Subprefeitura Capela do Socorro
Represa Guarapiranga recebe gesto de carinho dos paulistanos neste final de semana. É o 6º Abraço da Guarapiranga!
Quatro milhões de pessoas que moram na capital dependem diretamente das águas da represa de Guarapiranga que fica na zona sul da cidade. A represa que é o principal manancial de São Paulo sofre há muitos anos com a pressão imobiliária e o crescimento populacional da cidade. O resultado disto foi o comprometimento ambiental da água e também das margens da Guarapiranga. Preocupados com isto, ambientalistas, ONGs, organizações sociais e Poder Público irão realizar no próximo domingo a partir das 9h00 da manhã a 6ª edição do Abraço da Guarapiranga, um evento que serve como alerta, mas que também é um gesto de carinho da população de São Paulo com a represa.
Todos os anos na semana do meio ambiente, milhares de pessoas se reúnem às margens da represa, para de mãos dadas, abraçarem a Guarapiranga. O evento também é uma oportunidade para os participantes conhecerem as ações e projetos de recuperação da represa realizados pelo poder público e visitar as exposições de entidades da sociedade civil que lutam em defesa dos mananciais de São Paulo.
O Abraço Guarapiranga é uma iniciativa da Rede de Olho nos Mananciais em parceria diversas organizações da sociedade civil e apoio do poder público. O evento acontece desde 2006 e vem se consolidando como uma importante oportunidade para a população de São Paulo conhecer melhor a realidade atual da Guarapiranga e cobrar ações efetivas para a melhoria contínua da qualidade de água da represa.
Em suas primeiras edições o Abraço da Guarapiranga montou um painel onde os diversos órgãos do Poder Público apresentaram projetos e um cronograma ações para a recuperação ambiental do manancial. À época a Prefeitura de São Paulo se comprometeu a implantar um programa de recuperação da orla da Guarapiranga com a implantação de parques municipais nos terrenos públicos e áreas verdes remanescentes em suas margens. Hoje este programa já apresenta quatro parques já prontos, três deles já em funcionamento e um quinto parque em fase final de obras, além disto a Prefeitura também iniciou um processo de desapropriação de imóveis particulares junto à represa para anexa-los aos novos parques. Uma ciclovia vem sendo implantada ao longo da Avenida Atlântica e quase 3 km de muros que encobriam a visão da represa foram derrubados e substituídos por gradis, revelando uma das mais belas paisagens de São Paulo.
Confira os pontos de encontro e a programação do Abraço Guarapiranga 2011.
Parque da Barragem - Av. Atlântica, atura do nº 1.200, esquina com Av. João de Barros.
09h30 Oficinas ambientais, Atividades culturais, Capoeira, plantio e distribuição de mudas.
10h30 Passeio Ciclístico do Abraço à Guarapiranga
12h00 Abraço simbólico à Guarapiranga
Jardim Ângela – Parque Ecológico Guarapiranga - Estrada da Riviera, 3.286
08h00 Caminhada das Paróquias da Região ao Parque Ecológico Guarapiranga
10h30 Celebração religiosa no Parque Ecológico Guarapiranga e plantio de mudas
12h00 Abraço simbólico à Guarapiranga
Solo Sagrado – Estrada do Jaceguay, 6567 - Parelheiros.
10h30 Atividades ambientais
12h00 Abraço simbólico à Guarapiranga
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk