Subprefeitura Capela do Socorro

Domingo, 13 de Setembro de 2009 | Horário: 15:22
Compartilhe:

Encontro de violeiros no Grajaú exalta a Cultura do interior

Realizado todos os meses, o encontro cumpre o papel de mostrar como as raízes musicais sobrevivem às mudanças sociais

Encontro de violeiros no Grajaú exalta a Cultura do interior

13/07/2009 - Capela do Socorro

Realizado todos os meses, o encontro cumpre o papel de mostrar como as raízes musicais sobrevivem às mudanças sociais

São Paulo é vista como a metrópole de todas as raças, todos os credos, todas as nacionalidades e posições sociais.

A diversidade é tão grande que é difícil não encontrar, por mais raro que seja, um elemento, por exemplo, da cultura estrangeira.

Com a música não seria diferente; pode parecer inacreditável, mas em meio a todo o corre-corre da agitada vida urbana, nossa cidade ainda abriga um pedaço da calmaria do interior.

No bairro do Grajaú, zona sul, um grupo de violeiros se reúne duas vezes por mês para tocar grandes clássicos da música caipira e mostrar composições próprias.

A exemplo do que faz na TV o apresentador Rolando Boldrin, esse grupo de músicos ajuda a preservar o que há de mais significativo para um povo: sua Cultura.

No repertório estão canções de ícones do estilo como Pena Branca & Xavantinho, Inezita Barroso, Alvarenga e Ranchinho entre tantos outros que marcaram para sempre o gênero caipira.

O encontro acontece no 3º e 4º sábados de cada mês e é aberto para que o público e novos violeiros possam participar.

Os artistas são, em sua maioria, moradores da capital, mas eventualmente aparece um violeiro das cidades do interior paulista ou de mais longe ainda.

Outros encontros do mesmo tipo já eram realizados no bairro de Interlagos desde o começo da década de 90.

Com a criação do Calçadão Cultural do Grajaú surgiu um complexo com locais para diversas atividades, entre eles a Casa de Cultura Palhaço Carequinha.

Por iniciativa da coordenação da Casa de Cultura os violeiros foram convidados para apresentações no local e, desde o início deste ano, a atração popular tem espaço garantido na programação cultural do pólo.

Cantando histórias da vida do caboclo do campo ou, até mesmo, versando sobre a vida na cidade grande; os violeiros contribuem para que a tradição popular não se perca e, além disso, para que as futuras gerações possam ver, na prática, a arte de retratar a realidade que precede a música atual.

Não perca esta oportunidade, conheça mais sobre essa importante manifestação da Cultura popular brasileira! Os próximos encontros ocorrem neste próximo sábado dia 18 às sete da noite e no dia 25 às três da tarde.

Encontro de Violeiros Quando: No 3º e 4º sábados de cada mês Onde: Casa de Cultura Palhaço Carequinha Endereço: Rua Oscar Barreto Filho, 252 – Pq. América – Grajaú Entrada gratuita

 

collections
Galeria de imagens