público, dez dos principais clubes do mundo: Corinthians, Santos, Flamengo, Vasco, Milan, Barcelona, Seattle Sounders, Boca Juniors, Lokomotiv Moscou e Sporting Portugal.
Fora os gandulas, que estão vivendo o dia a dia da competição internacional, outros cerca de 500 garotos, entre 8 e 16 anos, de seis Clube Escola da Sub-Prefeitura da Capela do Socorro, um da Lapa e outro da Vila Curaçá, também têm acesso ao Mundialito de Clubes. Eles estão participando diariamente de clínicas, ministradas por jogadores e técnicos dos clubes participantes na parte da manhã, e também assistem aos jogos na parte da tarde.
"Os garotos do Clube Escola que estudam à tarde participam das clínicas pela manhã. Já os que estudam de manhã e frequentam o projeto à tarde estão indo assistir aos jogos. Todos eles fazem beach soccer no Clube Escola e estão tendo uma vivência única durante esta semana aqui", observou Amauri Vasconcelos, da supervisão de Esportes da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.
A "Praia do Sol", onde está sendo realizada a primeira edição do Mundialito de Clubes de Beach Soccer, poderá abrigar uma escolinha de beach soccer do Clube Escola. O evento deixará de legado para a região a quadra construída para a competição.
O programa Clube Escola funciona desde 2007, atende 70.000 crianças, em 106 unidades esportivas espalhadas pela cidade, beneficiando quase 500 mil pessoas, porque a família vai junto. São ensinadas 43 modalidades esportivas para pessoas de todas as idades, entre elas o beach soccer.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk