Subprefeitura Capela do Socorro

Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2010 | Horário: 14:48
Compartilhe:

Entenda os riscos e os sintomas da dengue

A dengue é muito presente em regiões tropicais e também é conhecida como doença do quebra ossos ou febre quebra ossos.

Epidemia que geralmente ocorre no verão, a dengue é uma doença infecciosa e febril aguda, de gravidade variável, causada por um vírus transmitido através do mosquito Aedes aegypti infectado.

A doença possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito. As epidemias geralmente ocorrem durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

Prevenção

O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti (causador da dengue) é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Por exemplo: caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus e muitos outros objetos onde a água da chuva é coletada ou armazenada. Portanto, considerando essa facilidade de disseminação, o grau de dificuldade para efetivamente combater a doença é imenso – o que só é possível eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem.

Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas dos governos podem ser insuficientes para acabar com os focos da doença. Colabore e veja mais detalhes clicando aqui ou no link: http://www9.prefeitura.sp.gov.br/dengue/
 

collections
Galeria de imagens