Subprefeitura Capela do Socorro

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2014 | Horário: 17:46
Compartilhe:

Vila Natal recebe creche para 326 crianças e amplia oferta de vagas na zona sul

Em um ano e meio, a Prefeitura construiu 26 creches e abriu mais de 25 mil vagas na rede direta e conveniada. Atualmente, as 1.671 creches existentes na cidade atendem a 222 mil alunos de 0 a 3 anos

As mães e crianças do bairro de Vila Natal, na Capela do Socorro, zona sul, ganharam um novo Centro de Educação Infantil (CEI) na Vila Natal que atende 326 crianças de 0 a 3 anos. O CEI Jardim das Macaúbas, que faz parte da rede conveniada de creches, beneficia 210 crianças no berçário e 116 nos chamados minigrupos. As aulas começaram na primeira semana de agosto.

O prefeito Fernando Haddad visitou nesta quinta-feira (21) a nova creche, que tem três pavimentos com 19 salas de aulas, refeitório, lactário e cobertura com brinquedos. Mais de 50 funcionários atuarão no equipamento, sendo 41 professores e um responsável pela enfermagem. Na visita, o prefeito conversou com pais e professores. Respondeu perguntas sobre educação, saúde, esporte e mobilidade.

“Nós fizemos um enorme esforço para desapropriar [imóveis], construir [as creches] e também conveniar para atender às mães que estão aguardando uma oportunidade. Estamos com uma meta ambiciosa”, afirmou Haddad, que também acompanhou uma apresentação de alunos do Minigrupo 1, que recitaram duas poesias de Cecília Meireles.
Em um ano e meio, a Prefeitura construiu 26 creches e abriu 25.454 vagas na rede direta e conveniada. Atualmente, as 1.671 creches da rede municipal de ensino em toda a cidade atendem a 222.495 alunos de 0 a 3 anos.
A abertura da CEI Jardim das Macaúbas ampliou a oferta de vagas em creches na zona sul. Atualmente, a região tem 487 creches que juntas atendem a 69.984 crianças de 0 a 3 anos.
"Esta é uma das áreas que mais tem procura. Principalmente porque é uma região na zona sul que já veio historicamente mal servida de equipamentos sociais. Todo o nosso trabalho é ajudar a localizar imóveis adequados e trazer professores para cá, para instalar mais creches", disse o secretário municipal de Educação, César Callegari.
O subprefeito em exercício, Antonio Dias Barroso, revelou otimismo na parceria entre o poder público e a iniciativa privada na área da educação: “essa é a décima primeira parceria que realizamos com o grupo SOBEI. Estamos prontos para a décima segunda, que provavelmente será a unidade “Relva Velha”, localizada em uma travessa da Avenida Frederico Rene de Jaegher. Essa relação do poder público com a iniciativa privada está dando bons frutos, como se tem observado, é uma parceria proveitosa que existe há anos, a subprefeitura fica muito contente”.
Segundo a Diretoria Regional de Educação de Capela do Socorro, na área em que a creche foi aberta, existem 354 crianças aguardando por uma vaga em um Centro de Educação Infantil. Ainda neste semestre, está prevista a abertura de mais uma creche conveniada, que deverá criar mais 250 vagas.
Desde agosto, os gêmeos de Karen Cristiane da Silva, 34 anos, frequentam a nova creche. A mãe conta que havia registrado o pedido pelas vagas em novembro de 2013. "Como abriu uma nova creche aqui, a fila começou a andar mais rápido e agora não tenho do que reclamar. O meu casalsinho tem um ano e já se adaptou muito bem. Não choram mais e gostam muito de ficar com as outras crianças", conta Karen.
De acordo com Plano de Obras da Prefeitura de São Paulo para a construção de 172 creches em parceria com o Ministério da Educação, a zona sul deve receber mais 18 creches das 43 que estão previstas no edital publicado em julho passado (veja mais informações abaixo).

Novas creches
O Programa de Metas da Prefeitura 2013-2016 prevê a construção de 243 CEIs em toda a cidade, sendo 172 em parceria com o Ministério da Educação. É o maior plano de expansão por vagas em creches na cidade para enfrentar a demanda herdada em janeiro de 2013 de quase 100 mil vagas.
No mês passado, a Prefeitura publicou o edital de licitação para contratar as empresas que vão construir 43 creches. O investimento previsto é de R$ 222,4 milhões e, de acordo com a Secretaria Municipal da Educação, as novas creches vão criar cerca de 12 mil vagas para crianças de 0 a 3 anos. A publicação do edital deu início ao Plano de Obras em parceria com o Ministério da Educação para a construção de 172 CEIs na cidade. O governo federal investe cerca de R$ 1,2 milhão por unidade.
 

collections
Galeria de imagens