Subprefeitura Capela do Socorro

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 17 de Novembro de 2009 | Horário: 10:59
Compartilhe:

Subprefeitura inicia a implantação de Parque Linear do Grajaú

07/03/2007 - Capela do Socorro O Grajaú receberá parque linear da Cidade de São Paulo com 8 km de extensão ao longo das margens do Córrego do Ribeirão Cocaia.

Subprefeitura inicia a implantação de Parque Linear do Grajaú

07/03/2007 - Capela do Socorro

O Grajaú receberá  parque linear da Cidade de São Paulo com 8 km de extensão ao longo das margens do Córrego do Ribeirão Cocaia.
 
A Prefeitura de São Paulo vai criar cerca de 11 parques lineares. Destes, cinco estarão prontos no primeiro semestre de 2008. Esses parques, além de representarem expansão da área verde na Cidade, contribuirão para melhorar a permeabilidade do solo, minimizando as enchentes, além de proteger os cursos d'água ainda não canalizados. Os parques vão reduzir também as áreas de risco, na medida em que evitarão a construção de habitações irregulares nas áreas de várzea dos córregos e ampliar a qualidade de vida das populações que vivem na região, ao disponibilizar equipamentos de lazer.
 
A instalação de parques lineares é um conceito que surgiu no Plano Diretor Estratégico da Cidade, criado pela Lei nº 13.430/2002. Foi concebido com o intuito de recuperar fundos de vale e cursos d'água, resgatando o papel dos fundos de vale como parte do sistema de drenagem natural e acrescentando-lhes função social.
 
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) tem recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), da ordem de R$ 38 milhões, para a implantação de cinco parques. Os outros serão formados com compensações ambientais, o que pode ampliar ainda mais a quantidade de parques lineares na cidade. Esse número pode chegar a 20. Os parques criados com os recursos do Fundurb devem ser concluídos no primeiro semestre de 2008. Os parques implantados por compensação ambiental, no entanto, dependem de destinação de recursos da Câmara de Compensação Ambiental. O projeto é apresentado ao empreendedor, que pode ou não aprovar a conversão das mudas em obras. Por causa desse processo, os parques instalados desta maneira são feitos em etapas. Já os parques que serão implantados com recursos orçamentários deverão ser iniciados simultaneamente.
 
Entre os cinco parques lineares em formação com recursos do Fundurb, dois em especial são prioridade para a SVMA por estarem localizados em áreas de mananciais: Cocaia e Caulim.

 

collections
Galeria de imagens